O verão brasileiro é a estação mais esperada do ano! Com a temperatura lá em cima e o clima de férias, qual jeito melhor de curtir senão com os pés na areia? Fuja dos roteiros convencionais e explore os destinos mais charmosos e mais cobiçados do Brasil. De quebra, as fotos para o Instagram em cenários sem igual estão mais que garantidas.
De Pernambuco a Santa Catarina, viaje conosco pelos destinos nacionais do momento e eleja seu favorito para a próxima viagem!
Alter do Chão: curta o verão junto à beleza amazônica
No Pará, Alter do Chão é querida por brasileiros e gringos. O jornal inglês The Guardian listou a vila como um dos 10 destinos com as praias mais bonitas do Brasil, e o mais bonito do mundo com praias de água doce. Banhadas pelo Rio Tapajós, um dos afluentes do Rio Amazonas, elas, é claro, fazem jus ao título! Não à toa que a região está no radar dos destinos da moda para aproveitar o verão.
A Ilha do Amor é o cartão-postal local. Banhada pela imensidão do rio e também pelo Lago Verde, é difícil acreditar que nada daquilo não seja mar. Já a Ponta de Pedras é escolha para um passeio mais tranquilo e semideserto. Ao entardecer, a Ponta do Cururu, acessível por barco ou a pé a partir da Ilha do Amor, é dona do pôr do sol mais bonito de Alter do Chão. O espetáculo não é só para os visitantes, afinal, próximo à beira é possível observar botos!
No roteiro, não esqueça de deixar um espaço para conhecer a Floresta Nacional dos Tapajós, onde está a gigante Sumaúma Vovó, que tem idade estimada entre 900 e mil anos. E se a viagem tiver o privilégio de pegar a época das cheias, entre fevereiro e junho, um fenômeno é protagonista: os espelhos d’água dos igapós, quando apenas as copas das árvores ficam aparentes, e os troncos completamente submersos. Por fim, os ricos pratos típicos, com sabores e temperos originais da Floresta Amazônica também não podem faltar.
Praia dos Carneiros e o verão nas piscinas naturais
Em Tamandaré, a cerca de 50 km da famosa Porto de Galinhas, a Praia dos Carneiros é unanimidade em questão de beleza. Entre as favoritas da região, não é raro encontrar quem a coloque como a praia mais bonita do país. Por lá, a única preocupação é aproveitar, com a comodidade da ótima infraestrutura hoteleira e também de restaurantes à beira-mar, que oferecem guarda-sóis e cardápio de deliciosos frutos do mar.
Pequena em extensão, com 5 km, e grande em riquezas naturais, seu primeiro destaque são as piscinas naturais. Mas antes de mergulhar, não se esqueça de conferir a “tabela de marés”, pois é no momento mais baixo delas que surgem as piscinas mornas e repletas de peixinhos.
Também à beira-mar, não deixe de conhecer a Capela de São Benedito, conhecida como “Igrejinha”. A singela construção está sobre a areia, e é cercada por coqueiros. E quem optar por um passeio de barco tem momentos inesquecíveis e lindas fotos garantidas. Com duração de aproximadamente 2h, é possível apreciar os bancos de areia, os níveis da maré, os manguezais, e ainda fazer uma paradinha na Praia de Guadalupe.
Interessou? Hospede-se na Pousada Praia dos Carneiros. À beira-mar, a pousada dispõe de café da manhã incluso na tarifa, piscina e área de descanso à beira-mar, e, mediante custo à parte, serviço de massagem e passeios de catamarã e de charrete.
Caraíva, o destino mais charmoso e exclusivo da Bahia
Datado como o vilarejo mais antigo do Brasil, acredita-se que, em meados de 1530, Caraíva foi a primeira terra pisada pelos portugueses. Os anos se passaram e a vila ganhou energia elétrica, com fiação subterrânea para não atrapalhar o charme e manter a sensação de que o lugar parou no tempo. Com muita exclusividade e natureza, o trajeto até a vila, situada a 70 km do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, é feito por meio de embarcações simples e a remo, que levam os visitantes e as bagagens, já que carros não são permitidos no local.
No barco, troque seus sapatos por chinelos: todas as ruas são de areia! Área de proteção ambiental, Caraíva possui uma regra estrita com lixo e conservação do local, além de manter o clima tranquilo sem postes de luz nas ruas e com sinal limitado de internet e celulares. Mas não se preocupe, desligar-se do mundo exterior não vai ser esforço nenhum em meio a esse paraíso.
A faixa litorânea é o destaque do destino! Banhada pelo rio homônimo e pelo mar, a Praia de Caraíva é a mais frequentada da região. Ainda em sua extensão, na ponta de areia onde acontece o encontro entre rio e mar, está o trecho chamado Praia da Barra, com quiosques – não deixe de provar pratos baianos – e cadeiras de madeira. Enquanto isso, a 4 km do centro, a Praia do Satu e a Praia do Camarão reservam mar azul, piscinas naturais e areias praticamente desertas. Para curtir as águas do Rio Caraíva, a Prainha é a opção. E os passeios de barco, a pé e de buggy também são indispensáveis ao tour.
Interessou? O Zarpo possui ótimas hospedagens na Bahia. Em Trancoso, a 36 km de Caraíva, hospede-se no Club Med Trancoso. Já em Arraial d’Ajuda, a pouco mais de 50 km, tem o Kûara Hotel.
Litoral Norte paulista, o verão em praias deslumbrantes
Quem é paulistano sabe: todos os feriados, festas comemorativas e fins de semana têm horas registradas na Rodovia dos Tamoios ou na Rodovia Rio Santos. E, afinal, vale a pena aproveitar o verão na região? As praias o Litoral Norte de São Paulo provam que sim! Resta apenas escolher o destino: São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba ou Ubatuba?
São Sebastião
São Sebastião é um dos destinos mais populares do estado de São Paulo. Entre suas praias, a Barra do Una possui o encontro entre rio e mar, é perfeita para os que têm afinidade com esportes náuticos, e possui muitas opções de passeios marítimos até as ilhas mais próximas. Tem ainda a Praia de Paúba, pequena em extensão e grande em beleza, com areia fofa e águas claras, e Maresias, a mais famosa da região e com ondas perfeitas para surfar. Não à toa que a praia revelou o surfista brasileiro Gabriel Medina.
Ilhabela
Próxima parada: Ilhabela! Separada de São Sebastião apenas por um trajeto de balsa, quem já foi não nega seu charme e beleza. São várias opções de praias, mas a do Bonete se destaca entre as mais bonitas até mesmo do país. Com passado indígena e cultura caiçara a praia recebe os turistas com mar azul, areia dourada e grande extensão de mata virgem. Isolada, seu acesso é feito por meio de uma trilha de 15 km ou por meio de barcos.
Caraguatatuba
Com ótima infraestrutura para atender os turistas e 40 km de faixa litorânea, Caraguá, como é carinhosamente chamada, está em meio à Mata Atlântica, com praias, ilhas e piscinas naturais de encantar até os mais exigentes. A Praia do Centro é a mais famosa, com agito que vai até de noite. Já na Praia da Cocanha, além de águas calmas e claras, há duas pequenas ilhas em frente. Tem ainda as praias da Tabatinga, ótima para famílias, do Martim de Sá e Brava, ideais para surfar.
Ubatuba
Com diversidade de ilhas, 100 km de costa e 102 praias, Ubatuba completa o hall. É difícil eleger a praia predileta, mas há algumas imprescindíveis à visita. A Praia Grande é a principal do destino, e a mais frequentada pelos turistas. A Praia do Félix é outra favorita, mas não deixe de conhecer também a do Português (acessível por uma trilha desde a Praia do Félix), a da Almada, a Praia do Cedro e a Praia de Picinguaba, de onde saem os barcos para a Ilha das Couves.
Leia mais sobre seis praias para conhecer no Litoral Norte de São Paulo
Interessou? O Zarpo dispõe de ótimas hospedagens no litoral paulista. Em São Sebastião, a 100 m da Praia de Barra do Una, o Hotel Canoa possui café da manhã incluso na tarifa e marina com píer. Já em Ilhabela, a Ilhabela Pousada Boutique tem piscina de borda infinita e café da manhã incluso, e é exclusiva para maiores de 14 anos.
Praia do Rosa, o oásis hippie catarinense
Santa Catarina é referência quando o assunto são praias! A capital, Florianópolis, é conhecida por conta do equilíbrio entre sossego e vida noturna agitada. Nosso destino da moda para este verão, no entanto, está a cerca de 90 km da capital, em Imbituba, na Praia do Rosa. Batizada por surfistas e hippies, a praia se desenvolveu muito desde os anos 70. Ao todo, sua orla de 3 km ainda preserva a simplicidade característica e o conforto peculiar de outros tempos, oferecendo três trechos distintos à beira-mar.
O Rosa Norte é o trecho mais famoso. Inspiração para diversos artistas, é nele que os jovens e, principalmente, os surfistas se encontram. O acesso é feito através de pequenas trilhas, e a região possui apenas quiosques menores para comer um petisco ou beber uma cerveja. A Lagoa do Meio está no centro da praia e, mesmo que o nome engane, a água é inteiramente salgada! Seu nome se dá pelo mar tranquilo, estilo piscina, perfeito para crianças e casais.
Por fim, o Rosa Sul é a parte com maior infraestrutura. Inúmeros restaurantes preenchem a orla com menus ricos em frutos do mar. Fora da praia ainda há um centrinho, com lojas, mercados e restaurantes ao dispor. No verão, impossível não vivenciar momentos inesquecíveis na Praia do Rosa.
Interessou? O Zarpo oferece hotéis em Santa Catarina. Em Garopaba, a 16 km, o Silveira Ecovillage possui café da manhã incluso. Outra opção é o resort All-Inclusive Costão do Santinho Resort, a cerca de 90 km, em Florianópolis.
Fuja do padrão! Agora que já conhece os destinos da moda para curtir um verão diferenciado e em grande estilo, veja as ofertas do Zarpo e desfrute de momentos deliciosos com o pé na areia.