Ah, o Rio de Janeiro… Quem conhece se apaixona! A capital não é chamada de “Cidade Maravilhosa” à toa, e seus demais destinos, seja no litoral ou na serra, também reservam encantos. Um estado de diversas faces, praias icônicas, rica natureza, eventos históricos, boemia e muito charme.

Leia a seguir mais sobre o estado e destinos como o Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Búzios e Teresópolis.

Home - Slider 1

Onde fica o Rio de Janeiro?

Na região Sudeste, cercado por São Paulo, Minas Gerais e o Espírito Santo, o Rio de Janeiro é o terceiro menor estado brasileiro. Sua beleza compensa o tamanho! Do litoral norte ao sul, ele é privilegiado com praias e ilhas imperdíveis. Já no interior, o clima ameno traz charme às paisagens, enquanto o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é garantido no roteiro dos ecoturistas.

Presente na história desde as primeiras décadas após o descobrimento, o Rio de Janeiro recebeu em 1808 a coroa portuguesa, e se tornou a capital do Brasil colônia. A partir daí, a região se desenvolveu e ganhou a relevância no cenário nacional, que perdura até hoje.

Outro traço cultural que marca o Rio de Janeiro, especialmente a cidade, é a Bossa Nova. O estilo musical que embala o estilo de vida carioca faz parte da identidade brasileira, e tem como canções clássicas “Garota de Ipanema” e “Chega de Saudade”.

O que fazer no Rio de Janeiro?

Rio de Janeiro

Vista aérea do Rio de Janeiro e do Cristo Redentor
O visual do Rio de Janeiro é inconfundível, e o Cristo Redentor é essencial em qualquer roteiro pela cidade

Capital homônima ao estado, a Cidade Maravilhosa é imperdível, com os mais famosos cartões-postais brasileiros: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. À lista do que fazer no Rio de Janeiro, acrescente também o Museu do Amanhã, o Jardim Botânico, o Parque Lage, o Theatro Municipal, a Biblioteca Nacional e os Arcos da Lapa. Para curtir o clima de boemia, o bairro de Santa Teresa vale a visita. 

As praias, é claro, são mais que essenciais. Copacabana e Ipanema são as mais famosas, com orlas cheias e completa infraestrutura para o turista. Na areia, não deixe de experimentar a combinação preferida do carioca: o Biscoito Globo e Chá Mate. Mais ao sul, vale um dia de praia na Barra e Recreio, além das trilhas do Morro Dois Irmãos e da Pedra da Gávea.

Fuja do óbvio! Conheça lugares diferentes para incluir no seu roteiro pelo Rio

Búzios

Vista geral de uma das praias de Búzios
Búzios é o paraíso, seja para os cariocas ou para os turistas. As praias e o clima rústico são irresistíveis

A Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, é composta por Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios. Búzios, a 170 km da capital, tem o balneário mais irresistível, com clima rústico, muito charme e praias deliciosas para passar o dia. Entre as mais procuradas estão as praias da Armação, com a escultura de Brigitte Bardot, Ferradura, Geribá, João Fernandes, Azeda e Azedinha.

Para curtir além do mar, a Rua das Pedras é o endereço mais icônico do destino. Repleta de bares, lojas, restaurantes e cafés, é escolha especialmente para curtir a noite. O passeio que combina a rua, seus arredores e a Orla Bardot é imperdível.

As 20 melhores praias de todo o estado do Rio de Janeiro

Angra dos Reis

Vista aérea das Ilhas de Cataguases, no litoral do Rio de Janeiro
As ilhas e o mar azul e cristalino de Angra dos Reis são convite a passeios de lancha, mergulho e snorkeling

A 160 km ao sul do Rio de Janeiro, Angra dos Reis encanta por suas ilhas. A mais famosa delas é Ilha Grande, que por si só já merece alguns dias para ser explorada. Há praias mais frequentadas e outras selvagens e tranquilas, acessíveis por meio de trilhas. O mar azul, com águas transparentes é comum a todas elas.

Além de Ilha Grande, vale conhecer as Ilhas Botinas, onde a visibilidade da água e a diversidade marinha tornam as condições ideais para snorkeling e mergulho, e Gipóia, onde estão a Praia do Dentista, a Praia das Flechas e a singela Igreja da Piedade. Os passeios, é claro, são todos de barco, com opção de escuna ou lancha.

Paraty

Vielas de Paraty, no Rio de Janeiro
As vielas de “pé de moleque” e as construções coloniais são o charme de Paraty. São ruas que contam história!

Um destino histórico e encantador! Paraty está na metade do caminho entre São Paulo e Rio de Janeiro, a aproximadamente 250 km de cada um. A cidade foi uma das mais importantes durante o ciclo de cana-de-açúcar e do ouro, durante o período colonial, por conta do porto. Seu centro histórico é cheio de casinhas coloridas e singelas, além das ruas de pedras irregulares, chamadas “pé de moleque”.

Outro atrativo do destino são os alambiques, onde são feitas excelentes cachaças. Para curtir o mar, os passeios de barco são principal atração, enquanto as melhores praias estão em Trindade, cidade vizinha. Em Paraty acontece também a Festa Literária de Paraty, a Flip, que atrai autores e leitores de todo o país.

Petrópolis

Fachada da Catedral de São Pedro de Alcântara
A Catedral de São Pedro de Alcântara é um dos cartões-postais de Petrópolis, destino charmoso do interior do Rio

Do litoral para a serra! Petrópolis, no interior do Rio de Janeiro, não perde em nada quando o assunto é beleza e atrações turísticas. O destino foi residência de veraneio de D. Pedro II, e por isso é também chamada de “Cidade Imperial”. Conheça o Museu Imperial de Petrópolis, que fica na casa usada pelo imperador e sua família, e possui riquíssimo acervo.

Vale visitar ainda o Palácio de Cristal, o Palácio Amarelo, o Palácio Quitandinha, onde hoje funciona um SESC, e a imponente Catedral de São Pedro de Alcântara. Outro passeio a ser incluído no roteiro é a Cervejaria Bohemia, a cervejaria mais antiga do Brasil. É possível fazer um tour e aproveitar as delícias do restaurante e do bar.

Teresópolis

Vista geral da Serra dos Órgãos, em Teresópolis
O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o maior atrativo de Teresópolis, e o Dedo de Deus é sua pico mais alto

Nomeada em homenagem à Imperatriz Teresa Cristina, esposa de D. Pedro II, Teresópolis está a apenas 55 km de Petrópolis. O destino é especialmente procurado por ecoturistas, que buscam o Parque Nacional da Serra dos Órgãos para se aventurar nas trilhas da Pedra do Sino ou na travessia Teresópolis – Petrópolis. De qualquer forma, todos conseguem apreciar o Dedo de Deus, mesmo que de longe. É a montanha mais alta do parque!

Para quem procura dias mais tranquilos, o centro tem cara de cidade do interior. Faça compras na Feirinha do Alto, com várias barracas de diferentes produtos, e aprecie a vista desde o Mirante do Soberbo, maior atração turística por lá. 

Dica de quem foi

“Quando fui para o Rio de Janeiro, me hospedei a duas quadras da orla de Copacabana, o que foi perfeito para ir andando até a praia. No primeiro dia conheci as praias de Copacabana e Ipanema. Nem há o que falar, são lindíssimas! Para ver o pôr do sol, a Pedra do Arpoador é perfeita. É coisa de outro mundo, parece que o sol se deita sobre o Rio. Na praia de Copacabana, quando anoitece, é a hora do samba e pagode nos barzinhos à beira-mar.”

“No segundo dia, conheci o Cristo Redentor. Lá em cima, quando se olha para estátua, se entende o motivo de ser uma das maravilhas do mundo. A energia é incrível, e dá pra ver a cidade inteirinha. As fotos são um sucesso à parte.”

– Bruna Rosa, Analista de Conteúdo Digital

Onde se hospedar

Serena Hotel Boutique

Piscina e deck do Serena Hotel Boutique
A 200 m de Geribá, o Serena Hotel Boutique é charmoso e intimista, perfeito para se hospedar em Búzios!

O Serena Hotel Boutique combina com Búzios! A 200 m da Praia de Geribá e a 5 km da Rua das Pedras e da Orla Bardot, o hotel é repleto de charme. Entre as suas comodidades está a piscina com deck, solário e serviço de bar, kids’ club e, com custo à parte, SPA. Para curtir mais do destino, tem serviço de praia com guarda-sóis e espreguiçadeiras, além de tours panorâmicos semanais e serviço de transfer para o centro e para algumas das praias. A hospedagem fica completa com opção de café da manhã ou meia pensão inclusa na tarifa.

Búzios Beach Resort

Piscina do Búzios Beach Resort
À beira da Praia de Tucuns, o Búzios Beach Resort tem completa infraestrutura de lazer e descanso

Outra opção no destino é o Búzios Beach Resort. Desfrute de pensão completa inclusa na tarifa, três piscinas, bar molhado, atividades da recreação monitorada – com programação para adultos e crianças -, quadras, trapézio, arco e flecha, boate e shows noturnos. Já se a pedida for por bem-estar, nada se compara aos serviços do SPA, com custo à parte. Mesmo com tanto para aproveitar, conhecer Búzios é irresistível! O resort está à beira da tranquila Praia de Tucuns e a 7 km da Rua das Pedras e da Orla Bardot. 

Club Med Rio das Pedras

Piscina do Club Med Rio das Pedras
Um dos destaques do Club Med Rio das Pedras é a piscina de borda infinita, silenciosa e exclusiva para adultos

O que poderia combinar mais com a sofisticação do Club Med do que um cenário paradisíaco? O Club Med Rio das Pedras está em Mangaratiba, pertinho de Angra dos Reis, cercado pela Mata Atlântica e à beira de um trecho privativo de praia. A experiência é All-Inclusive, e a diversão é certa com três piscinas – uma delas exclusiva para maiores de 16 anos -, esqui aquático, wakeboard, caiaque, quadras, arco e flecha e, para curtir a noite, night club. As crianças brincam no Mini Club Med, com um espaço exclusivo, piscina e recreação monitorada, e os pais aproveitam para relaxar.

Village Hotel Le Canton

Vista geral do Village Hotel Le Canton
Da arquitetura ao lazer, o Village Hotel Le Canton é uma das melhores opções para se hospedar na serra

Do litoral para a serra! Em Teresópolis, o Village Hotel Le Canton é perfeito para curtir em família. Tem complexo aquático, recreação monitorada para crianças a partir de 5 anos, campo de futebol, quadras de tênis e, com custo à parte, centro hípico, arco e flecha, arvorismo, tirolesa e SPA by L’Occitane. A diversão continua no Parc Magique! Com custo à parte, o parque possui roda-gigante, barco viking, carrossel, trem-fantasma e muito mais. Tudo fica ainda melhor com a pensão completa inclusa na tarifa.

C Design Hotel

Piscina do C Design Hotel, no Rio de Janeiro
A cobertura do C Design Hotel é de tirar o fôlego! Nela, a piscina e o horizonte se combinam em um só

Para fechar com chave de ouro, na “Cidade Maravilhosa” hospede-se no C Design Hotel, à beira da Praia do Recreio. Sua arquitetura é promessa de fascinação! Para curtir, escolha entre a praia ou a piscina. O hotel possui uma piscina na cobertura, com vista panorâmica para o mar e bar molhado. Já com os pés na areia, tem beach club com cadeiras, ombrelones e empréstimo de materiais esportivos. Aproveite ainda academia, sauna, SPA (com custo extra) e, como não poderia faltar, o café da manhã incluso na tarifa. 


Pronto para se apaixonar pelo Rio de Janeiro? Confira no Zarpo os melhores hotéis, com tarifas exclusivas para conhecer os melhores destinos do estado, da capital à serra!

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Escreva um comentário