Zarpo Magazine

Considerado o maior país em extensão territorial da América do Sul, nosso país não desaponta quando o assunto é viagem. De Norte a Sul, não faltam praias, cachoeiras, piscinas naturais, monumentos e cidades históricas marcando os pontos turísticos no Brasil para viajar.

Pensando nisso, então, selecionamos 30 cartões-postais nacionais incríveis que valem a pena desbravar na sua próxima jornada. Se inspire!

São Paulo

No Sudeste, o estado de São Paulo guarda belezas que vão de imponentes avenidas a praias incríveis no Litoral Norte. O interior paulista também não decepciona: a região é perfeita para quem deseja curtir a natureza, respirar ar puro e se divertir à beça com a família.

1. Avenida Paulista

Vista para a Avenida Paulista e o MASP, dois dos pontos turísticos mais famosos de São Paulo
A Avenida Paulista exala ares cosmopolitas que fazem jus e traduzem a essência da cidade.

A avenida, um dos pontos turísticos mais queridos de São Paulo e do Brasil, é símbolo da capital dos negócios e também um grande polo cultural. Nos 2.800 m de extensão marcados pela arquitetura de Lina Bo Bardi no Museu de Arte de São Paulo, pelo verde do Parque Trianon e pelas antenas de rádio, o dia segue apressado.

Conforme o sol vai se despedindo e o expediente chegando ao fim, os arranha-céus se iluminam, o happy hour começa, as mesas nos bares lotam, os copos esvaziam e as programação cultural tem início. Aos domingos e feriados a via se torna exclusiva para pedestres.

2. Parque do Ibirapuera

Vista geral para Parque do Ibirapuera, em São Paulo
Em meio aos prédios, o Parque do Ibirapuera é um refúgio de tranquilidade e ar puro

O mais importante parque urbano de São Paulo. O Ibirapuera tem quase 1.600 milhão m² de área verde em meio a importantes avenidas da cidade, com postos de aluguel de bicicleta, quadras de futebol, faixa de caminhada e corrida, além de espaços para piqueniques e descanso em meio ao verde.

A fauna e a flora presentes no ambiente garantem tranquilidade, com mais de 160 espécies de animais, além de árvores como ipê, jaqueira e pau-brasil. O local é ainda grande centro cultural, reunindo museus, pavilhões, planetário, auditório e exibições de peças de teatros ou shows musicais a céu aberto.

Em São Paulo, hospede-se no Hilton São Paulo Morumbi, luxuoso hotel da capital paulista, próximo a importantes centros comerciais da metrópole. No 28º andar, na cobertura do hotel, há piscina e vista panorâmica sobre a cidade, incluindo para a Ponte Estaiada.

Descubra em um post completo as melhores opções para se hospedar em SP!

3. Vila Capivari

Localizada na Serra da Mantiqueira e com traços europeus na arquitetura – e também no clima friozinho -, Campos do Jordão é a queridinha dos viajantes principalmente no inverno. Repleta de charme e elegância, a cidade garante inúmeras atrações para quem é fã da estação mais fria do ano.

Por lá, a Vila Capivari é parada obrigatória, afinal, é lá que estão algumas das atrações de mais destaque do destino, como barzinhos, restaurantes e lojinhas de chocolates. É na Vila Capivari também que fica o Parque Capivari, com roda-gigante, lago com pedalinhos e espaço para eventos.

O Bendito Cacao Resort & Spa é da marca de Cacau Show e oferece imersão no universo do cacau. Em sintonia com a natureza da Serra da Mantiqueira, o hotel tem café da manhã, hidro aquecida, workshops culinários, três bares, quadras, espaço kids, academia e SPA.

Confira um roteiro com dicas incríveis para desbravar o melhor de Campos do Jordão!

Rio de Janeiro

Além dos cartões-postais icônicos da capital fluminense, o Rio de Janeiro rouba a cena com seus destinos da Região dos Lagos e da Costa Verde, que guardam belas praias e ideais pontos turísticos no Brasil para viajar e desconectar.

4. Pão de Açúcar

Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, um dos principais pontos turísticos do Brasil
Conhecer o Pão de Açúcar e passear de bondinho é indispensável. A vista é maravilhosa!

