Roteiro com o Melhor de Piranhas

A cidade é referência na história do cangaço, atualmente atrai os turistas por seu conjunto arquitetônico preservado e o título de Patrimônio Histórico Nacional. Piranhas, tem um pouco mais de 20 mil habitantes entre as casinhas coloridas, construções históricas, casarões, museus e mirantes.

O município é com certeza um dos mais encantadores de Alagoas. Por isso, vale a pena visitar todos os pontos turísticos da cidade às margens do famoso Rio São Francisco, e conferir todas as dicas do roteiro com o melhor de Piranhas que a Mag preparou.

Faça um tour pelos pontos turísticos históricos de Piranhas

Piranhas Walter Antonio do Livramento/CC BY-SA 

Piranhas é perfeita para fazer um passeio por lugares históricos, preservados até hoje. Em 1859, a cidade recebeu a visita do Imperador Dom Pedro II e ainda nos dias atuais o Palácio Dom Pedro II está mantido, sendo agora a sede da Prefeitura Municipal.

Rua Antônio Rodrigues, 95

A Praça do Centro Histórico mostra que não é à toa que Piranhas recebeu o título de Patrimônio Histórico Nacional. São quase mil casarios coloridos e preservados que encantam os turistas logo na entrada da cidade. Uma estátua do Padre Cícero também está na praça do município, e junto com as construções que nos fazem lembrar do passado, formam um cenário perfeito para um tour no nordeste brasileiro.

Rua Antônio Rodrigues, 29 – 33

 Torre do RelógioMarinelson Almeida – Traveling through Brazil/Flickr CC-BY

Os prédios de construções antigas guardam as lembranças dos séculos XIX e XX, como é o caso da Torre do Relógio. Localizada em frente ao Museu do Sertão, foi construído em 1879 e funcionava como a torre da estação de trem da cidade. Era usado para marcar o horário de chegada e partida dos trens. Atualmente, os turistas podem visitar o alto da construção, onde fica o Café da Torre, um estabelecimento para aproveitar um bom café em um ambiente aconchegante. Aliás, esse é um dos lugares o qual vale a pena visitar em Piranhas. O café é magnífico, e junto com a paisagem do alto da torre, onde é possível ver toda a cidade, o ambiente fica perfeito para tomar aquele cafezinho no final da tarde.

Rua Santo Antônio, 353 – 403 | Site

O Museu do Sertão funciona na antiga estação ferroviária e possui peças, objetos, armas, roupas e vestimentas da época do cangaço, dividido em dois pequenos ambientes. No local também há murais para contar a história do movimento que preocupou o sertão nordestino na década de 30. Além de uma reprodução da famosa foto das cabeças de Lampião e seu bando, expostas como troféu nas escadarias da prefeitura de Piranhas.

Rua Santo Antônio, 354 | Tel.: (82) 3626-3013 |

Construído no final do século XIX, o Mirante Secular funcionava como um pequeno farol para orientar os barcos que atravessavam o Rio São Francisco. No local, além da pirâmide quadrangular de oito metros de altura construída para marcar a passagem do século, há também uma placa que diz “Os homens do século XIX saúdam os homens do século XX”, é um espaço bem legal para apreciar Piranhas do alto. São quase 400 degraus até chegar no topo, o turista pode escolher entre encarar a escadaria ou ir de carro pelo trajeto entre Piranhas e Canindé.

Site

Mirante da Igreja Senhor do BonfimMarinelson Almeida – Traveling through Brazil/Flickr CC-BY

Há ainda o Mirante da Igreja Senhor do Bonfim o único acesso para chegar até o alto é através da escadaria de 250 degraus. Mas, a igreja que preserva a tradição das construções antigas e a vista impressionante de toda a cidade, compensam o passeio.

No Centro de Exposição & Cultural de Artesanato guarda peças como as estátuas de São Francisco, de Lampião e de Maria Bonita. Além disso, o local possui móveis feitos com pedaços de madeira retratando os séculos passados. Para quem deseja levar um pouco de Piranhas para casa, o lugar também funciona como comércio, onde são vendidas peças de artesanato local e regional. E uma galeria com produtos de vestuário, decoração e culinária complementam o passeio.

Rua Josélia Maria de Souza Resende – Centro | Tel.: (82) 3686 – 1113 | Site

Um pouco da história nordestina em Piranhas: ao longo do  Rio São Francisco

Rota do CangaçoWalter Antonio Livramento/Flickr – Domínio Publico 

Em Piranhas é possível fazer a Rota do Cangaço, um passeio que leva o turista pela história do sertão nordestino ao longo do Rio São Francisco. A rota começa no atracadouro de Piranhas, a viagem até a primeira parada dura cerca de 45 minutos.

No Povoado de Entremontes é possível encontrar bordadeiras de redendê, uma herança artesanal que percorre gerações. Existe ainda uma associação, a Cia do Bordado de Entremontes, que foi fundada para estimular e preservar a tradição das bordadeiras. No lugar, há um pequeno museu com peças antigas de arte, e lojas para comprar os bordados produzidos na região.

Site

De volta à embarcação, a próxima parada é o ponto de partida da trilha até a Grota do Angico, o lugar em que Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros morreram. O trajeto tem 700 metros até chegar ao local exato onde os cangaceiros foram mortos, marcado com cruzes e uma placa trazendo os nomes do bando de Lampião e do único soldado morto no massacre. Após o passeio, o turista pode se refrescar na prainha do “Velho Chico” e aproveitar o restaurante na beira do rio.

A rota começa na Rodovia Altemar Dutra – Piranhas |

As delícias da culinária de Piranhas

Restaurantes em Piranhas - Restaurante Cachaçaria e Pizzaria Altemar DutraImagem ilustrativa

O Restaurante Cachaçaria e Pizzaria Altemar Dutra vai além das deliciosas comidas típicas do nordeste. Em frente ao Centro Histórico de Piranhas, o local possui atrações musicais, artísticas, forró e muito mais, para o turista se divertir com o melhor das tradições de Piranhas. As apresentações ao vivo complementam o cardápio variado e os pratos saborosos, para curtir uma noite boêmia em Alagoas.

Rua Antônio Rodrigues – Centro Histórico |  Tel.: (79) 99869-6428 | Site

Próximo às margens do Rio São Francisco está o Restaurante O Lampião, o lugar é muito procurado por sua localização privilegiada com vista impressionante para o “Velho Chico” e a culinária diferenciada que agrada à todos. O prato mais famoso é o Cari ao Queijo, um filé de peixe gratinado com banana e molho branco.

Avenida Beira Rio, S/N – Piranhas | Tel.: (82) 99611- 7728 | Site

Restaurantes em Piranhas -  Restaurante Caboclo D'águaImagem ilustrativa

Com um cardápio variado e uma vista privilegiada para a Usina Hidrelétrica de Xingó, o Restaurante Caboclo D’água é perfeito para quem gosta de tirar fotos do pôr do sol de uma vista única enquanto aprecia uma das melhores comidas de Piranhas.  Além de, ter um atendimento de primeira e um visual que se destaca dos demais da região.

Lago de Xingó – Piranhas | Tel.: (79) 99869 – 6482 | Site

O Flor de Cactus é um dos restaurantes mais famosos de Piranhas, localizado no alto do Mirante Secular, o local possui vista para o monumento histórico da cidade para o Rio São Francisco, além da vista panorâmica para todo o município. A comida é das melhores e com o visual de tirar o fôlego, o restaurante é uma excelente opção para almoços e jantares românticos.

Rua Santo Antônio, 9 – Mirante Secular | Tel.: (82) 8841 – 1532 | Site



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *