Muitos falam da capital do Amazonas, mas poucos a conhecem de fato e sabem da quantidade de pontos turísticos e passeios em Manaus voltados ao ecoturismo e também das construções históricas incríveis para visitar. A cidade além de histórica e portuária, é o principal centro financeiro, corporativo e econômico da Região Norte do Brasil e ainda oferece uma ampla rede hoteleira, assim como diversos restaurantes.
Viaje com as tarifas promocionais do Zarpo
Visite as belezas arquitetônicas de Manaus
Um dos principais pontos turísticos e uma das ótimas opções de passeios em Manaus, sem dúvidas, é o Teatro Amazonas, que também é um dos principais cartões postais da cidade, não só por sua beleza arquitetônica, mas também por seu valor histórico já que, é uma prova viva da prosperidade do ciclo áureo da borracha. O lugar possui uma estrutura eclética, e cada detalhe – interno e externo – são únicos e encantadores, ainda mais em sua cúpula.
Outra construção bastante importante na capital amazônica, é o conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, ou seja, a Alfandega. Tamanha importância se dá por seu valor histórico e cultural visto que, foi um dos primeiros edifícios construídos no Brasil. Assim como o Teatro, a Alfandega também possui um estilo eclético em sua estrutura, onde há a presença de elementos medievais e renascentistas responsáveis por dar o charme único à construção e manter o belo visual.
Além de históricos, também são espaços culturais
Entre os passeios em Manaus, também não podem deixar de ser visitado o Centro Cultural Palácio Rio Negro, que antes de se tornar o que é hoje, na verdade, foi construído para ser moradia de um alemão comerciante de borracha e agora reúne exposições de artes, shows, peças teatrais e etc. O Centro de Artes Chaminé também segue a mesma linha e ambos valem a pena ver de perto. Assim como a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, com sua atual edificação de estilo grego e a primeira grande obra arquitetônica de Manaus.
O Encontro das Águas, um dos mais famosos passeios em Manaus
Tem também passeios em Manaus que exploram a natureza local e o que ela tem de mais interessante. Um exemplo disso é o Encontro das Águas, que resulta na fantástica junção das águas escuras do Rio Negro com as barrentas do Rio Amazonas, também conhecido como Rio Solimões. É surpreendente ver de perto os dois rios correndo lado a lado, sem se misturarem. O fenômeno acontece devido a diferença das temperaturas, densidades e correntezas das águas de ambos os rios.
Um dos maiores arquipélagos de água doce do planeta
Também de forma marítima sobre as águas, há um passeio em Manaus que é bastante interessante, é o Arquipélago de Anavilhanas. A visita pode ser feita de carro ou embarcação e o local é simplesmente incrível, parece um labirinto de canais que cortam o rios. Ainda é possível admirar as belezas da imponente Mata Amazônica e os rios da região.
Preparem-se, pois quem faz esse tipo de passeio é bom aguardar para ver os mais diversos animais, peixes, aves e até jacaré. Quem sabe até uma onça pintada? É para ver ao vivo o que tanto ouvimos falar sobre a Floresta Amazônica.
Enriqueça-se culturalmente conhecendo tribos indígenas
Não para por ai! Diversos passeios em Manaus – em junção a outros – acabam envolvendo paradas em tribos indígenas, onde é possível ver e conhecer de perto a cultura que originou muitos hábitos pertencentes à nossa. Grande parte desses grupos que os turistas visitam fazem um programa totalmente voltado aos turistas e para arrecadação de dinheiro para as tribos, portanto, apesar da vida primitiva dos índios, ela é um pouco adaptada à nossa.
Entre contato com a fauna e flora local e símbolo do Brasil
Famoso por suas lendas que ganham vida Brasil afora e fazem com que ele seja um dos mistérios mais interessantes, o Boto Cor-de-Rosa também é uma das peculiaridades do estado do Amazonas, e para isso há um passeio em Manaus, ou em Novo Airão, onde é possível ver, nadar e alimentá-los. Essa forma de interação com esses animais é incrível de se fazer, ainda mais com as crianças.
O Bosque da Ciência e o Jardim Botânico Adolfo Ducke são duas ótimas opções de passeios em Manaus, justamente por propor aos visitantes momentos de lazer e de interação com diversas espécies de animais e vegetação da floresta Amazônica. No Bosque da Ciência os visitantes podem fazer caminhada nas trilhas educativas, conhecer o projeto Peixe Boi e muitas outras coisas. O Jardim Botânico não é muito diferente, passeio por trilhas com guias, educação ambiental, exposições e etc, fazem parte desse ponto turístico.
Em meio a tanto calor, há uma praia fluvial chamada de Ponta Negra
Mesmo a 13 km de Manaus, a Praia de Pontal Negra é também um dos principais pontos turísticos da cidade. Na verdade, é uma boa opção de lazer para os habitantes da capital do Amazonas e também para quem visita a cidade. A praia fluvial às margens do rio Negro é composta por areias finas e água morna – apesar de escura – e ainda dispõe de restaurantes com comidas típicas e calçadões de ladrilhos hidráulicos, tornando ela um complexo turístico moderno e completo.