O charme rústico de vilarejo e a natureza exuberante não ficaram apenas em São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, ao lado do destino famosinho de Alagoas, tem bastante semelhança com a vila vizinha. Praias de areais claras e águas azuis esverdeadas, piscinas naturais cristalinas formadas na Costa dos Corais, fauna e flora marinha e culinária regional são uma das maravilhas que o destino preserva.
As praias apaixonantes de Porto de Pedras

Considerada uma das mais belas da região de Porto de Pedras, a Praia do Patacho, tranquila e paradisíaca, é ótima para relaxar admirando a natureza local. O verde de inúmeros coqueiros em contraste com o azul do mar são os responsáveis pelo visual encantador. Deserta e pouco frequentada por conta do difícil acesso, o local é ótimo para quem curte sossego. Durante a maré baixa, a centenas de metros areia clara a fora, chega-se às piscinas naturais, ótimas para mergulhos e observação da fauna e flora marinha.
Praia do Patacho
A enorme extensão de areia é continuação da vizinha Patacho. Apesar das belezas semelhantes, a Praia de Lages tem suas singularidades. Praticamente deserta, no local não há nenhuma infraestrutura de quiosques e barracas, no entanto, exagera na beleza natural. A mistura do verde dos coqueiros, a cor clara das areias e o azul esverdeado do mar formam um dos cenários mais encantadores de Porto de Pedras. Assim como as outras, a Praia de Lages tem águas cristalinas e piscinas naturais formadas a alguns metros mar adentro.
Praia de Lages

Destino final do Riacho Tabatinga, as águas doces do rio se misturam com as águas salgadas do mar de Porto das Pedras. Rodeada pela Mata Atlântica, a Praia de Tatuamunha divide sua vegetação com o Rio Tatuamunha, onde serve de base para o projeto de reabilitação do peixe-boi marinho. Extensa, a paisagem do local se compõe de areia perolada, águas verdes com tons esmeralda, piscinas naturais e bancos de areia, ótimos para deliciosos banhos.
Praia de Tatuamunha
Belos visuais e cenários encantadores

Das belezas da Costa dos Corais, a Praia do Toque é uma das mais surpreendentes. Apesar de não pertencer a Porto de Pedras, e sim à São Miguel dos Milagres, o local é venerado por sua beleza natural e por seu principal atrativo: as piscinas naturais. O nascer do sol é outro espetáculo que a praia oferece, quando começa a acontecer, os raios solares iluminam os recifes descobertos. Pouco antes das 7h da manhã, durante a maré baixa, é possível ir caminhando até os corais.
Praia do Toque
Fundada em 2009 pela população local que lutava pela preservação da espécie ameaçada de extinção, a Associação Peixe-Boi atualmente tem como estuário o Rio Manguaba. Além de propagar a educação ambiental nas escolas da região de Porto de Pedras, a associação fica aberta à visitação para turismo de observação do peixe-boi-marinho em seu habitat natural.
Rua Luiz Ferreira Dorta, 25 – Tatuamunha | Tel.: (82) 3298-6247 | Site
Em 1933, no morro Nossa Senhora da Piedade de Porto de Pedras, era construído o Farol de Porto de Pedras para conter o trânsito de navios e ajudar os marinheiros a entrarem no porto. Com 90 metros de altitude, o farol é aberto a visitação e oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Lá de cima é possível avistar a Praia Porto de Pedras, o Rio Manguaba, a barreira dos corais e Japaratinga.
Praia de Porto de Pedras
O sabor da culinária regional

Aberto ao público, o Restaurante Patacho pertence a uma pousada localizada na praia de mesmo nome. Em ambiente rústico e charmoso, a chef Patrícia Passos é a responsável pela cozinha, de onde saem pratos com sabor impecável. O cardápio criativo oferece delícias à base de frutos do mar.
Rota Ecológica, s/n – Praia do Patacho | Tel.: (82) 3298-1253 | Site
Com decoração rústica, trabalhada com bastante madeira, onde conchas e artesanato local fazem parte da ornamentação, o Restaurante Cokoloco é referência em Porto de Pedras no quesito bom gosto e sabor. O cardápio especializado na culinária regional oferece pratos muito bem apresentados e elaborados com ingredientes frescos.
Praia do Patacho
Consagrado pela famosa fritada de aratu (caranguejo do mangue), o Restaurante Peixada da Marinete surgiu de uma barraca de praia sem porta e sem janela. Hoje, com quase 50 anos o lugar mantém o mesmo sabor de quando começou. O carro chefe do lugar, a fritada de aratu, tem recheio farto coberto por uma generosa camada de ovos de capoeira e é decorado por rodelas de tomates e pimenta-de-cheiro.
Cel. Avelino Cunha, 310

Simples e ambientado com madeira, o Restaurante Mangute Bain tem atmosfera rústica, porém, agradável. O cardápio também é modesto, de gastronomia regional, mas qualquer prato presente reserva um sabor impecável.
Alameda Graciliano Ramos | Site
Espetinhos, caldinhos, cervejas geladas e outras boas pedidas do cardápio, servidos em ambiente agradável combinam perfeitamente com bate papo entre amigos. Na parte externa do Balai de Gato, cadeira de praias sobre o gramado tem música boa e petiscos saborosos.
Rua 9 de junho, S/N | Tel.: (89) 3298-6520