Curta um Verão Perfeito em Meio às Belezas de Caraíva

Curta um Verão Perfeito em Meio às Belezas de Caraíva

Considerado o povoado mais antigo do Brasil, o pequeno vilarejo de Caraíva, no litoral sul da Bahia, foi descoberto em 1530 e é visto como um paraíso natural protegido. Repleto de cenários rústicos, a charmosa vila chama a atenção por suas casinhas coloridas, ruelas de areia e restaurantes à beira-mar que oferecem o melhor da culinária nordestina. E é durante o verão que o destino costuma receber turistas de todos os lugares do mundo em busca de descanso nas suas belas praias e de agito com os festivais e as festas promovidas pela comunidade local. Saiba mais sobre um dos cantos mais charmosos do Nordeste!

A fascinante vila de Caraíva

Caraíva - Bahia

Situado em Porto Seguro, no litoral sul da Bahia, o  pequeno vilarejo de Caraíva tem cerca de mil moradores e chama a atenção pela rusticidade. A quase 30 km de Trancoso, para chegar até o destino é preciso fazer uma travessia de canoa que parte de Nova Caraíva e atravessa o rio homônimo em direção a vila. Chegando lá, é impossível não se deslumbrar com suas belezas naturais, charme e privacidade.

Caraíva - BahiaMonica Kaneko/Flickr CC BY-SA

Na comunidade litorânea tombada como Patrimônio Histórico é proibida a passagem de carros. Suas ruelas são cobertas por areia, casas coloridas e árvores, além dos mangues e pequenas lagoas que complementam o visual.

É durante o verão, época em que as temperaturas atingem de 25ºC até 40ºC, que a vila à beira-mar costuma ficar lotada de turistas em busca de descanso e contato com a natureza, além, é claro, de curtir as belas praias e banhos no rio com um belo pôr de sol ao fundo.

Diversão à beira-mar

Praia de Caraíva - Bahia

Ideal para se refrescar do clima quente do verão, as praias do vilarejo chamam a atenção por suas águas que mudam de cor conforme o nível da maré. Para começar, a principal é a Praia de Caraíva, que com areia fofa e mar de azul impressionante está cercada por recifes de corais e é perfeita para prática de mergulhos e esportes à vela. Além disso, conta com barracas de equipamentos para kitesurf. Ela é a mais próxima do centro da comunidade e, por isso, possui diversas opções de quiosques e bares, como o Coco Brasil e o Bar da Praia.

Barraca do Seu Satu - Caraíva

Na Barra é onde acontece o encontro do Rio Caraíva com o mar, separados apenas por uma fina camada de areia fofa e coqueiros. As barracas com espreguiçadeiras e guarda-sóis também fazem parte do cenário e a partir do local é possível ir nadando ou de barco até a Praia do Satu, onde há lagoas de água doce ideais para desfrutar do verão baiano. É por lá que está instalada a famosa barraca Seu Satu, que serve delícias preparadas a base de frutos do mar e drinks para acompanhar.

Há ainda a Praia de Juacema, onde os visitantes podem aproveitar piscinas naturais formadas por recifes e ainda se deslumbrar com as paisagens emolduradas por coqueirais e falésias. A orla é cheia de mistérios e diz a lenda que existe um buraco de onde saem fantasmas de índios e índias que se banham na Lagoa Encantada.

Praia do Espelho - CaraívaGabriel Castaldini/CC BY-SA 

Os turistas também podem embarcar até a Praia do Espelho, uma das mais bonitas do Brasil. O acesso até ela pode ser feito por meio de passeios de caiaque, stand up paddle ou de canoa pelo mangue e buggy pelas longas faixas de areia. Falando em passeios pela região, na vila há barqueiros que levam os turistas para conhecer lugares como a Tribo Pataxó em Barra Velha, o Parque Nacional do Monte Pascoal, Corumbau  e Trancoso.

Curta o melhor de Caraíva

Restaurantes em Caraíva - BahiaImagem ilustrativa

Às margens do Rio Caraíva, as ruelas do vilarejo estão cheias de restaurantes, bares, forrós e pontos de encontro que fazem sucesso entre os turistas, principalmente no Réveillon, quando as temperaturas sobem e a comunidade é perfeita para aproveitar o verão do nordeste brasileiro.

Entre os estabelecimentos, um dos mais famosos é o Boteco do Pará. Com localização privilegiada, o boteco que é tradição em Caraíva serve delícias como pastéis, peixe assado na telha, moquecas, frutos do mar e outros. O restaurante Manga Rosa complementa os pratos e conta com menu repleto de sabores típicos do nordeste, como camarão grelhado, arroz com polvo e, frutas e drinks tropicais.

Restaurantes em Caraíva - BahiaImagem ilustrativa

Já na hora de curtir a noite, os bares e casas de forrós estão sempre movimentados. O Bar da Lagoa, por exemplo, possui sua própria cerveja artesanal, a Boitatá, e ainda uma cartela de vinhos especial, com rótulos nacionais e internacionais. Para jantares tranquilos com mesa ao ar livre e música ao vivo, o Bar do Porto e o Beco da Lua são paradas obrigatórias.

Agora, para aqueles que preferem dançar até o dia raiar, as casas noturnas Forró do Pelé e Forró do Ouriço animam os turistas com o melhor do ritmo.

Programação especial do verão em Caraíva

Programação de Verão em CaraívaImagem ilustrativa

Depois de conhecer um pouco mais sobre Caraíva, já deu para perceber que o destino é perfeito para aquela viagem de verão, não é? A estação tem até direito a programação especial.

Neste ano, por exemplo, o Bar da Praia está preparando a primeira edição do Festival de Verão Caraíva, que acontece entre os dias 27 de dezembro e 13 de janeiro de 2019. A programação inclui apresentação cultural, campeonatos esportivos, teatro de rua e interferências artísticas. O grande destaque fica por conta do show do rapper Criolo na noite da virada de ano. Entre outras atrações, também estão confirmadas as apresentações de Poesia Acústica, 3030, dos Djs Zeh Pretim, Barja e Woo2Tech. Para completar, o evento tem sessões especiais de incentivo a conscientização para preservação de Caraíva, com palestras, oficinas e debates.

Réveillon AWÊ CaraívaImagem ilustrativa

Quem visita o vilarejo também pode aproveitar as comemorações do Bar da Lagoa e curtir shows de Djs nacionais. Já na beira da Praia de Caraíva, é possível desfrutar do tradicional Réveillon AWÊ, com Open Bar e Open Food para celebrar a virada de ano e shows de Mart’nália, Dj Rodrigo Bento e Dre Guazzelli.

Para completar, na Pousada Coco Brasil acontece o Réveillon doSonhos Caraíva, com cinco festas que ocorrem entre os dias 26 de dezembro e 03 de janeiro, com shows da banda Natiruts, sarau com Eva e Elba Ramalho e sistema open bar.

Saiba mais sobre Caraíva



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *