Em fevereiro, todo mundo sabe: tem Carnaval! O feriado é o preferido dos foliões, com muita música, dança e fantasias. A data, claro, é um dos destaques para viajar durante o mês, mas não o único. Tem festa para Iemanjá, cenários dignos de um Oscar e praias para se refrescar enquanto o verão ainda aquece os dias. As opções são variadas, especialmente para quem quer ir mais longe e desbravar outros destinos da América do Sul. 

Explore os destinos que o Mag selecionou para viajar em fevereiro!

Home - Slider 1

Odoyá! É o mês da Rainha do Mar 

Dia 2 de fevereiro é tradicionalmente dia de Iemanjá. Na mesma data, a orixá protagoniza em Salvador uma festa símbolo de resistência das raízes africanas. No bairro do Rio Vermelho, devotos da “Rainha do Mar” a homenageiam desde a madrugada, quando as primeiras filas se formam para colocar oferendas nos balaios ou barquinhos que serão entregues às ondas.

Por volta das 5h uma queima de fogos desenha o céu anunciando o início da celebração. Durante o dia, com muita oração e procissão, uma multidão de azul e branco (cores de Iemanjá) parte rumo à praia. As embarcações com as flores e presentes são dadas aos pescadores, que as levam para alto mar em cortejo ao som de atabaques. Água de cheiro, pipoca e vela também fazem parte do ritual, que acontece desde 1923. 

Outras festas acontecem na mesma data. Uma delas é a Enxaguada de Yemanjá, comandada por Carlinhos Brown. Em sua 4ª edição, o evento harmoniza samba e Axé Music com participação de Diogo Nogueira, Jorge Aragão, Timbalada, Margareth Menezes e uma atração surpresa. Para valores, endereço e horário, acesse o site de venda dos ingressos.

Interessou? O Zarpo possui ótimos hotéis na Bahia. Em Salvador, a cerca de 4 km do bairro Rio Vermelho, está o Vila Galé Salvador. Já a pouco mais de 5 km do bairro, tem o Wish Hotel da Bahia. O Fera Palace Hotel também é uma excelente opção, a 7 km.

Leia mais sobre outras 12 comemorações populares brasileiras

No Brasil, curta o Carnaval com folia ou tranquilidade 

Mulheres fantasiadas para o Carnaval
Com bloquinhos de rua, escolas de samba e fantasias, a alegria do Carnaval marca presença em fevereiro

Um dos feriados mais esperados do ano está chegando! Com desfiles, bloquinhos de rua e fantasias, os brasileiros esperam ansiosos pelo Carnaval. Artistas lançam as melhores músicas para fazer sucesso entre os foliões e ser o hit do momento, além das tradicionais marchinhas. Enquanto isso, as escolas de samba preparam sambas-enredo, fantasias e alegorias em busca do título de Campeã do Carnaval. A festa promete muito agito, seja na praia, cidade ou interior.

Aproveite a folia 

Pessoas festejando em bloquinho de rua de Frevo, em Olinda
Em sua maioria gratuitos, bloquinhos de diferentes temas e ritmos invadem as ruas e atraem milhares de foliões

Oficialmente, o feriado é no dia 25 de fevereiro, mas as comemorações começam bem antes. Em São Paulo, os blocos gratuitos vão à rua desde 15 de fevereiro, e continuam até 1 de março! São mais de 800 blocos inscritos para desfilar. As escolas de samba colorem o Sambódromo do Anhembi, na capital paulista, entre 21 e 22 de fevereiro, e o Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

No Nordeste, Salvador, na Bahia, possui seis dias de festa comandados por trios elétricos ao som de axé music e forró, com atrações divididas entre três circuitos. Em 2019, cerca de 1,5 milhões de turistas embarcam na folia. Em Recife, no Pernambuco, o frevo e o maracatu ditam o tom da celebração, e o desfile do Galo da Madrugada está no Guinness Book como o maior bloco carnavalesco do mundo. 

Veja mais opções para aproveitar o Carnaval na folia

Aproveite com tranquilidade 

Mãe e filho se divertindo na praia
Destinos mais reservados, seja no litoral ou no interior, são ótima opção para viajar com crianças pequenas

A data também é ótima para descansar! Afinal, é feriado, e nada melhor do que aproveitar o período para viajar e evitar as multidões. São várias opções de destino para quem deseja fugir do Carnaval, inclusive no litoral. Entre elas, Jericoacoara, no Ceará, e São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.

Aqueles que preferem o campo ao invés de praia encontram no interior a receita para relaxar e se conectar com a tranquilidade da natureza: São Roque, Capitólio e Petrópolis estão entre as possibilidades.

Quem viaja em família e não abre mão de uma comemoração ao menos para as crianças pode apostar no Sudeste. Veja 10 hospedagens no interior de São Paulo e Minas Gerais para viajar em fevereiro e pular o Carnaval com mais exclusividade. 

Aproveite com programação especial

Área de piscina e lago do Mavsa Resort, ideal para viajar em fevereiro
O Mavsa Resort, a cerca de 2h de São Paulo, é All-Inclusive e, em fevereiro, oferece atividades exclusivas

A cerca de 2h da capital paulista, o Mavsa Resort está entre os resorts All-Inclusive mais cobiçados do Brasil. Sua experiência gastronômica e opções de lazer se completam. Tem um restaurante, quatro bares, quatro piscinas, kids’ club, arvorismo, tirolesa, arco e flecha, minizoo e minifazenda. Quanto à programação especial, todos os fins de semana de fevereiro têm motivo para viajar, seja para curtir o pré-Carnaval retrô ou feriado de Carnaval.

Área da piscina do Iloa Resort, escolha para viajar em fevereiro
O Iloa Resort, hospedagem de destaque em Alagoas, presenteia os hóspedes com baile, música ao vivo e mais

Em Barra de São Miguel, no Litoral Sul de Alagoas, o Iloa Resort é o maior complexo de lazer e esportes do estado. Ele oferece All-Inclusive, piscinas que somam mais de 3 milhões de m³ de água, beach club, recreação monitorada e mais. Especialmente para o Carnaval, a hospedagem embala os hóspedes com shows de DJs e da banda Jóia Rara, com frevo, axé e músicas atuais. Tem ainda orquestra de frevo, baile de máscaras, bailinho de carnaval com personagens infantis e mais.

Vista da piscina do Vila Galé Rio, escolha para se hospedar em fevereiro
No bairro da Lapa, o Vila Galé Rio é sinônimo de diversão no Carnaval, com kit folião, festa na piscina, etc.

No ponto central da vida boêmia carioca, o Vila Galé Rio é uma obra de arte no bairro da Lapa. Com decoração inspirada na bossa nova, novo e antigo se alinham neste hotel construído em um palacete do século XIX. O deleite começa pelo paladar, com opção de café da manhã ou meia pensão inclusa na tarifa. Tem ainda dois bares, piscina, fitness center e sauna. Durante o Carnaval, com custo à parte, a diversão aumenta com camiseta e feijoada oficial da Mangueira, open bar e open food, festa na piscina com open bar de caipirinhas, kit folião e roda de samba na piscina.

Destinos cinematográficos dignos do Oscar para viajar em fevereiro

No dia 9 de fevereiro, os holofotes se voltam para a 92ª cerimônia do Oscar, o prêmio mais prestigiado do cinema americano e mundial. Atores, diretores, roteiristas, etc., esperam ansiosos por indicações entre as 24 categorias, e é claro, para receber a tão desejada estatueta. Em clima de comemoração, o Zarpo selecionou destinos cinematográficos para você viajar em fevereiro.

Rio de Janeiro, vencedor na categoria Pontos Turísticos 

Cristo Redentor no Rio de Janeiro, destino para viajar em fevereiro
A cidade do Rio de Janeiro possui pontos turísticos marcantes, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar

Impossível pensar na Cidade Maravilhosa e não visualizar o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo! Não é à toa que o destino atrai olhares dos cineastas. Em “Central do Brasil” a cidade foi pano de fundo para a trama protagonizada por Fernanda Montenegro, indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999 pelo papel. 

Já em “007 Contra o Foguete da Morte” outro ponto turístico protagonizou uma das cenas mais famosas do filme de ação: o bondinho do Pão de Açúcar. A cidade também encanta por suas praias, como a de Copacabana e Ipanema. 

Veja um guia de lugares diferentes para conhecer no Rio de Janeiro

Interessou? O Zarpo tem ótimas hospedagens no Rio de Janeiro. Na capital, tem o Vila Galé Rio, na Lapa, o Best Western Copacabana, em Copacabana, e no Windsor Guanabara, no centro da cidade. 

São Paulo, vencedor na categoria Cosmopolita 

Avenida Paulista, em São Paulo, cidade para conhecer em fevereiro
A Avenida Paulista, point de entretenimento em São Paulo, já foi cenário para filmes e séries internacionais

A capital de São Paulo também é cenário para filmes e até séries! Em “Ensaio sobre a Cegueira”, adaptação da obra de José Saramago, o diretor brasileiro Fernando Meirelles usou pontos da cidade para ambientar o momento em que o surto de cegueira atinge toda a população. No filme aparece o Viaduto do Chá, a Ponte Estaiada, o Elevado Presidente João Goulart (conhecido como Minhocão), a Av. Faria Lima e o bairro Higienópolis.

Em 2019, a Netflix lançou a quinta temporada da série “Black Mirror” e, para a surpresa dos paulistanos, o primeiro episódio da quinta temporada, “Striking Vipers”, tem cenas gravadas na cidade. Ao todo, foram 19 locações, entre elas o Viaduto Santa Ifigênia, a Av. São Luís, o edifício Copan e a Av. Paulista.

Mas não foi a primeira vez que a plataforma de streaming usou a metrópole como pano de fundo. A série “Sense8” teve cenas gravadas durante a Parada do Orgulho LGBT, que acontece em junho na Avenida Paulista. 

Interessou? O Zarpo possui ótimos hotéis na capital. O Radisson Blu São Paulo está entre a Av. Cidade Jardim e a Faria Lima. Já o Hilton São Paulo Morumbi fica a 8 km do aeroporto de Congonhas. Tem ainda o Nobile Downtown São Paulo, no centro, e o resort Transamerica São Paulo, na Av. das Nações Unidas.

Foz do Iguaçu, vencedor na categoria Natureza

Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, ótimo destino para viajar em fevereiro
As Cataratas do Iguaçu estão entre as paisagens mais belas no mundo, e encantam a todos no Sul do país

No Sul do país, Paraná também marca presença entre os filmes. O motivo? Foz do Iguaçu! Mais precisamente as Cataratas do Iguaçu, localizadas no Parque Nacional. Entre as paisagens mais bonitas do mundo, a indústria audiovisual explorou vários detalhes do conjunto de 275 quedas d’água.

As obras da vez são “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” e “A Missão”, clássico dos anos 80, com cenas gravadas na região. Recentemente, a maravilha natural foi inspiração para compor ainda Wakanda, país fictício da Marvel onde se passa a história de “Pantera Negra”.

Interessou? O Zarpo possui opções de hotéis em Foz do Iguaçu. A 6 km das Cataratas do Iguaçu está o Wish Golf Foz do Iguaçu. Já 8 km, fica o Vivaz Cataratas. A cerca de 12 km, encontre o Bourbon Cataratas Resort e o Mabu Thermas Grand Resort. Enquanto isso, o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention está a 16 km.

Punta del Este: curta o verão no Uruguai 

Playa Mansa, em Punta del Este, ideal para viajar em fevereiro
Em Punta del Este, banhada pelo Rio de la Plata e com águas calmas, a Playa Mansa é a preferida das famílias

O verão continua, e viajar em fevereiro também garante altas temperaturas! Para aproveitar o período de um jeito diferente, aposte em Punta del Este, no Uruguai. Por lá, o mês do Carnaval é agraciado com clima quente e preços mais reduzidos, diferente dos de janeiro. Além da proximidade, a cerca de 130 km de Montevidéu, capital do país, a cidade é repleta de atrativos. 

Seu litoral é banhado pelo mar e pelo Rio de la Plata, oferecendo praias dos mais variados estilos. A Playa Brava é de água salgada, com mar agitado perfeito para prática de surf. Além disso, é cartão-postal da cidade, graças ao Monumento aos Afogados, ou La Mano, como também é chamado. Já a Playa Mansa é à beira-rio. Por isso suas águas são calmas e atraem muitas famílias. 

Fora d’água, os pontos turísticos cativam os viajantes. A Plaza dos Ingleses, ou Plazoleta Grã-Bretanha, fica no ponto de encontro entre rio e mar, com esculturas de sereias que “observam” o fenômeno. Outro lugar famoso na região é a Casapueblo. Mesmo situado a pouco mais de 12 km, em Punta Ballena, o espaço é atribuído como cartão-postal de Punta del Este. Com arquitetura similar as construções gregas, o local abriga um museu, uma galeria de arte, loja, restaurante e hotel, e é ponto cobiçado para assistir ao pôr do sol.

O Enjoy Punta del Este, antigo Conrad, é hotel famoso no destino, e está entre as ofertas do Zarpo. Ele está em frente à Playa Mansa, e é referência quando o assunto é diversão noturna. Conhecido pelas festas, o resort abriga ainda um magnífico cassino, com 4 mil m², 75 mesas, serviço de bar 24h e espaço VIP. Não à toa que muitos turistas incluem jogos e apostas ali. Para os hóspedes há mais serviços: dois bares, quatro restaurante e café da manhã incluso na tarifa, beach club, kids’ club, SPA e mais.

Santiago: explore a capital chilena 

Vista geral de Santiago, no Chile, país para viajar em fevereiro
Cercada pela Cordilheira dos Andes e exalando modernidade e cultura, Santiago é opção para viajar em fevereiro

Outra possibilidade para viajar em fevereiro e desfrutar do verão em território vizinho, é ir para Santiago, no Chile. A paixão é à primeira vista! A natureza presenteia com a vista maravilhosa da Cordilheira dos Andes, e a capital une moderno e histórico em perfeita harmonia. 

Na Plaza de Armas, a principal, estão os edifícios históricos, como a Catedral Metropolitana e o Museu Histórico Nacional. A visitação é gratuita, e o espaço reúne peças e exposições, além de uma torre onde é possível apreciar uma vista panorâmica da praça central. Para um passeio completo pela gastronomia chilena, conheça o Mercado Central de Santiago. São diversas opções de frutas, verduras, laticínios e, carro-chefe da região, vinhos e frutos do mar. 

Bate e volta para o litoral

Playa Reñaca,em Viña del Mar
Em Viña del Mar tem praias para todos os gostos, como a Playa Reñaca, querida pelos surfistas

Para curtir o sol e viajar em fevereiro, que tal um bate e volta? Viña del Mar está a 122 km, cerca de 1h e 40 minutos de Santiago, e Valparaíso a 116 km. Ambas as cidades ficam tão próximas que é praticamente impossível perceber onde acaba uma e começa a outra. Mas suas características marcantes ajudam na hora distinguir. 

Viña del Mar conquista pelo litoral, com a Playa Caleta Abarca, Playa Reñaca, Playa Acapulco, Playa el Sol e Playa de Los Marineros, banhadas pelo Oceano Pacífico, de águas mais geladas. O Reloj de Flores é um ícone da cidade! Como o nome já indica, é um relógio feito de flores construído em 1962, em frente à Playa Caleta Abarca. Não deixe de visitar o Castelo Wulff, com um mirante de chão de vidro à beira-mar. 

Enquanto isso, em Valparaíso, o destaque são as colinas. Para observar a cidade do alto, o Paseo 21 de Mayo é a opção, com feirinha de artesanato. Para chegar até ele, basta pegar o Ascensor Artilleria, um tipo de elevador/bondinho que leva as pessoas até o topo das colinas, proporcionando vistas incríveis. Quanto às praias, conheça Las Torpederas e San Mateo. 

Interessou? Hospede-se no Hotel NH Ciudad de Santiago. A 2 km do centro histórico, o hotel dispõe de café da manhã incluso na tarifa, restaurante com pratos internacionais e latino-americanos, bar, sauna, sala de ginástica, room service e, mediante custo à parte, serviço de massagem.


Verão e feriado: essa é a receita que torna fevereiro perfeito para viajar! Cadastre-se no Zarpo e confira as melhores ofertas do site.

Hellen Cerqueira

Em busca de aventuras, suas viagens são para conhecer novas culturas e experimentar comidas típicas e bebidas artesanais. Na dúvida, as praias são sempre sua escolha preferida!

Escreva um comentário