A Bahia é puro encanto – e isso não é segredo para nenhum viajante. Mas o sul da Bahia… Seu litoral é um dos grandes destaques do estado, com uma sucessão de destinos paradisíacos divididos em 3 mil km de litoral. 

De Maraú a Caraíva, passando por Itacaré, Porto Seguro e Trancoso: conheça a seguir os atrativos e as maravilhosas praias dos principais destinos do sul baiano. Organize o seu roteiro e reserve no Zarpo hotéis e resorts no Sul da Bahia com descontos imperdíveis!

Home - Slider 1

Península de Maraú

Praia da Península de Maraú, destino no sul da Bahia

Paraíso tropical, a Península de Maraú é ideal para uma viagem de tranquilidade e contato com a natureza. Os cenários são repletos de belezas naturais, como coqueirais, praias desertas, piscinas naturais e vegetação nativa… Um prato cheio para ecoturistas! 

Indispensável no roteiro, a vila de Barra Grande concentra o comércio local, ótimos restaurantes e bares que agitam o destino. É também na vila que partem a maior parte dos barcos de passeios rumo às ilhas de Sapinho, Campinho, Goió e Ilha da Pedra Furada.

Taipu de Fora, praia de Maraú, no sul da Bahia

Entre as praias, a principal é a Praia de Taipu de Fora. Dona de ondas tranquilas e piscinas naturais durante a maré baixa, a dica é apreciar as belezas subaquáticas com snorkel. Um pouco mais longe, a Praia de Algodões conquista pelo cenário rústico, praticamente intocado. Um verdadeiro paraíso! 

Já pertinho da vila, não deixe de conhecer a Ponta do Mutá, com ótima estrutura de bares. Os turistas costumam visitar a praia já próximo ao final da tarde para assistir ao belíssimo pôr do sol.

Onde se hospedar na Península de Maraú? O Zarpo tem ótimas opções de hotéis no destino, como a Pousada Vila Lua de Taipu, a apenas 150 m da praia. Já para hospedar-se à beira-mar, escolha a Pousada Taipu de Fora. Outra possibilidade é a Pousada Terra Mar Way, mais próxima ao centro.

Itacaré

Praia da Engenhoca, uma das principais de Itacaré, no sul da Bahia

Um dos mais cobiçados destinos do sul da Bahia! Situada na Costa do Cacau (assim como Maraú e Ilhéus), Itacaré costumava ser uma vila de pescadores em meados da década de 90, mas com o tempo foi se popularizando e hoje é grande destaque no estado. 

O litoral da cidade abriga praias preservadas de águas azuis esverdeadas – que se dividem entre “urbanas” e “rurais”, emolduradas por belíssimos coqueirais e Mata Atlântica preservada. Com tantas belezas naturais e clima agradável, a região é bastante procurada por ecoturistas e praticantes de esportes como rafting, parapente, arvorismo e surf. 

As principais praias urbanas são a Praia da Concha, com ondas tranquilas e mar azul, e a Praia da Coroa, com ótimas barraquinhas de comida e operadoras de turismo que oferecem passeios de barco. Outras opções, ainda próximas ao centro, são as pequenas praias do Resende, da Tiririca, da Costa, da Ribeira, uma seguida da outra.  

Entre as praias rurais, mais afastadas do centro, a Praia do Itacarezinho tem longa faixa de areia, muita vegetação e ondas mais agitadas na parte norte, conhecida como Camboinha, ideal para surfar. Um dos caminhos para chegar até a praia é através da Trilha das Quatro Praias, que leva também às praias da Engenhoca, do Havaizinho e da Camboinha.

Onde se hospedar em Itacaré? Quem busca hospedagem à beira-mar com muitas comodidades, vai amar a Aldeia do Mar Hotel, com piscina, bar molhado, serviço de praia e mais. Outra opção é a charmosa Pousada Villa Maeva, em frente à praia, com café da manhã incluso e piscina com hidro.

Ilhéus

Lateral da Catedral de São Sebastião, em Ilhéus, na Bahia

Eternizado nos romances de Jorge Amado, Ilhéus é marcada pelas belezas tropicais e pela elegante arquitetura colonial. Em seu passado, a cidade foi habitada pelos barões do cacau. Ainda hoje preserva centros históricos que contam a sua história, como a Catedral de São Sebastião, o Museu da Piedade e a Casa de Cultura Jorge Amado. 

Ainda na literatura de Jorge Amado, quem leu “Gabriela, Cravo e Canela” não pode deixar de visitar o Bar Vesúvio, palco do romance entre Gabriela e Nacib, e o casarão histórico Bataclan, que na obra é o cabaré comandado por Maria Machadão.

Assim como a Bahia inspirou Jorge Amado, conheça outros 8 destinos que inspiraram autores mundo afora.

Praia Dos Milionários, em Ilhéus, destino do sul da Bahia

O litoral de Ilhéus é o maior do estado, o que significa que há muitas praias para explorar! Ao norte, vale conhecer a Praia dos Coqueiros, a Praia Barra do Sargi e a Praia Mar e Sol, essa última com água morninha e piscinas naturais durante a maré baixa.

Ao sul, destaque para a Praia dos Milionários, que é uma das mais visitadas do destino e ganhou o nome graças às mansões dos barões de café que haviam lá. Para quem viaja com crianças ou procura por ondas calminhas, a Praia dos Milagres é ideal. E as praias mais afastadas do centro, como a do Cururupe e Canabrava, prometem calmaria.

Onde se hospedar em Ilhéus? Uma excelente opção é o Cana Brava Resort, à beira-mar, com sistema All-Inclusive e infraestrutura completa de lazer e bem-estar para todas as idades. Também em frente à praia, o Jardim Atlântico Beach Resort oferece café da manhã, espaço kids, recreação infantil, piscinas, bares, salão de jogos e mais.

Comandatuba

Entre Ilhéus e Porto Seguro, Comandatuba é surpreendente! A Vila de Comandatuba é uma charmosa vila de pescadores com vegetação bem preservada, já a Ilha de Comandatuba é um convite para dias de muito deleite à beira-mar.

É na ilha que os turistas encontram os mais incríveis trechos à beira-mar. Depois de atravessar o rio, encontre cenários compostos por coqueirais e extensa faixa de areia. Os 20 km de paraíso são perfeitos para passeios de quadriciclo e buggy. Além da praia de Comandatuba, quem busca por sossego vai amar as praias Puxim e Oiticica, quase sempre vazias.  

Além de aproveitar as praias, os turistas também podem garantir lindas lembrancinhas no vilarejo, com destaque para os tapetes confeccionados no tear manual.

Onde se hospedar em Comandatuba? O Transamérica Comandatuba é, de longe, a principal hospedagem por lá. Tornou-se praticamente sinônimo do destino! Hóspedes aproveitam experiência All-Inclusive, complexo aquático, recreação infantil, campos e quadras esportivas, salas de jogos, área náutica, SPA e muito mais.

Porto Seguro

Mar e casas em Porto Seguro, destino no sul da Bahia

Um dos destinos baianos mais famosos, Porto Seguro atrai turistas que buscam por dias de praia, passeios históricos, gastronomia inconfundível e muito alto-astral. Foi na região que chegaram os primeiros portugueses, em 1500. A história no destino é riquíssima! Por isso, não deixe de incluir no roteiro uma visita à Cidade Alta, centro histórico da cidade.

Na praça principal, conheça a Igreja Nossa Senhora da Pena (a padroeira da cidade), o Marco do Descobrimento (datado de 1503) e a Casa de Câmara e Cadeia (onde funciona o Museu de Porto Seguro). Em meio às igrejas e monumentos, estão charmosas casinhas coloridas centenárias, onde funcionam lojas, bares e restaurantes.

Vista aérea da Praia de Taperapuã, em Porto Seguro

Outra grande atração são as praias! Com mar azul-esverdeado e poucas ondas, será difícil querer sair da água… Mas vale a pena se for pra curtir as megabarracas Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares. Todas estão na Praia de Taperapuã

Quem viaja com crianças ou busca por tranquilidade pode apostar na Praia do Mutá, dona de mar tranquilo, água morninha e boas opções de bares à beira-mar. A Praia de Coroa Vermelha também é uma ótima opção, com mar tranquilo e boa infraestrutura. 

À noite, o passeio não pode ser outro senão a Passarela do Descobrimento, também chamada de Passarela do Álcool. Por lá encontre lojas de souvenirs, bares, restaurantes e barraquinhas que vendem bebidas alcoólicas.

Onde se hospedar em Porto Seguro? O Zarpo tem diversas opções de hotéis no destino e você pode conferir todas aqui. Os resorts All-inclusive são simplesmente adorados no destino! Entre eles, destaque para o Porto Seguro Praia Resort, o Nauticomar All-Inclusive, o Coroa Vermelha Beach e o Ondas Praia Resort.

Confira mais dicas de passeios e hospedagens em Porto Seguro

Arraial d’Ajuda

Vista aérea da Praia de Mucugê, em Arraial d'Ajuda

Arraial d’Ajuda, cidade que conquista pela simplicidade e, claro, pelas praias, é vizinha de Porto Seguro. Elas estão separadas pelo Rio Bunharém, que é cruzado por carros e pedestres por meio de uma balsa. A travessia é rápida e acontece várias vezes durante o dia, nos dois sentidos. O valor fica em torno de R$ 5 por pessoa. 

No destino, comece os passeios pela Rua do Mucugê, conhecida como a “rua mais charmosa do Brasil”. Os caminhos de paralelepípedo conduzem a restaurantes, bares e charmosas construções coloridas. Boa pedida para curtir tanto de dia quanto de noite.

A principal praia em Arraial d’Ajuda é a Praia do Mucugê. A partir dela é possível conhecer, ao norte, as praias dos Pescadores, de Araçaípe e do Apaga Fogo, que costumam ser mais tranquilas. À beira-mar está também o parque aquático Arraial d’Ajuda Eco Parque, uma ótima ideia para curtir o dia no destino. 

Ao sul da Praia do Mucugê, no sentido de Trancoso, conheça a Praia do Parracho, com formação de piscinas naturais na maré baixa, a Praia da Pitinga, onde começam a despontar falésias que emolduram as praias a partir dali, e a Praia do Taípe.

Onde se hospedar em Arraial d’Ajuda? Para quem não abre mão das comodidades de um resort, nada como o Arraial d’Ajuda Eco Resort, à beira-mar da Ponta do Apaga Fogo. O Saint Tropez Praia Hotel é opção charmosa à beira da Praia do Parracho. Já para uma viagem regada à exclusividade e serviços de alto nível, o Kûara Hotel é escolha sem erro.

Trancoso

Quadrado de Trancoso, destino do sul da Bahia

Trancoso é destino para curtir sem pressa! O ritmo tranquilo e o mar azul a perder de vista são convite para dias gostosos. O Quadrado de Trancoso, como é chamado o centro, é sinônimo de charme. 

O gramado central é cercado por casinhas coloridas que abrigam hospedagens, restaurantes e lojas. Ali está também a Igreja de São João Batista. Uma delícia para conhecer tanto de dia quanto à noite.

Entre as praias, as principais são a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos, mais próximas em relação ao centro e com boa infraestrutura para turistas. No verão o agito é garantido, com festas à beira-mar.

Vista aérea da Praia do Espelho, no sul da Bahia

Conheça também a Praia do Rio da Barra e a Praia do Taípe, com incríveis falésias. Ao sul, tem a Praia do Rio Verde e a vazia e tranquila Praia de Itapororoca. Um pouco mais longe, não deixe de conhecer as praias do Espelho, dos Amores e do Outeiro, repletas de piscinas naturais.

Saiba mais detalhes sobre a viagem para Trancoso

Onde se hospedar em Trancoso? O Club Med Trancoso é estadia sem igual no destino. Além de experiência All-Inclusive, piscinas, quadras, Mini Club Med com recreação para os pequenos e SPA, o resort possui localização privilegiada sobre uma falésia, com elevador panorâmico até a praia. Veja mais detalhes no Mag.

Caraíva

Praia em Caraíva, destino no sul da Bahia

O mais rústico entre os destinos do sul da Bahia! Caraíva é o preferido entre os viajantes que buscam tranquilidade e charme para as férias. Suas ruas são de areia e, com os fios elétricos escondidos, a impressão é que a vila parou no tempo. 

Há quem faça o passeio de um dia até lá, mas a dica é ficar mais tempo. Para chegar é preciso cruzar o Rio Caraíva de barco. Depois, é só curtir as praias da Barra e de Caraíva, onde é possível aproveitar o mar e o rio (além de um incrível pôr do sol). 

Outro destaque na região é a Praia do Satu, com falésias e piscinas naturais. O caminho de Caraíva até lá tem como cenário uma extensão de litoral lindíssima.


O sul da Bahia é lar de verdadeiros paraísos em areia e água salgada. Escolheu seu destino favorito? O próximo passo é reservar os voos e a hospedagem. Confira no Zarpo as melhores opções!

Isabella Marques

Fascinada por metrópoles e por histórias, gosta de achar turismo em lugares pouco óbvios, mas também não dispensa passeios em cartões-postais, comprinhas e jantares românticos.

Marilia Gouveia

Curiosa por natureza, adora livros, gastronomia e noites metropolitanas. Coleciona roteiros repetidos, planeja conhecer os mais atípicos e acredita que viajar é enriquecimento cultural.

Escreva um comentário