Na Cidade Maravilhosa, a lista de pontos turísticos é grande, mas o conjunto de morros é destaque. Com 395 m de altura, o Pão de Açúcar é lindo mesmo de longe, além de render um passeio de bondinho com visão 360° da cidade. Lá em cima ainda tem anfiteatro, restaurantes, lojas e o Cocoruto, um museu que conta a história do bondinho.

5. Cristo Redentor

Cristo Redentor , Rio de Janeiro, o mais famoso ponto turístico do Brasil
O Cristo Redentor é um dos pontos obrigatórios para visitar no RJ

Ícone do Rio de Janeiro, o Cristo é, sem dúvidas, um dos mais célebres pontos turísticos no Brasil para viajar, atraindo olhares de todo o mundo. Ao lado da Muralha da China, do Coliseu e do Taj Mahal, a famosa estátua integra a lista das Sete Novas Maravilhas do Mundo Moderno, feita pela votação da New 7 Wonders Foundation.

No topo dos 710 m de altura do Morro do Corcovado, o monumento de 38 m, inaugurado em outubro de 1931, impressiona. Todos os anos, mais de 600 mil pessoas atravessam a Floresta da Tijuca com o Trem do Corcovado para chegar aos pés da estátua e vivenciar a experiência de visitar um dos cartões-postais mais icônicos do mundo.

6. Escadaria Selarón

Na Cidade Maravilhosa, a Escadaria Selarón fica entre os bairros da Lapa e Santa Teresa.

Palco para gravação de diversas filmagens, tanto musicais quanto cinematográficas, a Escadaria Selarón é um dos imperdíveis pontos turísticos no Brasil para viajar. Decorada pelo artista chileno Jorge Selarín, esta obra tem 200 degraus revestidos de azulejos e ladrinhos vindos de mais de 60 países diferentes.

A atração fica localizada entre o bairro da Lapa e o de Santa Teresa e garante, além de registros fotográficos icônicos, ainda mais tom a esta parte da Cidade Maravilhosa. O melhor é que é possível chegar à escadaria com o Bondinho de Santa Teresa e, depois da visita à atração, visitar os Arcos da Lapa, que ficam a apenas 400 m de lá.

Conheça os 10 melhores – e imperdíveis – pontos turísticos do Rio de Janeiro.

7. Museu do Amanhã

Museu do Amanhã, RJ.
O Museu do Amanhã é daquelas atrações que encantam tanto dentro quanto fora.

Assinada pelo espanhol Santiago Calatrava, a arquitetura contemporânea do Museu do Amanhã já chama atenção desde a sua fachada. Inaugurado em 2015 na Praça Mauá, no centro do Rio, a atração é um museu interativo com exposições que abordam temáticas de ciência e tecnologia.

Outros motivos que fazem do espaço um importante cartão-postal são o seu belo paisagismo, desenvolvido por Roberto Burle Max, e as ações sustentáveis realizadas pelo museu, como painéis solares e reservatórios de água. A atração também é premiada mundialmente, com reconhecimento, por exemplo, do Leading Culture Destinations Awards, o Oscar dos museus.

8. Copacabana

Copacabana, RJ.
Copacabana foi imortalizada em canções e também continua sendo palco de filmagens da TV.

“Um bom lugar para encontrar: Copacabana! Pra passear à beira-mar: Copacabana!”. Os versos de Dorival Caymmi imortalizam e homenageiam este cartão-postal nacional querido por gente do mundo inteiro. Copacabana encanta, sem dúvidas. Seja pela bela praia que a emoldura ou, principalmente, pelo calçadão emblemático de pedras portuguesas.

Além de instagramável, esta praia da Zona do Sul do Rio de Janeiro é indispensável para quem ama práticas aquáticas, como stand up paddle ou caiaque, e esportes na areia, como vôlei. Outros marcos icônicos de lá são a estátua de Carlos Drummond de Andrade, o magnífico Copacabana Palace e o Forte de Copacabana.

Descubra algumas das melhores praias do Rio de Janeiro em um post do Mag!

9. Parque Lage

O Parque Lage é lugar de natureza e História, possuindo um palacete histórico e áreas verdes.

Quem já conferiu o videoclipe de Beautiful, do Snoop Dogg com o Phael Williams, sabe que um dos cenários de destaque, além da Escadaria Selarón, é o Parque Lage. A atração é ponto turístico no Brasil para viajar e não se arrepender da visita. Afinal, ela fica aos pés do Corcovado, tem 52 hectares de verde e um palacete histórico com o famoso Café Plage.

O Parque Lage também foi declarado Patrimônio Histórico e Paisagístico pelo IPHAN e se tornou um parque público, onde os viajantes podem apreciar detalhes da História nacional, já que o lugar era antigamente um engenho de açúcar, e passear por trilhas em meio à natureza. Imperdível também é o Terraço do Parque Lage, com view privilegiado do Corcovado.

Para curtir o melhor do Rio de Janeiro, hospede-se próximo às praias em hotéis como o Hilton Copacabana, em frente ao mar de Copa. Valem também opções no centro, como o Vila Galé Rio de Janeiro. Ambos estão a, no máximo, 10 km do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.

10. Centro Histórico de Paraty

Vista geral para o Centro Histórico de Paraty, no Rio de Janeiro
Romântica por si só, Paraty possui um charmoso e preservado centro histórico.

A apenas 200 km da capital fluminense, a cidade de Paraty é perfeita para os apreciadores de história, romance e literatura, afinal o Centro Histórico do município é considerado Patrimônio Nacional pelo IPHAN e o “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso” do Brasil, segundo a UNESCO.

Com 33 quarteirões, suas ruas possuem calçamento pé de moleque, igrejas e casarões de arquitetura colonial que complementam o cenário histórico. Em meio à serra, entre o litoral paulista e fluminense, o destino é procurado para passeios de escunas às ilhas paradisíacas da região, por exemplo, e atrações culturais, como a Festa Literária Internacional de Paraty, a FLIP.

Uma hospedagem no Refúgio Tropical Pousada, a cerca de 4 km do Centro Histórico e das praias de Pontal e Jabaquara garante charme e estilo rústico. A pousada conta ainda com um bar, piscina, área de lazer para crianças e café da manhã incluso na tarifa.

Minas Gerais

O estado de Minas Gerais surpreende pela hospitalidade de seus habitantes e pela gastronomia incrível que faz todo mundo virar fã dos seus sabores. Mas, indo além desses motivos, é possível se encantar ainda pela sua natureza incomparável e cidades históricas.

Se inspire com algumas das cidades históricas de Minas Gerais.

11. Lago de Furnas

Mirante dos Cânions e o Lago de Furnas, em Capitólio, Minas Gerais
O Lago de Furnas é a maior extensão de água de MG e a Cachoeira Lagoa Azul é uma atração.

Minas Gerais é estado conhecido por suas igrejas históricas com ricos acervos barrocos, mas a natureza também brilha em um destes pontos turísticos do Brasil. Apesar de não ter um litoral, Minas tem o Lago de Furnas, chamado de “Mar de Minas”, que faz a diversão dos viajantes.

Suas águas cristalinas banham 34 municípios, formando pequenos lagos, praias artificiais, cachoeiras, piscinas naturais e cânions com mais de 20 m de altura. Um passeio especialmente procurado pelos turistas, por exemplo, é o roteiro de barco pelos cânions de Capitólio.

Bahia

O que é que a Bahia tem? O poder de nos apaixonar por cada cartão-postal e pela sua cultura afrobrasileira tão magnificamente preservada. E é claro que suas praias paradisíacas também são nos encantam, assim como sua construções coloniais, seu axé e sua energia única!

12. Pelourinho

Construções coloridas do Pelourinho, centro histórico e ponto turístico da Bahia
O Pelourinho deslumbra turistas e não à toa é um dos cartões-postais mais queridos de SSA.

O centro histórico de Salvador, na Bahia, é uma atração indispensável no roteiro à capital baiana. Suas ladeiras com calçamento pé de moleque são palco para apresentações de grupos de música e capoeira, além de abrigar igrejas históricas do século XVIII e casarões coloniais que funcionam como restaurantes, bares, lojas de artesanato e centros culturais.

O Pelourinho é lugar onde as tradições culturais da capital baiana se concentram. Por lá, os viajantes apreciam a boa gastronomia local em alguns dos melhores restaurantes e bares da cidade, por exemplo, e uma vida noturna superanimada com muita música ao vivo e performances culturais de bandas de percussão.

Além disso, é lá que também se situam alguns dos mais importantes museus do estado, como a Fundação Casa do Jorge Amado, o Museu Afrobrasileiro, a Casa do Carnaval da Bahia e o Museu Casa do Benin. O Pelourinho também pode ser ponto de partida para quem deseja explorar as atrações da Cidade da Baixa, como o Mercado Modelo e a Casa da Música.

Vai para Salvador? Descubra quais bairros da cidade são imperdíveis no roteiro!

13. Elevador Lacerda

Elevador Lacerda, na Bahia, um dos mais famosos pontos turísticos do Brasil
Ícone da Bahia, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador a servir de transporte público.

Além de ser cartão-postal icônico de Salvador, o Elevador Lacerda garante a maneira mais original de transitar pelas cidades alta e baixa na capital baiana. Inaugurado em 1873, a atração rouba a cena com seus 72 m de altura ligando a Praça Tomé de Souza com a Cayru, onde está o Mercado Modelo.

As vistas são para lá de privilegiadas: do alto das duas torres da construção, é possível observar a Baía de Todos-os-Santos e se encantar pelo panorama idílico garantido por esse passeio. Interessante saber também que o percurso realizado pelo elevador leva cerca de 30 segundos e, diariamente, mais de 20 mil pessoas costumam utilizá-lo.

Confira algumas das melhores praias de Salvador e arredores!

14. Mercado Modelo

Mercado Modelo - Bahia
O Mercado Modelo traz dezenas de lojas com incrível diversidade de produtos locais.

Um lugar onde os viajantes encontram tudo de melhor que a Bahia pode oferecer. Boa gastronomia, belíssimo artesanato, roupas coloridas e produtos locais fazem do Mercado Modelo um verdadeiro – e irresistível – reduto de compras na capital baiana, afinal o local concentra mais de 250 lojas de produtos diversos.

Além disso, o Mercado Modelo também tem excelentes opções de restaurantes no seu interior, com vistas privilegiadas do porto e ótimas opções de pratos típicos. Por lá, vale a pena também conhecer a galeria recém-inaugurada no subsolo do mercado, que narra a história da atração e traz obras de artistas soteropolitanos.

15. Farol da Barra

O Farol da Barra é símbolo maravilhoso de Salvador que apaixona à primeira vista.

Sabe aqueles lugares que costumam apaixonar à primeira vista? Salvador tem vários deles, é verdade. Mas o Farol da Barra, sem dúvidas, é capaz de fazer nosso coração bater mais forte como se cada visita fosse a primeira. A menos de 5 km do Pelourinho, o Farol da Barra é perfeito para quem deseja tirar fotos lindíssimas e apreciar o pôr do sol.

Vale a pena também aproveitar a tranquila praia que emoldura esse cartão-postal: a Praia do Farol da Barra rende cliques instagramáveis e ainda tem a formação de piscinas naturais durante a maré baixa. Mas outros pontos imperdíveis também ali por perto são a Praia do Porto da Barra, e os barzinhos ou restaurantes no calçadão da orla. Irresistível!

Uma boa opção para curtir Salvador é o Hotel Bahia do Sol, a 3 km do Pelourinho e 2 km Praia do Porto da Barra. Outra hospedagem que vale conferir é o Fiesta Bahia Hotel, com piscina, salão de jogos, parquinho infantil, academia, sauna e, com custo extra, SPA e salão de beleza.

Veja alguns dos melhores hotéis para se hospedar na capital baiana!

16. Centro Histórico de Porto Seguro

Centro Histórico de Porto Seguro, no Sul da Bahia
Com referências da época colonial, o Centro Histórico do destino é uma viagem no tempo.

Porto Seguro, no Sul da Bahia, possui atrações variadas, mas uma em especial desperta a curiosidade dos visitantes: o turismo histórico e cultural! Instalado no topo de falésias sobre a orla, o centro abriga prédios considerados importantes na origem do Brasil, como o Marco do Descobrimento, por exemplo, trazido de Portugual em 1503.

Além disso, o lugar é tombado como Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN desde 1973, o que faz dele realmente único. Graças às construções que preservam fachadas, peças e objetos dos séculos XVI e XVII, o turista sente como se tivesse voltado ao passado.

Com 120 mil m² e vista da cidade e do mar, o Porto Seguro Eco Bahia Hotel é a única hospedagem no Sítio Histórico. O hotel tem café da manhã, restaurante para outras refeições, duas piscinas com bar, quadras, campo de futebol society, salão de jogos e espaços kids.

Confira os melhores passeios para curtir em Porto Seguro.

Pernambuco

Se o Nordeste nos garante momentos para lá de especiais, muito disso deve-se às belezas de Pernambuco, que vão de praias belíssimas a ícones históricos. Basta falar de Noronha, por exemplo, que a mente logo se transporta a cartões-postais paradisíacos, únicos no mundo.

17. Piscinas naturais de Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, a praia mais famosa do litoral de Pernambuco, é um dos imperdíveis pontos turísticos no Brasil para viajar e se apaixonar, já que suas areias são bem movimentadas e não faltam opções de barracas com bebidas e comidinhas. Mas a atração principal, que mais se destaca mesmo, fica a cerca de 200 m da costa.

Em meio às águas cristalinas e esverdeadas, barreiras de recifes e corais formam piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos, ótima opção para os fãs de snorkel. Para maravilhar-se, é preciso subir a bordo de uma das jangadas tradicionais na região e mergulhar (literalmente) nas belezas dentro d’água que o destino guarda.

À beira de uma das praias mais famosas do Brasil, o Enotel Porto de Galinhas oferece luxo, conforto, localização incrível, serviços de primeira e uma infinidade de atividades de lazer, além de experiência All-Inclusive e complexo aquático de 3 mil m².

Não sabe o que fazer em Porto de Galinhas? Neste post, te damos dicas completas!

18. Baía do Sancho

Baía do Sancho, em Fernando de Noronha, um dos pontos turísticos mais cobiçados do Brasil
Em 2019, a Baía do Sancho foi eleita a melhor praia do mundo pelos usuários do TripAdvisor.

Situada no fascinante arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha, a Praia do Sancho é mesmo a queridinha do destino, afinal encanta pelas águas cristalinas e bancos de coral. Além disso, é considerada um dos melhores pontos para prática de mergulho livre no Brasil e já foi eleita, também, a mais bonitas do mundo por diversos anos.

Além disso, o local ainda guarda um mirante com vista para toda a orla, onde é possível se deslumbrar com o mar e as falésias cobertas por vegetação. A praia também é dona de longa faixa de areia e o acesso até a baía é feito de buggy, caminhonete ou barco, garantindo, durante todo o percurso, vistas paradisíacas da natureza local.

Veja dicas para te ajudar a registrar fotos maravilhosas em destinos de praia!

Alagoas

Além de guardar uma das orlas mais bonitas do Brasil na sua capital Maceió, o estado de Alagoas é lar de um cartão-postal que mais parece pintado à mão: Maragogi, carinhosamente apelidada como o Caribe Brasileiro, rouba a cena com cor das águas e paisagens paradisíacas.

19. Piscinas naturais de Maragogi

Maragogi, AL.
Maragogi é dona da segunda maior formação coralina do mundo, atrás apenas da Austrália.

O Caribe Brasileiro. Assim é definida Maragogi, dona de praias de águas azuizinhas e piscinas naturais que atraem viajantes do mundo todo em busca de relax total. Ao Norte do Litoral de Alagoas e a 130 km de Maceió, o destino é um verdadeiro paraíso praiano, afinal detém a segunda maior formação coralina do mundo, a Costa dos Corais.

Esses recifes de corais são responsáveis pela formação das piscinas naturais ou galés, que estampam alguns dos cartões-postais mais bonitos de todo o Nordeste com águas rasas e cristalinas, perfeitas para desbravar as diversas espécies de corais, moluscos, crustáceos ou peixinhos coloridos. Belezas dentro e fora d’água!

O Maragogi Brisa tem localização privilegiada à beira da praia e conta com bar molhado e piscinas, uma delas com parque aquático infantil. Além disso, o hotel tem brinquedoteca com recreação, sala de videogame, quadra de beach tennis, academia e redário.

Maranhão

Maranhão é conhecido como “Terra dos Encantos”, e não à toa. Principalmente por conta dos Lençóis Maranhenses, lugar que a cada dia mais vem ganhando protagonismo na wishlist dos viajantes. Isso porque os cenários são arrebatadores, com dunas e lagoas azuizinhas. Lindo!

20. Lençóis Maranhenses

Lençóis Maranhenses, uma dos principais pontos turísticos brasileiros
Os Lençóis Maranhenses são a atração do estado e uma das paradas da Rota das Emoções.

A cerca de 270 km da capital do Maranhão, um cenário mágico encanta viajantes do mundo todo. Os Lençóis Maranhenses, um dos principais pontos turísticos do Brasil para quem viaja ao Maranhão, apresentam paisagens incríveis, compostas por quilômetros de dunas de areia com até 40 metros de altura.

Ao caminhar pela areia fofa, formando pegadas, o viajante pensa estar em pleno deserto. Mas quando chega ao topo de uma duna e se depara com uma lagoa de águas cristalinas, percebe que o lugar é, na verdade, um oásis. Pode até parecer miragem, mas o deserto do Brasil é o único no mundo com milhares de lagoas e piscinas naturais formadas pelas águas da chuva.

Mato Grosso do Sul

Na região Centro-Oeste do Brasil, Mato Grosso do Sul é dono de atrações naturais surpreendentes. Quem se encanta, principalmente, são os fãs de ecoturismo, já que um dos destinos de destaque do estado é Bonito, paraíso para quem ama aventura na natureza.

21. Rio Sucuri

Paraíso do ecoturismo, Bonito faz jus ao nome. Isso porque o destino rouba a cena com uma natureza única no país, repleta de grutas, rios, lagoas e áreas verdejantes que garantem atividades para lá de aventureiras, incluindo trilhas. Um dos pontos mais emblemáticos da região é o belíssimo Rio Sucuri, convite irrecusável para praticar flutuação.

O Rio Sucuri tem cerca de 1.800 m e se destaca pelas águas cristalinas e tranquilas, onde é possível observar a fauna aquática, por exemplo, realizar passeios de barco e explorar suas belas nascentes, que rendem cliques instagramáveis. Outra curiosidade é que a atração é considerada um dos rios mais cristalinos do mundo.

Confira lugares imperdíveis no Brasil para os amantes de Ecoturismo.

22. Gruta da Lagoa Azul

Gruta da Lagoa Azul, em Bonito, no Mato Grosso do Sul
Bonito faz jus ao nome e também possui uma Lagoa Azul, um dos destaques do destino.

Também em Bonito, cidade muito procurada por sua natureza exuberante no Mato Grosso do Sul, a gruta cheia de formações de estalactites abriga um lago de águas cristalinas, que com o reflexo do sol ganha uma tonalidade de azul encantadora, tornando-a assim um dos maiores pontos turísticos do país.

Para chegar à atração, no entanto, é preciso percorrer uma trilha e descer quase 300 degraus até o deck de contemplação. Outra dica que vale a pena manter no radar é sobre a melhor época para avistar o lago no ápice de sua beleza: de dezembro a janeiro, especialmente pela manhã, é o período ideal para os viajantes contemplarem este ponto turístico.

Com 600 mil m² de natureza e lazer, o Zagaia Eco Resort está a 5 km do centro de Bonito e fica localizado em uma área exclusiva emoldurada por alamedas, bosques e trilhas. Ele conta com seis piscinas, quadras, campo de futebol, minigolfe, sala de jogos e muito mais!

Um guia de passeio em Bonito para você desbravar o melhor da região.

Goiás

Goiás guarda boas atrações para curtir em família, a exemplo de Caldas Novas e dos parques aquáticos no complexo Rio Quente. Mas, além disso tudo, o destino é capaz de surpreender com sua natureza, afinal, o Parque Nacional das Chapada dos Veadeiros impressiona.

23. Chapada dos Veadeiros

Cachoeira da Chapada dos Veadeiros, em Goiás
A Chapada dos Veadeiros é muito procurada por quem deseja contato com a natureza.

Em Goiás está um dos mais mágicos pontos turísticos do Brasil: a Chapada dos Veadeiros. Os cenários são compostos por inúmeras cachoeiras, cânions, cavernas, piscinas naturais, vegetação típica de cerrado e uma riquíssima e diversa fauna, com espécies de animais ameaçados de extinção, como a onça-pintada e o lobo-guará, por exemplo.

O melhor é que o destino consegue agradar a vários estilos diferentes de viajantes, já que proporciona atividades mais tranquilas, como trilhas para mirantes, até as mais radicais, como rapel, tirolesa e rafting, por exemplo. Além disso, vale conhecer no destino o Mirante da Janela, o Vale da Lua e a Cachoeira do Segredo.

Amazonas

As belezas naturais do Amazonas impressionam. Lar da maior floresta do país, com biodiversidade incomparável, o destino é lugar de fauna e flora única no mundo, roubando a cena com densa vegetação e atrações de natureza que rendem muita aventura.

24. Encontro das Águas

Vista aérea do Encontro das Águas, no Amazonas, um dos principais pontos turísticos do Brasil
O encontro dos rios Negro e Solimões garante um dos cenários mais apaixonantes do país.

Considerado o maior patrimônio imaterial de Manaus, no Amazonas, o Encontro das Águas é fenômeno que fascina quem viaja à capital amazônica. Por causa das diferentes velocidades, temperaturas e densidades, os rios Negro e Solimões correm cerca de 6 km sem se misturar, dando origem, então, à atração.

Sem falar que, durante o passeio, é possível sentir a diferença no estado das águas, além de observar os botos que frequentemente aparecem pelo caminho das embarcações entretendo os visitantes. As vistas durante todo o percurso são privilegiadas e não há como se decepcionar com essa experiência fora de sério!

25. Floresta Amazônica

Vista aérea para a Floresta Amazônica
A Floresta Amazônica corresponde a mais da metade das florestas tropicais existentes.

A Selva Amazônica é uma das maravilhas naturais do mundo mais impressionantes, além de ser também um dos mais famosos pontos turísticos do Brasil. Fora o encontro das águas, por exemplo, também vale conhecer o Parque Nacional de Anavilhanas, um dos maiores arquipélagos fluviais do mundo.

Por lá, então, os fãs de esportes radicais e práticas ecoturísticas se aventuram aos montes escalando árvores, explorando grutas, realizando pescas esportivas, nadando com botos e até fazendo focagem noturna de animais a bordo de canoas. Além disso, as atrações culturais são imperdíveis: é possível visitar tribos indígenas e mergulhar em suas tradições locais.

No coração da Floresta Amazônica, o Juma Amazon Lodge está integrado à natureza, tem pensão completa e oferece atividades como focagem de jacarés, piquenique na floresta e pescaria de piranhas, além de redário, piscina de rio com serviço de bar, museu, telescópio e dois decks, um deles flutuante.

Paraná

No Sul do Brasil, o estado do Paraná tem pontos turísticos que valem a pena visitar pelo menos uma vez na vida. Foz do Iguaçu, por exemplo, lar das majestosas Cataratas e de atrações incríveis como o Parque das Aves, é parada obrigatória para os fãs de natureza.

26. Cataratas do Iguaçu

Vista aérea das Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná, um dos principais pontos turísticos do Brasil
As Cataratas do Iguaçu, no Paraná, recebem cerca de um milhão de turistas todos os anos

Um dos pontos turísticos do Brasil mais dignos de estampar cartões-postais é, na verdade, um tesouro compartilhado com nossos vizinhos Argentina e Paraguai. As Cataratas do Iguaçu, uma das mais incríveis formações da natureza, estão situadas na cidade de Foz do Iguaçu, exatamente na fronteira com a Argentina.

Suas 275 quedas chegam aos 80 m de altura e atraem, por exemplo, mais de 1 milhão de turistas por ano. Na votação para descobrir as 7 Novas Maravilhas da Natureza da New7Wonders Foundation, a exuberância das Cataratas do Iguaçu emplacou ao lado de lugares paradisíacos, como a Baía Há Long, no Vietnã e a Floresta Amazônica.

O Bourbon Cataratas Resort oferece 245 mil m² de área total em harmonia com a natureza, com piscinas cobertas e ao ar livre, trilhas ecológicas, parede de escalada, arco e flecha, arvorismo, quadras, boliche e salas de jogos, Spa, centro de beleza e muito mais!

27. Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba, no Paraná, um dos principais pontos turísticos do Brasil
O Jardim das Sensações é uma das atrações mais procuradas do Jardim Botânico de Curitiba.

Um dos principais pontos turísticos do Brasil e cartão-postal de Curitiba, o jardim botânico inaugurado em 1991 está instalado em uma área que abrange cerca de 245 mil m², abrigando diversas espécies de plantas típicas da Mata Atlântica e encantando a todos que são fascinados por paisagismo e arquitetura.

Com três estufas climatizadas e que remetem ao Palácio de Cristal da Europa do século XIX, o local chama a atenção dos turistas da capital do Paraná. Além disso, toda a disposição das flores, como o cultivo do espaço Sensações e seus 200 m de trilha em meio a labirintos floridos, foi inspirada em famosos jardins franceses.

Localização privilegiada, infraestrutura e serviços de alto nível. O Radisson Hotel Curitiba fica em área nobre da cidade, no bairro do Batel, tem café da manhã incluso, lobby bar, piscina climatizada, saunas seca e úmida, fitness center e SPA à parte.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul guarda ótimos destinos tanto aos viajantes que preferem natureza quanto àqueles que escolhem cidades repletas de charme. A prova da sua diversidade está na bela Gramado, que divide o mesmo estado com os maravilhosos cânions de Cambará do Sul.

28. Avenida Borges de Medeiros

Em Gramado, a Av. Borges de Medeiros é ponto icônico e onde se concentram várias atrações.

Uma das principais avenidas de Gramado, a Borges de Medeiros, não podia ficar fora da nossa lista de melhores pontos turísticos no Brasil para viajar. Isso porque o local é atração de destaque no destino, concentrando símbolos como o Palácio dos Festivais, a Rua Coberta e a Igreja Matriz  São Pedro Apóstolo.

O local também fica pertinho da Fonte do Amor Eterno, localizada a apenas 850 m. É lá onde os casais apaixonados costumam ancorar cadeados que simbolizam a união entre ambos. Além disso, a avenida também fica a menos de 2 km de outro ponto emblemático de Gramado: o Lago Negro, opção de passeio super-romântica para andar de pedalinhos.

Cercado por natureza, o Wyndham Gramado fica a 750 m do parque de neve Snowland e a cerca de 7 km do centro. O hotel tem buffet de café da manhã incluso, três piscinas de águas termais, salão de jogos, kids club, recreação, cinema, saunas, jacuzzis de águas termais e SPA.

Confira uma lista com alguns dos melhores hotéis em Gramado.

29. Cascata do Caracol

Cascata do Caracol. em Canela, no Rio Grande do Sul
Em meio a mata fechada da região de Canela, a Cascata do Caracol encanta pela simplicidade

Cercada pela natureza da Serra Gaúcha, a charmosa cidade de Canela, pertinho de Gramado, abriga mais um dos pontos turísticos do Brasil que todo bom viajante deveria conhecer.

A Cascata do Caracol está situada dentro do parque de mesmo nome, tem 131 m de altura, trilhas que percorrem seu rio antes da grande queda, e vários mirantes que proporcionam diferentes perspectivas dessa cachoeira monumental.

30. Cânions de Cambará do Sul

A 200 km de Porto Alegre, Cambará do Sul é porta de entrada para dois parques nacionais que abrigam cânions, cachoeiras, rios, florestas de e uma riquíssima diversidade de animais. O Parque Nacional de Aparados da Serra, por exemplo, é lar do Cânion do Itaimbezinho, um dos maiores da América Latina com 720 metros de altura e 6 quilômetros de extensão.

Além disso, outra atração no destino que vale a pena é o Parque Nacional da Serra Geral, criado em 1992 e dono de 17.300 hectares. Além de belas trilhas e cachoeiras, como a trilha da Cachoeira do Tigre Preto, o cânion Fortaleza com 7,5 quilômetros de extensão e 900 m de altura rouba a cena.

O Parador Cambará do Sul está em meio à natureza. Seu conceito glamping garante acomodações rústicas, modernas e repletas de charme. Piscina aquecida, bar, queijaria, sala de estar e de jogos, deck com fogueira, jacuzzi, sauna e SPA by L’Occitane marcam a experiência.


Demais, não é? Reserve com o Zarpo os pontos turísticos do Brasil que mais te chamam a atenção e combine o destino com hotéis incríveis!

4.4/5 - (19 avaliações)
Bruna Rio Branco

Amante das artes, adora viajar para lugares que inspirem criações artísticas e que tenham a cultura vibrante. Destinos de natureza também estão na sua listinha de favoritos.

8 Comentários

  1. Pingback: Notícias Tursan - Curiosidades - Os mais famosos pontos turísticos do Brasil

Escreva um comentário