Roteiro com o Melhor de Porto de Pedras

O charme rústico de vilarejo e a natureza exuberante não ficaram apenas em São Miguel dos Milagres, Porto de Pedras, ao lado do destino famosinho de Alagoas, tem bastante semelhança com a vila vizinha. Praias de areais claras e águas azuis esverdeadas, piscinas naturais cristalinas formadas na Costa dos Corais, fauna e flora marinha e culinária regional são uma das maravilhas que o destino preserva.

As praias apaixonantes de Porto de Pedras

Praia do PatachoCícero R. C. Omena/Flickr CC-BY

Considerada uma das mais belas da região de Porto de Pedras, a Praia do Patacho, tranquila e paradisíaca, é ótima para relaxar admirando a natureza local. O verde de inúmeros coqueiros em contraste com o azul do mar são os responsáveis pelo visual encantador. Deserta e pouco frequentada por conta do difícil acesso, o local é ótimo para quem curte sossego. Durante a maré baixa, a centenas de metros areia clara a fora, chega-se às piscinas naturais, ótimas para mergulhos e observação da fauna e flora marinha.

Praia do Patacho

A enorme extensão de areia é continuação da vizinha Patacho. Apesar das belezas semelhantes, a Praia de Lages tem suas singularidades. Praticamente deserta, no local não há nenhuma infraestrutura de quiosques e barracas, no entanto, exagera na beleza natural. A mistura do verde dos coqueiros, a cor clara das areias e o azul esverdeado do mar formam um dos cenários mais encantadores de Porto de Pedras. Assim como as outras, a Praia de Lages tem águas cristalinas e piscinas naturais formadas a alguns metros mar adentro.

Praia de Lages

Praia de TatuamunhaMonica Kaneko/Flickr CC BY-SA

Destino final do Riacho Tabatinga, as águas doces do rio se misturam com as águas salgadas do mar de Porto das Pedras. Rodeada pela Mata Atlântica, a Praia de Tatuamunha divide sua vegetação com o Rio Tatuamunha, onde serve de base para o projeto de reabilitação do peixe-boi marinho. Extensa, a paisagem do local se compõe de areia perolada, águas verdes com tons esmeralda, piscinas naturais e bancos de areia, ótimos para deliciosos banhos.

Praia de Tatuamunha

Belos visuais e cenários encantadores

Praia do Toque - São Miguel dos Milagres

Das belezas da Costa dos Corais, a Praia do Toque é uma das mais surpreendentes. Apesar de não pertencer a Porto de Pedras, e sim à São Miguel dos Milagres, o local é venerado por sua beleza natural e por seu principal atrativo: as piscinas naturais. O nascer do sol é outro espetáculo que a praia oferece, quando começa a acontecer, os raios solares iluminam os recifes descobertos. Pouco antes das 7h da manhã, durante a maré baixa, é possível ir caminhando até os corais.

Praia do Toque

Fundada em 2009 pela população local que lutava pela preservação da espécie ameaçada de extinção, a Associação Peixe-Boi atualmente tem como estuário o Rio Manguaba. Além de propagar a educação ambiental nas escolas da região de Porto de Pedras, a associação fica aberta à visitação para turismo de observação do peixe-boi-marinho em seu habitat natural.

Rua Luiz Ferreira Dorta, 25 – Tatuamunha | Tel.: (82) 3298-6247 | Site

Em 1933, no morro Nossa Senhora da Piedade de Porto de Pedras, era construído o Farol de Porto de Pedras para conter o trânsito de navios e ajudar os marinheiros a entrarem no porto. Com 90 metros de altitude, o farol é aberto a visitação e oferece uma vista panorâmica de tirar o fôlego. Lá de cima é possível avistar a Praia Porto de Pedras, o Rio Manguaba, a barreira dos corais e Japaratinga.

Praia de Porto de Pedras

O sabor da culinária regional

Restaurantes em Porto de Pedras - Restaurante PatachoImagem ilustrativa

Aberto ao público, o Restaurante Patacho pertence a uma pousada localizada na praia de mesmo nome. Em ambiente rústico e charmoso, a chef Patrícia Passos é a responsável pela cozinha, de onde saem pratos com sabor impecável. O cardápio criativo oferece delícias à base de frutos do mar.

Rota Ecológica, s/n – Praia do Patacho | Tel.: (82) 3298-1253 | Site

Com decoração rústica, trabalhada com bastante madeira, onde conchas e artesanato local fazem parte da ornamentação, o Restaurante Cokoloco é referência em Porto de Pedras no quesito bom gosto e sabor. O cardápio especializado na culinária regional oferece pratos muito bem apresentados e elaborados com ingredientes frescos.

Praia do Patacho

Consagrado pela famosa fritada de aratu (caranguejo do mangue), o Restaurante Peixada da Marinete surgiu de uma barraca de praia sem porta e sem janela. Hoje, com quase 50 anos o lugar mantém o mesmo sabor de quando começou. O carro chefe do lugar, a fritada de aratu, tem recheio farto coberto por uma generosa camada de ovos de capoeira e é decorado por rodelas de tomates e pimenta-de-cheiro.

Cel. Avelino Cunha, 310

Restaurantes em Porto de Pedras - Restaurante Mangute Bain Imagem ilustrativa

Simples e ambientado com madeira, o Restaurante Mangute Bain tem atmosfera rústica, porém, agradável. O cardápio também é modesto, de gastronomia regional, mas qualquer prato presente reserva um sabor impecável.

Alameda Graciliano Ramos | Site

Espetinhos, caldinhos, cervejas geladas e outras boas pedidas do cardápio, servidos em ambiente agradável combinam perfeitamente com bate papo entre amigos. Na parte externa do Balai de Gato, cadeira de praias sobre o gramado tem música boa e petiscos saborosos.

Rua 9 de junho, S/N | Tel.: (89) 3298-6520



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *