Socorro, a cerca de 135 km de São Paulo, leva a alcunha de “Cidade Aventura” e não é por menos. A cidade situada às margens do Rio do Peixe e contornada pela vegetação da Serra da Mantiqueira abriga grutas, montanhas e cachoeiras, formando o cenário perfeito para o ecoturismo. Além das atividades de aventura, o democrático destino preserva o clima de interior e é ótimo também para passear com as crianças, fazer compras ou simplesmente relaxar, deixando sempre um gostinho de quero mais.

Animado para conhecer um lugar típico do interior paulista, onde a adrenalina e a tranquilidade estão em perfeita harmonia? Continue lendo este artigo e saiba o que tem de mais legal para fazer em Socorro.

Ecoturismo

Curta Socorro a partir das atividades de aventura!

Parque Monjolinho
O Parque Monjolinho é um dos destaques em atividades de aventura em Socorro | Soulpics Photography

A localização privilegiada entre o Rio do Peixe e a Serra da Mantiqueira é perfeita para atividades de ecoturismo. E o que não faltam são opções! O Parque Monjolinho está situado a cerca de 7 km do centro da cidade, em uma das áreas de preservação mais bonitas da região.

Parque Monjolinho - Arvorismo
A localização privilegiada entre a mata e às margens do rio permitem muitas atividades | Soulpics Photography

Totalmente dedicado ao turismo de aventura, o parque conta com atividades como arvorismo, escalada, rapel, trilha e rafting, o grande destaque do empreendimento. Ele acontece no que banha a cidade e também o parque. Além dos momentos de total adrenalina, o local oferece infraestrutura completa para um final de semana, com áreas para descanso, estacionamento, restaurante, playground e vestiário com duchas.

Kango Jango
Outro local de destaque é o parque Kango Jango e por lá o destaque é o rafting e arvorismo | Ricardo Beccari

O Kango Jango é outro parque em Socorro onde a emoção se faz presente. A 6 km do centro da cidade, o local também conta com diversas atividades de aventura, tendo como destaque o arvorismo. Ao todo são mais de 20 obstáculos, com diferentes níveis de dificuldade. Tem até arvorismo kids! O parque conta ainda com tirolesa de 270 m, rafting, rapel e cachoeirismo.

Parque dos Sonhos - Tirolesa Voadora
A atração no Parque dos Sonhos é a Tirolesa Voadora. Adrenalina pura! | Ricardo Beccari

O Parque dos Sonhos também vale a visita. Localizado dentro de um hotel fazenda, a cerca de 16 km do centro de Socorro, o local é aberto ao público e ótimo para curtir o dia. Por lá, o destaque são as tirolesas! São diversas alternativas que variam e a Tirolesa Voadora é a mais atrativa. Isso porque ela possui incríveis 1 km! Ligando São Paulo a Minas Gerais, ela diferente das tirolesas convencionais: nela você vai deitado de bruços. O parque conta também com passeio de trator, cavalgada e charrete, rapel, trilhas, caminhada e rapel.

Pedra Bela Vista - Socorro
Para atividades outdoor, a Pedra Bela Vista é o lugar perfeito! O nome faz jus ao panorama incrível proporcionado

Para aqueles que curtem aventura fora dos parques, Socorro também oferece opções. A Pedra Bela Vista é o ponto mais alto da cidade e, além do mirante que proporciona um panorama incrível, o local é ótimo para atividades de aventura, principalmente trekking. Praticado na mata nativa do parque, o trekking das grutas garante uma experiência gratificante. O percurso de nível de dificuldade médio engloba quatro pequenas grutas e é guiado por um pequeno rapel, feito com o auxílio do instrutor.

A caminhada dura cerca de 2 horas e acontece em mata fechada, sendo comum esbarrar com animais como macaco bugio, tatu e aves. É recomendado que se vista calça comprida, boné e leve água e protetor solar. O parque oferece ainda excelentes opções gastronômicas. O valor cobrado na entrada é para a manutenção das áreas comuns como banheiros, e mirante.

Socorro
Outra atividade para incluir no roteiro é o passeio de pedalinho na Gruta do Anjo | Juninho Sarpa/Flickr CC BY

Formada a partir de uma antiga pedreira de extração de minerais, a Gruta do Anjo é outra dica de passeio para fazer em Socorro. São diversas galerias para conhecer, onde as nascentes e infiltrações resultam em piscinas naturais incríveis, onde os visitantes andam de pedalinho. A temperatura da água é de aproximadamente 10°C, tornando-se um viveiro ideal de carpas. A gruta abre de terça à domingo, das 09:00 às 16:30hs. A entrada custa R$30 e crianças até 5 anos são cortesia.

Passeios tranquilos? Também tem!

Mirante do Cristo - Socorro
Socorro também oferece passeios tranquilos, como subir até o Mirante do Cristo | Soulpics Photography

Além das atividades de aventura, Socorro oferece também passeios tranquilos, ótimos para fazer com as crianças. Estrategicamente localizado em um dos pontos mais altos da cidade, o Mirante do Cristo proporciona uma incrível vista panorâmica. Assim como a Pedra da Bela Vista, dispõe de um centro de atendimento turístico que, além do serviço de informações, conta com playground e estacionamento.

Socorro
Depois do Cristo, o passeio pode se estender até o agradável Horto Florestal, ótimo para curtir o resto da tarde

Próximo ao Rio do Peixe, o Horto Municipal é ótimo para curtir um dia a tarde. O espaço ao ar livre é ótimo para caminhadas e apreciar a natureza local. Dono de um belo paisagismo, conta playground para as crianças e vários quiosques para artesanato. Por falar em compras, Socorro é referência na confecção de malhas. A 210 m do horto está o Shopping Moda de Fábrica. O local conta com uma enorme variedade de produtos, divididos em cerca de 50 lojas.

Constituída a cerca de 15 anos, a Circuito das Malhas Outlet é outro importante ponto de compras em Socorro. Localizado a cerca de 4 km do centro da cidade, o local é considerado o melhor comércio da região. Isso porque são 15 mil m² de área, cerca de 50 lojas e completa infraestrutura, com estacionamento grátis, segurança, sanitários e fraldários, restaurante, cafeteria, sorveteria e o melhor: ótimos preços! Além de tudo, a paisagem local repleta de montanhas dão um toque a mais ao local.

Ingredientes que incrementam a viagem a Socorro

Sorveteria Ademar - Socorro
No final do dia, a dica é apreciar um delicioso sorvete na centenária Sorveteria Ademar, uma lenda na cidade

A Sorveteria Ademar não pode ficar de fora do roteiro em Socorro. A mais tradicional da cidade é decorada com fotos do proprietário, o Ademar, ao lado de diversas celebridades. Repleta de sabores e com preços ótimos, serve sorvetes artesanais a mais de cem anos!

Para os amantes de cervejas, Socorro conta com duas excelentes opções de passeios. A 4 km do centro da cidade, a moderna Loja Ecobier Premium possui uma grande variedade de produtos e souvenirs como kit de facas, taças, abridores, petisqueiras e muito mais. Durante a visita, o cliente pode montar seu próprio kit de copos e degustar três tipos de chopp. A cada R$50 em compras, ganha uma degustação de 300 ml do chopp que preferir.

A 6 km do centro de Socorro, a Quinta do Malte produz uma deliciosa cerveja artesanal. Além da lojinha, os visitantes podem fazer um tour pela fábrica, com direito a degustação! Vale ressaltar que é necessário um agendamento prévio e é cobrado um valor pelo passeio.

O Centro e a Praça Matriz são opções para curtir a noite interiorana de Socorro. A praça fica iluminada e os points são os barzinhos e pontos de venda de açaí.

Onde se hospedar em Socorro

A cachoeira localizada dentro do Hotel Recanto da Cachoeira faz jus ao nome e dá o verdadeiro charme ao local

O Zarpo oferece três ótimas opções para se hospedar em Socorro. O Hotel Recanto da Cachoeira é uma das alternativas e está a 4 km do centro do destino. Como o próprio nome deduz, há uma incrível cachoeira na propriedade. E esse é o primeiro dos destaques! O hotel conta com pensão completa inclusa na tarifa, complexo aquático com piscinas externas e piscina de água mineral aquecida e coberta, quadra de tênis, campos de futebol, lago para pesca, sala de jogos e sala de estar com televisão, playground, recreação para crianças de 3 a 12 anos, minizoo e até Relax Space, com custo à parte!

No Village Montana Hotel, a natureza também se faz presente nos 121 mil m² de área

A cerca de 6 km de Socorro, o diferencial do Village Montana Hotel é a incrível área de 121 mil m² em contato com a natureza! A gama de lazer também é grandiosa e oferece entretenimento para todas as idades. São quatro piscinas ao dispor, sendo três ao ar livre, uma delas de uso infantil e uma com deck de 150 m, e uma no balneário. Fora d’água, a diversão fica por conta do playground e da recreação monitorada para crianças a partir de 4 anos.

O hotel conta ainda com fazenda, onde são criados avestruzes, bezerros e cavalos, campo de futebol, quadras poliesportivas, lago para pesca esportiva, salão de jogos e, com custo à parte, passeios a cavalo e de charrete. A pensão é completa e as refeições inclusas são servidas no restaurante especializado na culinária regional e com cardápio elaborado por nutricionista. Aos feriados, oferece música ao vivo durante o jantar. O paladar ainda é agraciado no Lounge Montana, que serve drinks e aperitivos, além de contar com um karaokê.

Para mais tranquilidade, a Pousada Pompeia a escolha certa. Por lá, o lazer e calmaria estão em perfeitas doses

A Pousada Pompeia é a prova de que Socorro, além das atividades de aventura, também não decepciona quando o assunto é tranquilidade. Localizada a cerca de 4 km do centro da cidade, a proposta da pousada é que os hóspedes simplesmente relaxem! Acolhedora e familiar, serve todos os dias um delicioso café da manhã caseiro incluso na tarifa, com vista para a área verde.

O lazer também merece destaque! Os momentos de diversão podem ser aproveitados na piscina ao ar livre de uso adulto e infantil com cascata, salão de jogos, playground e sala de televisão. A infraestrutura conta ainda com redário e, com custo à parte, serviço de quick massagem com fisioterapeuta especializada.  


Ficou animado para se aventurar na pequena cidade de Socorro? Aproveite os descontos exclusivos do Zarpo e tenha dias de pura adrenalina. Quando voltar, conte nos comentários qual atividade radical mais gostou de fazer.

Autor

Amante do ecoturismo, a natureza é sempre seu destino preferido! Viaja para recarregar as energias, conhecer pessoas, trocar experiências e voltar para casa com um pouquinho de cada lugar dentro de si.

Escreva um comentário