Além de ser perfeito para curtir os dias de férias, um hotel também pode ser ótima escolha para celebrar um casamento. No universo do destination wedding, estilo de casamento realizado durante uma viagem dos noivos com os convidados, os hotéis são opção para cerimônias e festas únicas, com cenários de tirar o fôlego e completa infraestrutura e expertise em organização de eventos.

O Zarpo tem vários hotéis ideais para casamentos. O Mag preparou então um especial sobre o assunto, com dicas para a escolha do destino e o planejamento da festa. Prepare o vestido branco e o terno para viajar!

Viajar a Dois

Qual destino escolher?

Jogando o Buquê
Praia, campo, dunas ou vinhedo? No destination wedding o destino precisa combinar com o casal

Uma vez decidido que destination wedding será o tipo do seu casamento, a primeira decisão a tomar é escolher o destino. “A primeira coisa que deve ser levada em conta é o estilo do casal”, afirmam Andresa Vaz e Manu Helena, sócias na Fica, vai ter bolo! Assessoria de Eventos. Para elas, é muito importante que os escolham algo que tem a ver com eles.

“Gostam de praia? De friozinho? Acreditamos que precisa fazer sentido para os noivos, fazendo parte de seu contexto, história e sonho para esse dia. “

Andresa e Manu, assessoras de eventos

Para quem quer praia, entre os destinos mais populares estão os litorais de São Paulo e do Rio de Janeiro, especialmente para quem mora na região Sudeste. Quando o orçamento é maior, praias do Nordeste e do Caribe são as favoritas. Não à toa, esses destinos têm ótima infraestrutura hoteleira preparada para cerimônias e festas de casamento.

Casal em um vinhedo
Cerimônias à beira-mar são populares, mas serras e vinhedos são procurados para casamentos mais rústicos

Opções no interior também são muito válidas, e destinos frios e bucólicos como serras e vinhedos são cada vez mais cobiçados. “Aqui no Brasil, Campos do Jordão e Gramado estão em uma crescente procura, assim como os destinos europeus, onde se encontra toda uma arquitetura e gastronomia diferentes do que estamos acostumados”, explica Manu Helena.

As vantagens do casamento em um hotel

Despedida de solteiro
O destination wedding oferece momentos especiais não só para os noivos, mas para todos os convidados

A viagem em si é uma das principais vantagens em celebrar um casamento em um hotel. Em um final de semana, por exemplo, é possível fazer uma recepção dos convidados na sexta, o casamento no sábado e um café da manhã ou almoço de despedida no domingo. As assessoras dão a dica: “Se os convidados forem ficar mais dias, porque não organizar passeios em grupo?”.

“O destination wedding possibilita uma experiência para todos os convidados e não apenas uma festa de casamento de algumas horas”

Andresa e Manu, assessoras de eventos

O cenário da cerimônia é outra vantagem: os hotéis costumam ter espaços ao ar livre, onde o mar ou o verde da natureza se tornam parte do casamento e deixam as fotos lindas! Quem não abre mão da consagração religiosa também não encontra empecilhos, já que vários hotéis possuem capelas e igrejas para casamentos.

A praticidade é outro ponto que faz diferença. “Hoje os hotéis contam com uma estrutura toda preparada para receber eventos, sejam eles de pequeno, médio ou grande porte”, afirma Andresa. Os restaurantes de gastronomia de alto nível, a área de lazer e os diversos ambientes para o casamento em si são exemplos de comodidades para os pombinhos e seus convidados, assim como a possibilidade de hospedar-se e poder curtir a festa até altas horas sem se preocupar.

Como escolher o hotel para o casamento?

Mesas decoradas para casamento
Detalhes como a quantidade de convidados e a logística para a cerimônia são importantes na escolha do hotel

Para as sócias da Fica, vai ter bolo!, não tem dúvida: “Entenda qual a dinâmica do hotel que você está contratando e avalie o que se encaixa na sua disponibilidade e realidade”. Ou seja, informações como a capacidade de convidados para a festa e para hospedagem são de suma importância, além da logística para o grande dia. O hotel oferece um pacote fechado, com buffet e decoração já inclusa, ou apenas o aluguel do espaço?

“Procure um local diferente para que possa viver uma experiência inédita e ficar na memória de todo mundo”

Andresa e Manu, assessoras de eventos

Outro detalhe que pode fazer toda a diferença é conhecer o hotel antes. E que melhor maneira que tirar um dias de folga para viajar e explorar tudo que a hospedagem oferece? “Aproveite para conhecer alguns fornecedores ao redor, para sonhar com o layout do casamento e com as experiências que pode proporcionar aos seus convidados”, sugerem as assessoras.


Montamos uma lista com 10 hotéis incríveis para casar, inspire-se e mande para o seu amor. E, com o clima de romance no ar, aproveite também para conferir os hotéis no Zarpo para uma viagem a dois!

Autor

Fascinada por metrópoles (São Paulo <3) e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário