O vilarejo de Caraíva, município de Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, é considerado o povoado mais antigo do Brasil, já que foi descoberto em 1530 durante uma expedição portuguesa. Além de ser conhecido por sua grande importância histórica e cultural, o destino é famoso pelo clima rústico e suas estonteantes belezas naturais. 

As praias são, certamente, protagonistas na viagem. Com um mar azul esverdeado, ondas calminhas e longas faixas de areia, são um convite irrecusável para o descanso! O cenário da vila se completa com casinhas coloridas, ruelas de areia e quiosques à beira-mar. 

Deu vontade de viajar? Continue lendo para saber as melhores praias, passeios, restaurantes e como chegar na charmosa vila de Caraíva.

Home - Slider 1

Como chegar em Caraíva? 

O pequeno vilarejo de Caraíva tem cerca de mil moradores e chama a atenção pela rusticidade. Os voos chegam por Porto Seguro, a 63 km do vilarejo, e o caminho mais recomendado é pela balsa até Arraial d’Ajuda, que reduz 40 km do percurso. 

Já de Arraial d’Ajuda é possível ir de van ou de ônibus – ambos têm preços semelhantes e a vantagem da van é ter mais comodidade, como ar-condicionado – ou carro particular, mas que não poderá chegar até Caraíva, já que a última etapa é pegar um barco ou canoa no Porto de Nova Caraíva, que cruza o Rio Caraíva.

O trajeto somente por terra é possível, mas demora mais e não costuma ter preços atrativos. Mas, para quem se interessar, funciona assim: empresas de turismo oferecem traslado direto do Aeroporto Internacional de Porto Seguro até o Porto de Nova Caraíva. Ou seja, não tem o trecho de balsa até Arraial d’Ajuda, mas o trecho no pequeno barco pelo Rio Caraíva é inevitável.

A comunidade é tombada como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e por isso é proibida a entrada e circulação de carros. O clima rústico continua com ruelas cobertas por areia, centenárias casinhas coloridas e uma vegetação fascinante. 

As melhores praias de Caraíva

Praia em Caraíva

O litoral baiano é maravilhoso por si só, mas o de Caraíva tem seus encantos particulares. Como, por exemplo, mudança de cor na água da praia conforme o nível da maré! A principal é a Praia de Caraíva, dona de um impressionante mar azul cercado por recifes de corais, ideal para mergulhos de snorkel e esportes à vela, como kite e windsurf. 

Outro atrativo da praia é que ela é a mais próxima do centro da comunidade e, por isso, possui diversas opções de quiosques e bares, como o Coco Brasil e o Bar da Praia. Com uma paisagem envolvente como esta, será difícil não passar o dia com os pés na areia! 

Já na Barra de Caraíva é onde acontece o encontro do Rio Caraíva com o mar, separados apenas por uma fina camada de areia fofa e coqueiros. A praia tem uma longa faixa de areia dourada, repleta de quiosques, e a água é super calma, tal qual uma lagoa. Uma excelente escolha para quem viaja com crianças pequenas. 

De lá, é possível ir nadando ou de barco até a Praia do Satu, onde os banhistas têm à disposição lagoas de água doce quentinhas. Na praia, está instalado o Satu Beach Club, que serve petiscos, drinks e refeições, além de oferecer guarda-sóis e poltronas.  

Formada por recifes, emolduradas por coqueirais e falésias e com formação de piscinas naturais na maré baixa, a Praia de Juacema também não pode faltar na visita! A orla é cheia de mistérios e diz a lenda que existe um buraco de onde saem fantasmas de indígenas que se banham na Lagoa Encantada e desaparecem em segundos.

Passeio à Praia do Espelho

Praia do Espelho, em Caraíva

Considerada uma das mais bonitas do Brasil, a Praia do Espelho não pode ficar de fora do roteiro da viagem! A 9 km do vilarejo, a praia está localizada entre a estrada que liga Trancoso à Caraíva, e o acesso pode ser feito por meio de caiaque, stand up paddle, canoa pelo mangue ou de buggy pelas faixas de areia (o mais emocionante!). 

A paisagem é marcada pelas belas falésias em tons de rosa, vermelho e bege e um mar azul claro protegido por recifes, que durante a maré baixa formam piscinas naturais. É também na maré baixa que os turistas podem entender o motivo do nome da praia, pois torna-se possível ver o reflexo das falésias na água, dando o efeito de espelho. 

Apesar da praia ser mais deserta quando comparada a outras da Bahia, a infraestrutura de quiosques é ótima. O Meu Peixinho Quiosque é um dos favoritos dos turistas segundo o TripAdvisor. O cardápio conta com petiscos, drinks e refeições no almoço. Outra opção é A’amo’a Beach Bar, também bem avaliado, que serve petiscos, drinks, almoço e jantar. 

Bares e restaurantes em Caraíva

Às margens do Rio Caraíva, as ruelas do vilarejo estão cheias de restaurantes, bares, casas de forrós e pontos de encontro que fazem sucesso entre os turistas. Um dos estabelecimentos mais famosos é o Boteco do Pará. Além da ótima localização, o local serve delícias como pastéis, peixe assado na telha, moquecas e frutos do mar.

