O verão brasileiro é a estação mais esperada do ano! Com a temperatura lá em cima e o clima de férias, qual jeito melhor de curtir senão com os pés na areia? Fuja dos roteiros convencionais e explore os destinos mais charmosos e mais cobiçados do Brasil. De quebra, as fotos para o Instagram em cenários sem igual estão mais que garantidas.

De Pernambuco a Santa Catarina, viaje conosco pelos destinos nacionais do momento e eleja seu favorito para a próxima viagem!

Alter do Chão: curta o verão junto à beleza amazônica 

Vista geral para a Ilha do Amor, em Alter do Chão, destino em alta para curtir o verão
Cartão-postal de Alter do Chão, a lha do Amor é um dos destinos em alta para desfrutar durante o verão

No Pará, Alter do Chão é querida por brasileiros e gringos. O jornal inglês The Guardian listou a vila como um dos 10 destinos com as praias mais bonitas do Brasil, e o mais bonito do mundo com praias de água doce. Banhadas pelo Rio Tapajós, um dos afluentes do Rio Amazonas, elas, é claro, fazem jus ao título! Não à toa que a região está no radar dos destinos da moda para aproveitar o verão.

A Ilha do Amor é o cartão-postal local. Banhada pela imensidão do rio e também pelo Lago Verde, é difícil acreditar que nada daquilo não seja mar. Já a Ponta de Pedras é escolha para um passeio mais tranquilo e semideserto. Ao entardecer, a Ponta do Cururu, acessível por barco ou a pé a partir da Ilha do Amor, é dona do pôr do sol mais bonito de Alter do Chão. O espetáculo não é só para os visitantes, afinal, próximo à beira é possível observar botos!

Vista aérea da Ilha do Amor, em Alter do Chão
À beira do Rio Tapajós e do Lago Verde, a Ilha do Amor traduz a beleza das praias de água doce do destino

No roteiro, não esqueça de deixar um espaço para conhecer a Floresta Nacional dos Tapajós, onde está a gigante Sumaúma Vovó, que tem idade estimada entre 900 e mil anos. E se a viagem tiver o privilégio de pegar a época das cheias, entre fevereiro e junho, um fenômeno é protagonista: os espelhos d’água dos igapós, quando apenas as copas das árvores ficam aparentes, e os troncos completamente submersos. Por fim, os ricos pratos típicos, com sabores e temperos originais da Floresta Amazônica também não podem faltar. 

Praia dos Carneiros e o verão nas piscinas naturais

Orla da Praia dos Carneiros, destino da moda para o verão
Em Tamandaré, a Praia dos Carneiros presenteia os turistas com piscinas naturais repletas de peixinhos coloridos

Em Tamandaré, a cerca de 50 km da famosa Porto de Galinhas, a Praia dos Carneiros é unanimidade em questão de beleza. Entre as favoritas da região, não é raro encontrar quem a coloque como a praia mais bonita do país. Por lá, a única preocupação é aproveitar, com a comodidade da ótima infraestrutura hoteleira e também de restaurantes à beira-mar, que oferecem guarda-sóis e cardápio de deliciosos frutos do mar.

Pequena em extensão, com 5 km, e grande em riquezas naturais, seu primeiro destaque são as piscinas naturais. Mas antes de mergulhar, não se esqueça de conferir a “tabela de marés”, pois é no momento mais baixo delas que surgem as piscinas mornas e repletas de peixinhos.

Frente da Capela de São Benedito, na Praia dos Carneiros
Um dos destaques da Praia dos Carneiros é a Capela de São Benedito, cercada de coqueiros e à beira-mar

Também à beira-mar, não deixe de conhecer a Capela de São Benedito, conhecida como “Igrejinha”. A singela construção está sobre a areia, e é cercada por coqueiros. E quem optar por um passeio de barco tem momentos inesquecíveis e lindas fotos garantidas. Com duração de aproximadamente 2h, é possível apreciar os bancos de areia, os níveis da maré, os manguezais, e ainda fazer uma paradinha na Praia de Guadalupe.

Interessou? Hospede-se na Pousada Praia dos Carneiros. À beira-mar, a pousada dispõe de café da manhã incluso na tarifa, piscina e área de descanso à beira-mar, e, mediante custo à parte, serviço de massagem e passeios de catamarã e de charrete.

Caraíva, o destino mais charmoso e exclusivo da Bahia

Vista aérea de praia da vila de Caraíva, destino perfeito para o verão
Caraíva é um verdadeiro paraíso parado no tempo, com infraestrutura rústica e praias de natureza preservada

Datado como o vilarejo mais antigo do Brasil, acredita-se que, em meados de 1530, Caraíva foi a primeira terra pisada pelos portugueses. Os anos se passaram e a vila ganhou energia elétrica, com fiação subterrânea para não atrapalhar o charme e manter a sensação de que o lugar parou no tempo. Com muita exclusividade e natureza, o trajeto até a vila, situada a 70 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, é feito por meio de embarcações simples e a remo, que levam os visitantes e as bagagens, já que carros não são permitidos no local.

No barco, troque seus sapatos por chinelos: todas as ruas são de areia! Área de proteção ambiental, Caraíva possui uma regra estrita com lixo e conservação do local, além de manter o clima tranquilo sem postes de luz nas ruas e com sinal limitado de internet e celulares. Mas não se preocupe, desligar-se do mundo exterior não vai ser esforço nenhum em meio a esse paraíso.

Cadeiras de madeira na Praia da Barra, em Caraíva
No encontro entre rio e mar da Praia de Caraíva está a Praia da Barra, com quiosques e cadeiras para relaxar

A faixa litorânea é o destaque do destino! Banhada pelo rio homônimo e pelo mar, a Praia de Caraíva é a mais frequentada da região. Ainda em sua extensão, na ponta de areia onde acontece o encontro entre rio e mar, está o trecho chamado Praia da Barra, com quiosques – não deixe de provar pratos baianos – e cadeiras de madeira. Enquanto isso, a 4 km do centro, a Praia do Satu e a Praia do Camarão reservam mar azul, piscinas naturais e areias praticamente desertas. Para curtir as águas do Rio Caraíva, a Prainha é a opção. E os passeios de barco, a pé e de buggy também são indispensáveis ao tour.

Interessou? O Zarpo possui ótimas hospedagens na Bahia. Em Trancoso, a 36 km de Caraíva, hospede-se no Club Med Trancoso. Já em Arraial d’Ajuda, a pouco mais de 50 km, tem o Kûara Hotel

Litoral Norte paulista, o verão em praias deslumbrantes

Quem é paulistano sabe: todos os feriados, festas comemorativas e fins de semana têm horas registradas na Rodovia dos Tamoios ou na Rodovia Rio Santos. E, afinal, vale a pena aproveitar o verão na região? As praias o Litoral Norte de São Paulo provam que sim! Resta apenas escolher o destino: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba ou Ubatuba?

São Sebastião

Mar e faixa de areia da Praia de Maresias, em São Sebastião
Maresias é a praia mais famosa de São Sebastião, de areia clara e fofa e mar com ondas ideais para surfar

São Sebastião é um dos destinos mais populares do estado de São Paulo. Entre suas praias, a Barra do Una possui o encontro entre rio e mar, é perfeita para os que têm afinidade com esportes náuticos, e possui muitas opções de passeios marítimos até as ilhas mais próximas. Tem ainda a Praia de Paúba, pequena em extensão e grande em beleza, com areia fofa e águas claras, e Maresias, a mais famosa da região e com ondas perfeitas para surfar. Não à toa que a praia revelou o surfista brasileiro Gabriel Medina.

Ilhabela

Vista geral da Praia do Bonete, em Ilhabela, destino da moda para o verão
Localizada no sul de Ilhabela, a Praia do Bonete é um dos destaques, afinal, está entre as mais bonitas do país

Próxima parada: Ilhabela! Separada de São Sebastião apenas por um trajeto de balsa, quem já foi não nega seu charme e beleza. São várias opções de praias, mas a do Bonete se destaca entre as mais bonitas até mesmo do país. Com passado indígena e cultura caiçara a praia recebe os turistas com mar azul, areia dourada e grande extensão de mata virgem. Isolada, seu acesso é feito por meio de uma trilha de 15 km ou por meio de barcos.

Caraguatatuba

Vista aérea da orla de Caraguatatuba
Com 40 km de extensão litorânea, Caraguatatuba agrada todos os gostos, com praias, ilhas e piscinas naturais

Com ótima infraestrutura para atender os turistas e 40 km de faixa litorânea, Caraguá, como é carinhosamente chamada, está em meio à Mata Atlântica, com praias, ilhas e piscinas naturais de encantar até os mais exigentes. A Praia do Centro é a mais famosa, com agito que vai até de noite. Já na Praia da Cocanha, além de águas calmas e claras, há duas pequenas ilhas em frente. Tem ainda as praias da Tabatinga, ótima para famílias, do Martim de Sá e Brava, ideais para surfar.

Ubatuba

Mar da Ilha das Couves, em Ubatuba
Ubatuba é ideal para quem busca lazer e relax, com 102 praias e diversas ilhas, como a famosa Ilha das Couves

Com diversidade de ilhas, 100 km de costa e 102 praias, Ubatuba completa o hall. É difícil eleger a praia predileta, mas há algumas imprescindíveis à visita. A Praia Grande é a principal do destino, e a mais frequentada pelos turistas. A Praia do Félix é outra favorita, mas não deixe de conhecer também a do Português (acessível por uma trilha desde a Praia do Félix), a da Almada, a Praia do Cedro e a Praia de Picinguaba, de onde saem os barcos para a Ilha das Couves.

Leia mais sobre seis praias para conhecer no Litoral Norte de São Paulo

Interessou? O Zarpo dispõe de ótimas hospedagens no litoral paulista. Em São Sebastião, a 100 m da Praia de Barra do Una, o Hotel Canoa possui café da manhã incluso na tarifa e marina com píer. Já em Ilhabela, a Ilhabela Pousada Boutique tem piscina de borda infinita e café da manhã incluso, e é exclusiva para maiores de 14 anos. 

Praia do Rosa, o oásis hippie catarinense

Vista geral da Praia do Rosa, destino da moda para o verão
A Praia do Rosa, perfeita para todos os perfis de viajantes e com 3 km de orla, possui trechos distintos à beira-mar

Santa Catarina é referência quando o assunto são praias! A capital, Florianópolis, é conhecida por conta do equilíbrio entre sossego e vida noturna agitada. Nosso destino da moda para este verão, no entanto, está a cerca de 90 km da capital, em Imbituba, na Praia do Rosa. Batizada por surfistas e hippies, a praia se desenvolveu muito desde os anos 70. Ao todo, sua orla de 3 km ainda preserva a simplicidade característica e o conforto peculiar de outros tempos, oferecendo três trechos distintos à beira-mar.

O Rosa Norte é o trecho mais famoso. Inspiração para diversos artistas, é nele que os jovens e, principalmente, os surfistas se encontram. O acesso é feito através de pequenas trilhas, e a região possui apenas quiosques menores para comer um petisco ou beber uma cerveja. A Lagoa do Meio está no centro da praia e, mesmo que o nome engane, a água é inteiramente salgada! Seu nome se dá pelo mar tranquilo, estilo piscina, perfeito para crianças e casais.

Por fim, o Rosa Sul é a parte com maior infraestrutura. Inúmeros restaurantes preenchem a orla com menus ricos em frutos do mar. Fora da praia ainda há um centrinho, com lojas, mercados e restaurantes ao dispor. No verão, impossível não vivenciar momentos inesquecíveis na Praia do Rosa.

Interessou? O Zarpo oferece hotéis em Santa Catarina. Em Garopaba, a 16 km, o Silveira Ecovillage possui café da manhã incluso. Outra opção é o resort All-Inclusive Costão do Santinho Resort, a cerca de 90 km, em Florianópolis.


Fuja do padrão! Agora que já conhece os destinos da moda para curtir um verão diferenciado e em grande estilo, veja as ofertas do Zarpo e desfrute de momentos deliciosos com o pé na areia.

Raíssa Haddock Lobo

Com uma paixão por São Paulo e um crush por Nova York. Ama street looks, barzinhos do momento e pontos turísticos diferentões. Não dispensa um rooftop nem uma maratona de Sex and the City.

Escreva um comentário