Um novo ciclo começou, e viajar em janeiro é perfeito para recarregar as energias! Com o recesso escolar e o calor do verão, o cenário é propício para abrir os horizontes e explorar novos destinos. Mas se as férias ainda não chegaram, fique tranquilo: o mês também possui programações para finais de semana. Tem feriado em São Paulo, bastantes praias para curtir com o pé na areia, o evento religioso mais tradicional da Bahia e muito mais.

Confira no Mag as melhores dicas para começar o ano da melhor maneira.

Lavagem do Bonfim: uma das maiores festividades de Salvador

Em 16 de janeiro acontece em Salvador a Lavagem do Bonfim, um dos eventos religiosos mais importantes da Bahia! Ela faz parte da Festa ao Nosso Senhor do Bonfim, composta por celebrações católicas de 9 a 19 de janeiro. A prática acontece desde 1745, quando a imagem do Senhor do Bonfim (uma representação de Jesus Cristo crucificado) foi trazida à cidade. Em comemoração aos anos de devoção, o tema de 2020 é “Senhor do Bonfim, 275 anos de devoção, veneração e proteção”, acompanhado do lema “Ontem, hoje e sempre sob a sombra da Tua Cruz”.

Como todo ano, o evento prepara novidades, e as dessa edição começam um dia antes da lavagem, com uma procissão marítima que vai levar a imagem a Basílica da Conceição da Praia. No dia seguinte, o tradicional cortejo até a Basílica do Senhor do Bonfim conta também com a imagem de Nossa Senhora da Penha e Santa Dulce dos Pobres, soteropolitana e canonizada em 2019, a primeira mulher nascida no Brasil a se tornar santa.

A lavagem ocorre em frente, em volta e na escadaria da basílica. Enquanto baianas com vestidos rodados jogam água de cheiro aos arredores da construção e sobre as cabeças dos fiéis, cânticos africanos embalam o clima de fé e esperança. As comidas típicas também são marca registrada da celebração. A estimativa é de que aproximadamente 2 milhões de pessoas participam da festa.

Interessou? Zarpo tem hotéis a menos de 10 km da Basílica do Senhor do Bonfim. O Wish Hotel da Bahia conta com opção de meia pensão, piscina ao ar livre e recepção 24h. Já o Fera Palace Hotel tem café da manhã incluso na tarifa, lobby bar e piscina de borda infinita com vista para a Baía de Todos-os-Santos.

Comemore os 466 anos de São Paulo com o melhor da cidade

Vista aérea para os prédios do centro de São Paulo
No dia 25 de janeiro São Paulo completa 466 anos, oportunidade incrível para conhecer o melhor da cidade

Entre as cidades mais populosas do mundo, São Paulo comemora 466 anos no dia 25 do primeiro mês do ano! Os paulistanos são presenteados com feriado, e a capital não decepciona no quesito programação, ótima opção para quem não terá como viajar em janeiro.

A cidade vista de cima 

Os edifícios são um ótimo ponto de partida para admirar a cidade de cima, como o Edifício Itália, o segundo maior da cidade. O mirante fica no último andar, onde está o restaurante Terraço Itália. Com apenas R$ 30, é possível observar Sampa com uma vista de 360º e ainda saborear um drink cortesia.

Tem ainda o Farol Santander, antigo Edifício Altino Arantes, inspirado no Empire State Building, de Nova York. Além do mirante no 26º, a construção é recheada de atrações, como as exposições temporárias. Em janeiro, os visitantes encontram a “Tarsila para crianças” e “Contemporâneo, sempre.”. O prédio tem ainda bar, espaço para aulas de culinária e café.

Museus

Avenida Paulista e lateral do MASP
O MASP, museu com o acervo mais valioso da América Latina, é um dos símbolos da famosa Avenida Paulista

Com um dos acervos mais valiosos da América Latina, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o MASP, é cartão-postal da cidade. Para quem passeia pela Av. Paulista, a construção é amor à primeira vista. São quatro andares de exposição, e em janeiro veja Leonor Antunes: “Vazios, intervalos e juntas” e Anna Bella Geiger: “Brasil Nativo / Brasil Alienígena”. O acervo do MASP conta com cerca de 10 mil peças de grandes nomes da arte africana, européia, asiática e das Américas. Entre eles, Van Gogh, Monet, Picasso, Anita Malfatti e Candido Portinari.

A Pinacoteca do Estado é o museu de arte mais antigo da cidade, e possui mais de 9 mil obras focadas na produção brasileira do século 19 até a contemporânea. O espaço tem ainda atividades, workshops, palestras, cursos, eventos educativos e muito mais. Em janeiro, são diversas exposições, como a de Marcia Pastore: “Contracorpo” e a de Adrià Julià: “Nem mesmo os mortos sobreviverão”.

Enquanto isso, o Museu Afro Brasil está localizado no Parque do Ibirapuera, nossa próxima parada. Com 11 mil m², o museu preserva mais de 6 mil obras, compostas por fotografias, pinturas, esculturas, gravuras e peças etnológicas. Abordando temas como escravidão, trabalho e religião, o foco central é exibir a história e influências da cultura africana no desenvolvimento da sociedade brasileira. 

Mais pontos turísticos 

Vista do lago do Parque do Ibirapuera
Com 158 hectares de área verde, o Parque do Ibirapuera é um refúgio para a vida agitada dos paulistanos

Quem disse que não tem natureza em São Paulo? Com entrada gratuita, Parque do Ibirapuera atrai aproximadamente 15 milhões de visitante por ano! São 158 hectares de área verde, com mais de 500 espécies de plantas, onde paulistanos se reúnem para fazer piqueniques, andar de bicicleta, passear com cachorros ou apenas aproveitar um pouco de ar puro.

Democrática igual ao parque, mas sem tanta área verde, a Avenida Paulista é símbolo de entretenimento. Durante a semana, a avenida marca o lado empresarial da cidade. Aos domingos, os carros são substituídos por cidadãos e turistas, que invadem a rua e aproveitam os bares e restaurantes ao redor. E não acaba por aí! Artistas de rua fazem a alegria de adultos e crianças, com música ao vivo, shows de mágica e de palhaço, desenhos e muito mais. 

A culinária marca presença entre os pontos turísticos, com o Mercado Municipal de São Paulo, ou Mercadão, como é popularmente chamado. A praça de alimentação é vasta, com pratos nordestinos, japoneses, e o tradicional sanduíche de mortadela. Cachaçarias, hamburguerias e pastelarias também ocupam o espaço. O ícone do mercado são as diversas barracas de frutas, hortaliças, cereais e embutidos.

Ano Novo Chinês, no bairro da Liberdade

Dança do Dragão no Ano Novo Chinês do bairro da Liberdade, em São Paulo
Em 2020, o Ano Novo Chinês é no dia 25 de janeiro, e o bairro da Liberdade organiza uma programação especial

Baseado no calendário lunar, o ano novo na China tem uma data diferente da maioria das nações. Em 2020, a virada acontece no dia 25 de janeiro, e dará início ao ano do rato. No bairro da Liberdade, marco da imigração asiática, a comemoração também ganha forma. Para quem se interessa pela cultura, aproveite o aniversário da cidade e mergulhe nos costumes, festas e gastronomia, com apresentações musicais, barraquinhas de comida e artesanato, danças do Dragão e do Leão, artes marciais, acupuntura, caligrafia e mais. 

Interessou? O Zarpo tem ótimos hotéis em São Paulo. O Radisson Blu São Paulo está a 3 km do Parque do Ibirapuera. Já o Nobile Downtown São Paulo fica a 3 km da Avenida Paulista. Tem ainda o Hilton São Paulo Morumbi e o Transamerica São Paulo.

Colheita e Pisa da uva em São Roque

Para os amantes de vinho, São Roque, no interior de São Paulo, é perfeita para viajar em janeiro. É partir da segunda quinzena mês, até o início de fevereiro, que acontece a vindima, nome dado ao período de colheita das uvas. Várias vinícolas realizam eventos especiais durante o período, entre elas a Vinícola Góes.

Na Vindima Góes, adultos e crianças desfrutam de uma programação especial. A atração principal e mais tradicional é a colheita e pisa das uvas, mas tem ainda passeio de trenzinho, tour pelo interior da vinícola e almoço típico português harmonizado com vinhos e sucos. A música ao vivo marca presença, e as degustações também.

Interessou? Hospede-se no Hotel Villa Rossa. Localizado a cerca de 17 km da Vinícola Góes, o hotel cinco estrelas possui pensão completa inclusa na tarifa, três piscinas, campo de futebol, quadras esportivas, recreação, lago e muito mais.

Aproveite o verão nas melhores praias do Sudeste

Viajar em janeiro é sinônimo de muito sol, graças ao verão. E para aproveitar o calor do melhor jeito, nada como uns dias com o pé na areia! O Sudeste possui um litoral repleto de belezas paradisíacas, perfeitas para curtir em vários dias ou para fins de semana.

São Paulo

Vista geral da Praia Barra do Una, em São Sebastião, ótimo destino para viajar em janeiro
No Litoral Norte de São Paulo, em São Sebastião é possível relaxar à beira-mar e à beira-rio na Praia Barra do Una

De Norte a Sul, o litoral de São Paulo é cheio de possibilidades para viajar em janeiro! Começando pelo Litoral Norte, em São Sebastião as praias Barra do Una, de Paúba e Maresias se destacam. Em Ilhabela, Bonete, Ponta da Azeda e Siriúba estão entre as mais bonitas. Já as famosas Cocanha, Tabatinga e Brava estão em Caraguatatuba, e Almada, do Félix e do Cedro estão em Ubatuba. Ao Sul, não deixe de visitar o Guarujá, com as praias da Enseada, a mais movimentada da cidade, e de Pernambuco.

Interessou? O Zarpo tem ótimas hospedagens no litoral paulista. Em São Sebastião tem o Hotel Canoa, a Vila Atlântica Inn e o Ciribaí Praia Hotel. Para conhecer Caraguatatuba ou Ubatuba, escolha a Pousada Port Louis. Já em Ilhabela, tem a Pousada Casa de Pedra e a Ilhabela Pousada Boutique. No Guarujá, hospede-se no Transamerica Prime Guarujá ou no Sofitel Guarujá Jequitimar

Rio de Janeiro

Vista para praia e casas em Angra dos Reis, destino para viajar em janeiro
Além da natureza exuberante que cerca praias e casas, Angra dos Reis cativa a todos com ilhas paradisíacas

Rio de Janeiro já é famoso quando o assunto é litoral. Na Cidade Maravilhosa, capital do estado, além dos principais pontos turísticos do Brasil, as praias de Copacabana e Ipanema têm lugar cativo no coração dos turistas. Quando o assunto é viajar em janeiro, em Búzios, as praias da Azeda, Azedinha, do Forno e da Ferradura são indispensáveis. Já mais próximo a São Paulo, a cerca de 4h de carro, Paraty cativa pelo charme colonial do centro. Com mais 1h de viagem, o turista chega a Angra dos Reis, onde as ilhas e os passeios de barco são os preferidos.

Interessou? O Zarpo tem ótimos hotéis no Rio de Janeiro. Na capital, são muitas possibilidades. Em Búzios, fique no Hotel Aretê, no Serena Boutique Resort, no Ferradura Resort Búzios ou na Pousada Villa Rasa. Em Angra dos Reis hospede-se no Hotel do Bosque Eco Resort ou no Vila Galé Eco Resort de Angra e, em Paraty, no Refúgio Tropical Pousada.

Espírito Santo

Vista para prédios e a Praia do Camburi, em Vitória, opção para viajar em janeiro
A Praia de Camburi, em Vitória, e a Praia da Costa, em Vila Velha são as mais populares do litoral do estado

As belezas do Espírito Santo também se destacam no Sudeste, e são perfeitas para quem deseja viajar em janeiro! Em Vitória, capital do estado, a Ilha do Boi possui águas tranquilas ótimas para banho, enquanto a Praia de Camburi é uma das favoritas do destino. Em Vila Velha, cidade mais antiga, a Praia da Costa é uma das mais conhecidas, com trechos tranquilos para famílias e agitados para os esportistas. A Praia de Itapoã é uma extensão tranquila da praia anterior, e ambas possuem ótima infraestrutura para atender aos visitantes.

Interessou? O Zarpo possui excelentes hospedagens no Espírito Santo. Na capital, Vitória, o Hotel Senac Ilha do Boi está a 200 m da Praia Grande, o Bourbon Vitória Hotel fica à beira da Praia de Camburi, e o Comfort Suítes Vitória está a 350 m da Praia do Canto. Em Vila Velha, o Quality Suites Vila Velha está em frente à Praia da Costa.

Litoral de Santa Catarina: curta o Sul à beira-mar

Praia do Estaleirinho, em Balneário Camboriú, destino para viajar em janeiro
Em Balneário Camboriú, a Praia do Estaleirinho possui ondas levemente agitadas e é perfeita para relaxar

Já faz tempo que o Sul deixou de ser uma região apenas para o inverno e ganhou espaço na lista de lugares para curtir no verão e viajar em janeiro. O destaque da vez é Santa Catarina, um paraíso de águas cristalinas. A fama começa pela capital Florianópolis. Partindo da Praia do Campeche, conheça a Ilha do Campeche, chamada por muitos de “Caribe Catarinense”. A Praia Lagoinha do Leste tem um ar de exclusividade, e a Praia Mole conquista os surfistas. O agito marca presença nas praias do Jurerê, Daniela e Brava.

O deleite se estende a outras cidades. Em Balneário Camboriú, destino famoso no Litoral Norte catarinense, a badalação e o sossego se aliam. E isso se traduz em praias como a do Estaleiro, uma das principais da cidade, do Estaleirinho e das Laranjeiras, de mar esverdeado e com poucas ondas, e Taquaras, com areias grossas e cercada por natureza.

Garopaba também é excelente para viajar em janeiro! Com a Praia da Ferrugem, agitada em uma ponta e tranquila na outra, e a Praia do Silveira, de águas cristalinas, é impossível não aproveitar. Enquanto isso, Itajaí encanta com as praias Brava, uma das mais movimentadas do estado, do Morcego, isolada e ótima para relaxar, e dos Amores, no limite com Balneário Camboriú.

Interessou? O Zarpo oferece hotéis em Santa Catarina. Em Florianópolis, hospede-se no All-Inclusive Costão do Santinho Resort. Já em Balneário Camboriú, tem o Infinity Blue Resort, Reserva Praia Hotel e O Costão do Sol. Em Garopaba tem o Silveira Ecovillage, e em Itajaí o Hilton Garden Inn Itajaí é a escolha.

Para fugir do calor, embarque para o inverno de Nova York

Vista para paisagem de Nova York repleta de neve
Em janeiro, a neve toma conta de Nova York, e o cenário se torna ideal para atividades como patinação no gelo

No Brasil, o calor protagoniza os dias, e em Nova York o inverno proporciona paisagens inesquecíveis. Para quem deseja fugir das altas temperaturas e realizar o sonho de brincar na neve, viajar em janeiro para o destino é a melhor época. Durante o primeiro mês do ano as nevascas são mais comuns, e dão um toque cinematográfico para os cenários da Big Apple.

Durante o período aproveite para patinar no gelo (vários rinques de patinação são montados na cidade, alguns deles você pode reconhecer dos filmes!), assistir musicais da Broadway, visitar alguns dos museus mais famosos da cidade e acompanhar jogos da temporada de hockey no gelo da NHL e de basquete da NBA no Madison Square Garden.

Veja um guia completo de como curtir New York no inverno


O ano começou com alto-astral e janeiro promete momentos inesquecíveis! Conheça os hotéis do Zarpo e divirta-se na praia, no interior e até mesmo no exterior.

Hellen Cerqueira

Em busca de aventuras, suas viagens são para conhecer novas culturas e experimentar comidas típicas e bebidas artesanais. Na dúvida, as praias são sempre sua escolha preferida!

Escreva um comentário