Outro grande destaque é o restaurante Manga Rosa, um dos favoritos dos turistas segundo o TripAdvisor. O cardápio contempla pratos regionais e nacionais, com especialidade em frutos do mar, além de drinks tropicais e petiscos. Há ainda opções vegetarianas. 

À noite, os bares e casas de forrós estão sempre movimentados. O Bar da Lagoa, por exemplo, possui sua própria cerveja artesanal, a Boitatá, e uma carta de vinhos especial. Já para aqueles que preferem dançar até o dia raiar, as casas noturnas Forró do Pelé e Forró do Ouriço animam os turistas com o melhor do ritmo.

Para um jantar com toques de elegância e muito alto-astral, o Koa Pier Bar é a melhor opção em Caraíva. Com mesas ao ar livre e uma vista incrível para o mar, os visitantes saboreiam pratos nacionais, mediterrâneos, frutos do mar, drinks, petiscos e mais! 

No mesmo clima, mas agora uma opção para visitar à tarde, o BiriBiri Restaurante conquista o paladar de todos que o visitam. O carro-chefe da casa é o polvo grelhado, servido com legumes cozidos. Vale também experimentar a casquinha de siri, o peixe assado com panachê, o bobó de camarão e todos os drinks do cardápio. 

Mais dias em Caraíva? Conheça destinos próximos

Que tal combinar em uma mesma viagem vários destinos da Bahia? A algumas horas de carro, quem tem dias sobrando pode conhecer as cidades de Trancoso, Arraial d’Ajuda e Porto Seguro.

Trancoso

Trancoso, na Bahia

Outro charmoso vilarejo no sul da Bahia é Trancoso, a 88 km de Caraíva. O melhor trajeto é de balsa e depois de ônibus por 2h. A principal atração é o Quadrado de Trancoso, onde está a pequena Igreja de São João Batista, construída em 1586, e as casinhas coloridas centenárias que hoje abrigam restaurantes, bares e lojas de artesanato e roupas.

As praias também são protagonistas. Perto do Quadrado estão a Praia dos Nativos e a Praias dos Coqueiros, ambas com infraestrutura de quiosques. Ao norte, estão as praias Rio da Barra e Taípe, que são vizinhas e estão próximas de Arraial d’Ajuda. 

Confira mais detalhes no Mag sobre todos os passeios em Trancoso

Para aproveitar mais o destino, que tal hospedar-se em Trancoso? Duas opções para quem não dispensa luxo durante a viagem são o Club Med Trancoso e o Fasano Trancoso. Ambos oferecem lazer para crianças e adultos, atendimento personalizado e localização privilegiada. A primeira opção conta ainda com experiência All-Inclusive!

Arraial d’Ajuda

Arraial d’Ajuda, na Bahia

Vale a pena conhecer Arraial d’Ajuda? Muito! Para chegar, o trajeto é bem semelhante com Trancoso, o que muda é o tempo de deslocamento, que aumenta em mais ou menos 30 minutos. Durante o dia, a melhor pedida é aproveitar as praias do Parracho, do Mucugê e de Arraial

Já à noite, o agito acontece na Rua do Mucugê, conhecida como “a rua mais charmosa do Brasil”. Lá estão lojas, restaurantes e bares temáticos com shows de rock, jazz e MPB. E quem viaja em família vai adorar curtir o parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque!

Para aproveitar mais o destino, que tal hospedar-se em Arraial d’Ajuda? Quem busca estadia à beira-mar com muito lazer e comodidades pode escolher entre o Saint Tropez Praia Hotel e o Arraial d’Ajuda Eco Resort. Já para uma viagem romântica e cheia de exclusividade, aposte no Kûara Hotel

Porto Seguro

Porto Seguro, na Bahia

Porto Seguro é a porta de entrada para Caraíva, então vale a pena reservar um ou dois dias para conhecer a cidade, seja antes ou depois de ir à Caraíva. No destino, comece pelas praias! A mais famosa é a Praia de Taperapuan, onde estão famosas megabarracas, como Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares. Quem quer fugir das multidões pode optar pela Praia do Mutá

Já para aproveitar piscinas naturais, boas opções são as praias de Itacimirim e de Ponta Grande. Não vá embora sem conhecer o centro histórico, conhecido como “Cidade Alta” e  tombado como Patrimônio Histórico. A região foi encontrada pelos portugueses em 1500 e hoje concentra igrejas, monumentos, o Farol, o Mirante e lojas de artesanato. 

Confira aqui todos os passeios para aproveitar em Porto Seguro

Onde se hospedar em Porto Seguro? Para viver dias All-Inclusive, à beira ou perto da praia e com muitas opções de lazer, escolha entre o Porto Seguro Praia Hotel e o Nauticomar All-Inclusive. Já quem prefere estar no coração da cidade, o Porto Seguro Eco Bahia Hotel é o único hotel no Sítio Histórico do Descobrimento. 


Caraíva está à espera! Cadastre-se no Zarpo e confira as melhores opções de hotéis na Bahia. Aproveite e reserve o pacote completo, com as passagens aéreas.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário