Roteiro com o Melhor de Goiânia

Goiânia não é reconhecida apenas por revelar nomes do sertanejo nacional, a cidade que possui arquiteturas impressionantes está a apenas 209 km de Brasília, e recebe milhares de turistas todos os anos. Seja por seus parques, gastronomia ou pelas festas que animam a noite do município, a capital de Goiás, se comparada a outras metrópoles brasileiras, dispõe do maior número de áreas verdes em relação aos seus habitantes do país. Pelas ruas é possível encontrar inúmeras flores que colorem as praças e pontos turísticos, além de atrações culturais nas galerias de artes, feiras de artesanatos, museus e teatros. Confira o roteiro do Mag com o melhor de Goiânia!

Café da manhã em Goiânia

Restaurantes em Goiânia - Ateliê do GrãoImagem ilustrativa

Café da manhã em Goiânia

No Ateliê do Grão a tradição prevalece e é marcada pelo gosto inconfundível do café, não é à toa que o local já ganhou prêmios de reconhecimento da revista Veja Comer & Beber, sendo intitulado como o “melhor café de Goiânia”, na categoria da bebida. Os grãos selecionados exclusivos são preparados e servidos em jarras, onde o cliente pode tomar até três xícaras, além disso, o ambiente com decoração moderna e agradável oferece salgados, pão na chapa e doces que complementam o cardápio do espaço.

Rua 36, 354 – St Marista | Tel.: (62) 3226-0101 | Site

Os grãos especiais do Luiz Café Conceito agradam os visitantes de Goiânia, no ambiente com decoração rústica e aconchegante onde os clientes podem desfrutar da bebida inspirada no café mineiro e coado na hora. Instalado na região central da cidade, o espaço possui métodos de extração tradicionais de países como Estados Unidos e França, além disso, a plantação é cultivada nas fazendas de familiares dos proprietários. No local também são organizados eventos culturais e os clientes podem curtir recitais de poesias enquanto apreciam cafés, lanches, salgados ou doces caseiros.

Rua 32A, 146 – Setor Aeroporto | Tel.: (62) 3661-0043 | Site

Os parques de Goiânia

Os parque em Goiânia

Considerado o patrimônio paisagístico mais antigo de Goiânia, o parque Bosque dos Buritis dispõe de 141 mil m² envolto por árvores, lagoas naturais e artificiais, além de plantas típicas da vegetação do estado. O espaço é excelente opção para os que preferem caminhar pela natureza e aproveitar as inúmeras atrações, como pista de cooper, playground e equipamentos para ginástica. Entre as diversas curiosidades sobre a área, há o fato de que nele está o maior jato d’água da América do Sul com altura de 50 m é um dos principais atrativos do local.

Ruas 1 e 29 – Av. Assis Chateaubriand – Setor Oeste

Com área para prática de yoga, biblioteca e sede do zoológico de Goiânia, o parque  Lago das Rosas é bastante visitado por turistas e habitantes que admiram as diversas espécies de plantas e fazem piqueniques em meio às belezas naturais do ambiente. Construído na década de 40, o espaço é o mais antigo da cidade e, além disso, as construções presentes no local, como o art déco, foram tombadas como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, pelo IPHAN.

Alameda das Rosas

Parque AreiãoAdelano Lázaro/Public Domain

O ambiente tranquilo do Parque Areião é perfeito para dias de lazer com os amigos e a família, onde é possível aproveitar a pista de cooper de 2.400 m, o lago, área de ginástica, campo de futebol, parque infantil e, ainda, há espaço para conscientizar a população sobre a educação ambiental. A região que abriga vegetações da fauna nativa, dispõe de bambuzais que refrescam e fazem sombra em todo o parque, sendo assim, a vila com lugares para eventos fica mais confortável para palestras e atividades ligadas a saúde e ao meio ambiente.

Alameda Coronel Eugênio Jardim

Localizado próximo ao estádio Serra Dourada, o Parque Flamboyant dispõe de lagos, área para caminhada, ciclovia e espaço com brinquedos infantis, sendo assim, é excelente opção para o dia de lazer com a família e amigos. Com extensão de 125 mil m², o local instalado em bairro nobre de Goiânia, foi inaugurado em 2007 e possui outras atrações, como mirante com vista privilegiada para todo o parque, fonte luminosa, equipamentos de ginástica e jardim japonês para relaxar enquanto aprecia as belezas do lugar.

Construído em 1996, o Parque Vaca Brava está localizado na região turística de Goiânia rodeado por bares, restaurantes e lojas. O ambiente com vegetações típicas da fauna e flora possui pista de cooper para caminhada, lago, chafariz e área infantil que atraem os visitantes para curtir o descanso em um dos lugares mais visitados na cidade.

Entre as Avenidas T-5, T-10

Entre as inúmeras áreas de preservação ambiental em Goiânia, o Parque Beija-Flor com seu território que possui pouco mais de 35 mil m², chama a atenção de moradores e turistas do município. Seja pelo espaço para prática de esportes, como os equipamentos de ginástica e pista de cooper, ou simplesmente para os que buscam por momentos de lazer nos brinquedos infantis e, ainda, apreciar o

Entre a Avenida Venerando de Freitas Borges e a Rua J-22 – Setor Jaó

Jardim Botânico - Goiânia Judson Castro/CC-BY

A maior área verde de Goiânia, o Jardim Botânico, foi criado em 1978 no espaço de 100 hectares de reserva ambiental. Com vegetação típica do cerrado, o local é ótimo para passeios na cidade, seja para admirar as belezas naturais das árvores nativas ou o córrego Botafogo que passa pela região. Há ainda outras atrações, como animais silvestres, pista de cooper e lagos com pontes para aproveitar o ar puro.

Setor Pedro Ludovico – Região Sul

O acesso para o Parque Liberdade é livre tanto durante o dia como a noite e, por isso, está entre os lugares mais frequentados em Goiânia. Construído em 2012, com a intenção de reparar a área destruída da região e preservar a fauna e flora do local, o espaço acabou se tornando opção de lazer para as famílias. Com equipamentos de ginástica e pista de cooper, é ainda, alternativa para prática de esportes.

Avenida Venerando de Freitas – Setor Jaó.

Na região Sul de Goiânia, o Parque Cascavel foi revitalizado em 2017 e passou por transformações que o deixaram ainda mais encantador. Com extensa área verde que envolve o único lago do local, as atrações são as atividades físicas ao ar livre na pista de cooper e no espaço recreativo com brinquedos e equipamentos para as crianças.

Avenida Guarapari – Setor Jardim Atlântico

A gastronomia de Goiânia

Restaurantes em Goiânia - Viela Gastronomia Imagem ilustrativa 

A charmosa decoração do Viela Gastronomia possui detalhes nos móveis e aparelhos de jantar que valorizam as características rústicas do ambiente, por isso, apesar de ainda não ter nenhum um ano no mercado, o restaurante é o queridinho de Goiânia. Com pratos inspirados na gastronomia italiana, são oferecidos aos clientes massas artesanais preparadas na hora pelo chef do estabelecimento, filé rossini, nhoques, lasanha, risoto, polenta, matriciana e muito mais! Além disso, na área externa há ingredientes frescos da própria horta do jardim local, pomar e mesas ao ar livre para saborear sobremesas como canoli, panna cotta e tiramisú.

Rua 136 D, 91 – Setor Sul | Tel.: (62) 98442-0469 | Site

Localizado no centro de Goiânia, o Empório Danilo Perillo é o típico bistrô francês instalado na cidade. A antiga casa da década de 50 foi reformada e transformada no restaurante com espaço para degustação, antiquário e empório. O local possui estilo arquitetônico dos anos 20 e guarda objetos, peças e fotografias da época, sendo além de opção gastronômica também cultural.

Rua 21 – Centro | Tel.: (62) 3223-6330 | Site

Restaurantes em Goiânia - Benedita Gourmet e FestasImagem ilustrativa

O ambiente aconchegante e rústico do Benedita Gourmet dispõe de comidas leves e saudáveis que chamam a atenção dos turistas de Goiânia. Considerado o restaurante com cardápio mais diversificado da capital de Goiás, os clientes encontram variedades de saladas e pratos famosos no local, como o penne gratinado com queijo brie ou o cuscuz marroquino com frutos do mar. Além disso, há saborosas sobremesas, como cheesecake de frutas vermelhas.

Rua S-02, 806 – St. Bela Vista | Tel.: (62) 39247971 | Site

A maior feira da América Latina é de Goiânia

Feira Hippie - Goiânia Imagem ilustrativa

Classificado como o maior mercado ao ar livre da América Latina, a Feira Hippie é atração a parte em Goiânia. Com quase 10 mil feirantes cadastrados há exposição e venda de produtos artesanais, livros, eletrônicos, malas, roupas, brinquedos e outros, encantando os turistas e moradores. A feira acontece todos os domingos na praça da cidade, desde 1960, quando homens e mulheres adeptos do movimento homônimo se instalaram no local para mostrar seus trabalhos. Atualmente, o espaço conta ainda com rádio comunitária para anúncio de achados e perdidos, além do resultado de promoções e sorteios.

Praça do Trabalhador – Centro | Tel.: (62) 9909-3135 | Site

Feira da Lua - Goiânia Imagem ilustrativa

Excelente opção para compras em Goiânia, desde 1993 a Feira da Lua possui cerca de 1 mil barracas com 250 feirantes que atrai turistas em busca de entretenimento para os sábados a noite na cidade. Quem frequenta o espaço encontra diversos produtos, como roupas, acessórios, móveis e peças de decoração, além de comidas típicas do estado.

Praça Tamandaré, Setor Oeste.

Conhecida principalmente pela venda de produtos da terra, artesanato e comidas típicas, a Feira do Cerrado conta ainda com apresentações culturais todas as quintas-feiras, no Parque da Criança. No espaço há mais 50 feirantes que oferecem peças fabricadas por artistas de todo o estado de Goiás, afim de fortalecer a tradição e a cultura local.

Rua 72 – Jardim Goiás | Tel.: (62) 3926-2634 | Site

Cultura e história em Goiânia

O Museu Pedro Ludovico Teixeira está instalado na antiga residência do fundador de Goiânia, e mantém documentos importantes que relatam a história da cidade. Por isso, o lugar é excelente opção de passeio para os que desejam conhecer mais sobre a capital de Goiás, onde os móveis, jardim e acervo histórico com objetos pessoais, fotos, além da biblioteca particular do proprietário foram preservados desde a morte do político em 1979.

Rua Gercina Borges Teixeira – Centro | Tel.: (62) 3201-4678 | Site

Zoroastro Artiaga Adelano Lázaro/Public Domain

Construído em 1946, o Zoroastro Artiaga foi o primeiro museu de Goiânia e conta com acervo de documentos históricos, peças e objetos ligados a tradições indígenas no Brasil. O espaço é homenagem ao professor e diretor homônimo, que colecionava instrumentos relacionados a capital de Goiás. Dividido em três partes, a exposição conta com obras no térreo, salão central com amostra de paleontologia e histórias do estado, já na terceira divisão os visitantes encontram materiais feitos de argila, madeira e palha.

Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 13 – Setor Central

O Museu da Imagem e do Som de Goiás preserva recursos audiovisuais da história artística do estado. Criado em 1988, o lugar instalado no centro cultural Marietta Telle conta com acervo de mais de 40 mil discos, gravações, fitas e filmes que guardam a trajetória da televisão em Goiás. Além disso, é possível descobrir a coleção do maior evento cinematográfico sobre o meio ambiente realizado no estado, o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Para o entretenimento dos visitantes, no espaço há área com exibição de filmes e gibiteca.

Centro Cultural Marietta Telles – Praça Cívica | Tel.: (62) 3201-4643 | Site

Memorial do CerradoLindomar Guimarães/CC-BY

Nas obras de arte expostas no Memorial do Cerrado, são retratadas histórias desde a origem da Terra até a chegada dos portugueses em solo brasileiro. O museu que faz uma passagem por marcos importantes da vida humana, científica, além da natureza e social é ótima opção de passeio com a família em Goiânia. São diversas exposições na área de história natural, vila cenográfica, aldeia indígena, espaço de educação ambiental, trilhas ecológicas e quilombos, que mostram a ocupação do cerrado. Não é à toa que em 2008 o lugar foi eleito o mais bonito da cidade!

Avenida Bela Vista, 1440 – Jardim Santo Antônio | Tel.: (62) 3946-1723

A noite agitada em Goiânia

Restaurantes em Goiânia - Bolshoi PubImagem ilustrativa

Para os que desejam aproveitar a noite em uma das melhores casas de show de Goiânia, a Bolshoi Pub além de estar entre os mais tradicionais lugares para agitar a noite goiana, dispõe de divertida pista com grandes nomes da música brasileira e internacional ao fundo. Com decoração moderna e encantadora, o espaço reserva áreas exclusivas para diferentes ritmos e momentos da noite, com o palco principal, living bar, mezanino e a parte externa da casa para descanso. É possível ainda, desfrutar de petiscos e bebidas do bar e cardápio local.

Rua T-53, 1140 – Setor Bueno | Tel.: (62) 3241-0731  | Site

No El Argentino os clientes desfrutam da tradicional gastronomia dos hermanos em Goiânia, com pratos preparados à base de ingredientes famosos, como carnes nobres com cortes argentinos. O cardápio do restaurante possui variedades de comidas da culinária Argentina preparadas em currasqueiras comuns na país, como por exemplo, as parrillas. Além disso, o menu conta com cartela de vinhos exclusivos da adega do ambiente, massas artesanais e sobremesas que fazem sucesso no local, como pudim com doce de leite.

Rua 4, 394 – Setor Oeste | Tel.: 3941-4008 | Site

Restaurantes em Goiânia - Studio BarImagem ilustrativa 

Desde 2005, o Dalí Bar & Taberna encanta os turistas e moradores de Goiânia. Especialista na gastronomia mexicana e espanhola, serve tacos, nachos, burritos, além dos pratos principais que fazem sucesso, como a paella e espaguete a moda da casa. A decoração do ambiente é atração à parte, com peças e objetos trazidos das muitas viagens dos donos por diversos países, conta com máscaras, instrumentos musicais, pôsteres, quadros e esculturas. Para completar, os clientes curtem a noite ao som de músicas latinas que deixam a refeição ainda mais gostosa.

Rua C-259, 55 – Setor Nova Suíça | Tel.: (62) 3095-2112 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *