Viagens em família são especiais e sempre rendem momentos incríveis. Mas que tal dedicar uma viagem só para você? Viajar sozinha é algo a se considerar para as suas próximas férias.
Se a ideia ainda assusta, saiba que não precisa embarcar sozinha de vez: você também pode viajar com outras mulheres, ou seja, com irmãs, amigas, mãe e até mesmo sua filha já crescida. A experiência promete ser engrandecedora.
Viagens solo ou com outras mulheres estão profundamente relacionadas à independência e ao empoderamento feminino. Lugar de mulher é, afinal, todo lugar, inclusive viajando – ainda que seja (infelizmente) normal se preocupar, sobretudo em relação à segurança.
Mesmo assim, é possível viajar e aproveitar com segurança. Quanto mais mulheres viajam, mais outras mulheres se sentem inspiradas e encorajadas a fazer o mesmo e conquistar mundo afora.
Não precisa ser uma grande aventura cheia de novidades; pode ser uma viagem que você já está habituada e gosta de fazer, mas com uma nova perspectiva. Pronta para algumas dicas de como viajar sozinha e com outras mulheres?
O conteúdo é especial para o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, mas vai continuar aqui para sempre para inspirar novas viagens!
Companhia de viagem
A escolha da companhia de viagem é tudo! É a partir daí que começa o planejamento e as expectativas para a experiência.
Viagem solo

Cada vez mais mulheres viajam sozinhas e, mesmo assim, o assunto ainda é motivo de receio e julgamento. Ao pensar em viajar sozinha, repasse mentalmente os motivos da sua recusa instantânea. É provável que esses obstáculos não sejam tão insuperáveis assim.
Viajar acompanhada de si mesma é uma oportunidade de autoconhecimento e autocuidado. Você pode viver momentos únicos de descoberta sobre si mesma e o mundo, e depois olhar para eles com orgulho.
Além do mais, é você quem decide sobre o que fazer e o ritmo da viagem; e a imersão no destino certamente será mais completa, com mais atenção a detalhes que talvez não seriam percebidos se acompanhada.
Se no final você descobrir que não gosta de viajar sozinha, tudo bem também. Mas vale a pena tentar ao menos uma vez!
Viagem com amigas ou irmãs

Irmãs de sangue ou amigas que mais parecem irmãs. Elas são ótimas companhias para viajar. Por que não tirar do papel os planos e roteiros que sempre foram feitos em tom de futuro incerto?
Uma coisa é garantida: será uma chance de conexão única e momentos inesquecíveis. Vínculos fortalecidos, conversas profundas, manias que uma não conhecia da outra… Uma viagem dessa é uma oportunidade de serem independentes e livres para curtir como bem entenderem.
Viagem mãe e filha

Viajar entre mãe e filha, já depois de adulta, pode ser uma forma de retomar uma conexão antiga, de quando vocês viajavam juntas na infância. Se não for este o seu contexto, a viagem é uma experiência nova para viverem.
Um roteiro sem os deveres da maternidade, especialmente de filhos pequenos, que em geral demandam mais, vem com a promessa de relax e diversão sem preocupações e longe da rotina diária.
Dicas para viajar
Companhia decidida? Hora de planejar tudinho! A viagem solo ou com outras mulheres não é assim tão diferente de qualquer outra. Mas algumas dicas podem ser valiosas para deixar todas mais confortáveis e confiantes em desbravar o mundo.
Escolha o destino

Na hora de escolher um destino, certifique-se de que ele atenda às suas expectativas para a viagem.
Aqui vão algumas sugestões:
- Para relaxar, nada como uma praia paradisíaca. Que tal o litoral do Nordeste ou o Caribe?
- Para curtir sem hora de voltar para o hotel, destinos vibrantes como Florianópolis, em Santa Catarina, ou Cancun, no México são boas pedidas.
- Para sair em uma aventura em meio à natureza, o interior paulista é repleto de possibilidades. Foz do Iguaçu, Bonito e a Amazônia também são imperdíveis.
- Para aprender, cidades históricas de Minas, destinos imersos em cultura, como Salvador, na Bahia, ou destinos com diferentes idiomas, como Argentina e os Estados Unidos, para praticar o espanhol e o inglês, são boas escolhas.
Vale também pesquisar e pedir dicas para pessoas que já conheceram o lugar, principalmente em relação à segurança. E no caso de destinos internacionais, é fundamental estar à vontade com a língua local, pelo menos com as frases básicas – em especial para quem está começando a viajar sozinha e ainda tem certos receios.
Escolha a hospedagem

A escolha da hospedagem também depende de quais são seus planos para a viagem. Se é relaxar e aproveitar sem se preocupar com na-di-nha, um resort All-Inclusive é a experiência que você está em busca.
Mas se a ideia é se jogar no destino e conhecer de tudo um pouco, hotéis no estilo bed & breakfast são sinônimo de uma cama gostosa, um chuveiro quentinho e um café da manhã para começar o dia.
O mais importante é escolher uma estadia confiável (não deixe de olhar avaliações de outros hóspedes, especialmente mulheres) e reservar também em um lugar de confiança. O Zarpo é uma boa opção, viu, meninas?! 😉 Conte com a gente inclusive durante a viagem.
Antes de embarcar…
O restante do planejamento continua sem ser diferente de outras viagem: reservar tudo com antecedência, pesquisar sobre o destino e o que fazer nele, além de cuidar da documentação obrigatória, por exemplo o passaporte.
Um ponto indispensável é o dinheiro: pesquise sobre a quantia média ideal por dia para levar em espécie e maneiras seguras de levá-lo e guardá-lo. Separe uma parte para emergências. No caso de viagens internacionais, informe-se sobre a cotação média, lugares seguros para fazer câmbio e avisos de viagem necessários para cartões.

Por fim, na hora de fazer a mala, lembre-se: mais do que nunca você carregará tudo que leva. Viajar com menos coisas torna tudo mais simples.
Durante a viagem
Durante o roteiro é importante informar-se sobre os lugares que deseja visitar. Faça isso com pessoas confiáveis, por exemplo na recepção do hotel. Pergunte sobre como chegar ao local e voltar ao hotel, se é seguro, o preço médio do transporte (pensando em táxis, por exemplo) e outros detalhes.
O mesmo vale para passeios fechados com agências locais: escolha empresas confiáveis e com boas avaliações. Peça informações sobre o itinerário, horário de retorno e se a empresa é responsável por buscar e levar os turistas no hotel. Se for uma opção que pode te deixar mais confortável, opte por passeios em grupo.
No mais, dicas que se aplicam a toda viagem: andar sempre com documentos pessoais e ter números de telefone de emergência anotados.
Conheça pessoas

Viajar sozinha ou com outras mulheres é a oportunidade de fazer amizades, especialmente com mulheres viajantes – seja antes da viagem, ao entrar em grupos online e pegar dicas, ou durante. No caso das viagens solo, ir sozinha não quer dizer estar sozinha o tempo todo.
Em todo o caso, ao conhecer novas pessoas siga sua intuição e seja assertiva para cortar conversas e sair de situações que te deixem desconfortáveis.
Lembre-se de curtir

Sair da zona de conforto ao viajar sozinha ou com companhias diferentes da usual será uma nova experiência. E a verdade é que imprevistos podem acontecer, independentemente de quem está com você.
Existem cuidados básicos necessários mas, uma vez que você os toma, lembre-se de relaxar, curtir a viagem e viver histórias inesquecíveis!
Dicas de conteúdos

Para ajudar na hora de escolher o destino ideal para sua viagem ou mesmo para te inspirar a tomar essa decisão, nada melhor do que conhecer relatos (e dicas!) de mulheres que viajam sozinhas pelo mundo.
Comunicadora, autora e colunista de viagem no jornal Estadão, Amanda Noventa criou em 2022 no Youtube a série “O Mundo para Mulheres”, onde busca registrar a vida de mulheres ao redor do mundo, desmistificando estigmas e mostrando outras realidades. Até fevereiro de 2023, a série conta com episódios no Egito e no Qatar.
Atualmente, a Amanda já conheceu mais de 50 países em quatro continentes diferentes e, além do canal no Youtube, a comunicadora também produz conteúdos de viagem em seu Instagram, @amandanoventa.
Na literatura, a escritora e apresentadora Gaía Passarelli publicou em 2016 o livro “Mas você vai sozinha?”, no qual compartilha relatos pessoais de viagens que fez ao redor do mundo. Liberdade, empoderamento e coragem são os temas principais da obra.
Se está faltando inspiração, a influencer, fotógrafa, escritora e palestrante estadunidense Jessica Nabongo é responsável por um conteúdo que você vai adorar! Antes de mais nada, ela é a primeira mulher negra a conhecer todos os países do mundo. Baita inspiração, né?!
Todos os passos de sua jornada foram compartilhados em sua página do Instagram, @jessicanabongo, que hoje acumula mais de 240 mil seguidores; Jessica também é autora do livro “The Catch Me If You Can”, disponível apenas em inglês, onde relata histórias fascinantes de suas jornadas ao redor do globo.
1 Comentário
Viajo sozinha há 3 anos, mas para começar foi muito difícil. A primeira foi em Londres e me senti perdida. Depois achei muito melhor do que quando viajo com as minhas amigas, que nunca entram num acordo rs