Por enquanto, viajar não está nos planos. O período pede isolamento, e ficar em casa é primordial. Então, que tal aproveitar o tempo livre e planejar aquela viagem nacional inesquecível para 2021? Para te ajudar, o Mag preparou 5 roteiros de viagem no Sul. Das paisagens exuberantes ao bom vinho e chocolate quente, confira a seguir todos eles.

Home - Slider 1

Santa Catarina: Florianópolis + Bombinhas

Vista aérea Praia Lagoinha do Leste, em Florianópolis, destino entre os roteiros no Sul
Para curtir Florianópolis em família, aposte nas praias mais tranquilas, como a Lagoinha do Leste

Em Santa Catarina, os dias com o pé na areia prometem ser os melhores, principalmente com Florianópolis e Bombinhas no mesmo roteiro. Reserve no mínimo 4 dias para curtir a “Ilha da Magia” e sua extensão litorânea. Entre as praias mais famosas estão a Brava e de Jurerê, ao Norte. Já ao Leste estão Praia Mole e Praia da Joaquina, com dunas que chamam a atenção, tanto pelas areias douradas e reluzentes, quanto pela descida de sandboard. Ao Sul tem a Praia do Campeche e a Ilha do Campeche, de mar cristalino repleto de peixinhos.

Para admirar toda essa beleza do alto, aposte nos mirantes. Um dos mais visitados é o Mirante do Morro da Cruz, com vista que combina o mar e a cidade. O projeto Tamar também tem unidade em Florianópolis, na Praia Barra da Lagoa, com exposições e visitas guiadas. E não se esqueça da lembrancinha! Antes de finalizar a viagem, dê uma passadinha no charmoso bairro Santo Antônio de Lisboa, onde estão lojas de artesanato, ateliês, cafeterias e mais. 

Vista geral da Praia de Bombinhas, destino nos roteiros para viajar no Sul
Bombinhas é referência em mergulho ecológico. Todos se maravilham pelo mundo subaquático

Do surf ao mergulho, a cerca de 80 km de Floripa, Bombinhas é considerada a capital do mergulho ecológico. Fique ao menos por 4 dias e conheça a Praia da Sepultura,com piscinas naturais, a Praia de Bombinhas, ideal para famílias, e as praias de Mariscal e de Quatro Ilhas. Já a Ilha do Arvoredo é uma reserva biológica marinha boa para praticar mergulho, além de possuir 270 hectares de Mata Atlântica e rochedos com pinturas rupestres. Visite ainda o Mirante Eco 360º, entre as praias da Conceição e da Tainha; garanta fotos panorâmicas e, na volta, arrisque uma descida de tirolesa.

Interessou? Com datas para 2021, hospede-se no Costão do Santinho Resort. Em Florianópolis, o resort é All-Inclusive, está à beira-mar e possui oito restaurantes, nove piscinas, kids’ club e mais.

Santa Catarina: Beto Carrero World + Balneário Camboriú

Entrada do Beto Carrero World, em Penha, Santa Catarina
Na viagem para o Sul não pode faltar o Beto Carrero World, maior parque multitemático da América Latina

Um dos roteiros mais divertidos no Sul combina Penha e Balneário Camboriú. Penha entrou para a rota turística após a inauguração do maior parque multitemático da América Latina: o Beto Carrero World! Aproveite tudo em 3 dias. Nos dois primeiros curta ao máximo as mais de 60 atrações do parque, como montanhas-russas, zoológico, brinquedos aquáticos, shows temáticos, etc. No último dia, explore algumas das 19 praias do destino, entre elas a da Fortaleza e Grande, de águas agitadas, e a do Poá, praticamente deserta. 

Cais da Praia das Laranjeiras, em Balneário Camboriú
A Praia das Laranjeiras, uma das mais afastadas de Balneário Camboriú, é perfeita para relaxar com o pé na areia

Em busca de sossego ou agitação? Independente da resposta, Balneário Camboriú é o lugar, a 38 km de Penha. Reserve no mínimo 3 dias para este destino que está entre os roteiros do Sul. O centro é a parte mais badalada, com bares, restaurantes, pubs e baladas. A Praia Central possui a orla mais movimentada da região, principalmente à noite.

Para dias tranquilos, as praias afastadas são perfeitas, como a das Laranjeiras, de mar esverdeado, e dos Amores, ideal para prática de surf. O roteiro se completa com um salto de parapente do Morro do Careca, e um dia de diversão no Parque Unipraias, com teleférico de 3.250 m de trajeto, trenó de montanha e tirolesa. 

Interessou? O Zarpo tem opções de hotéis em Santa Catarina, com datas para 2021. Em Penha, fique na Pousada Vila Regina, Pousada Bougainville, Pousada Pé na Areia ou Pousada Ponta da Vigia, todas a até 4 km do Beto Carrero World. Já em Balneário, escolha entre o Reserva Praia Hotel e o Santa Inn Hotel.

Rio Grande do Sul: Gramado + Canela

Entrada da Rua Coberta, em Gramado, destino entre os roteiros no Sul
A Rua Coberta é um dos pontos turísticos de Gramado. O endereço possui cafés, lojas, restaurante e mais

No Rio Grande do Sul está um dos roteiros mais românticos do Sul: Gramado e Canela. Com heranças da colonização europeia presentes na arquitetura e na culinária, Gramado é carinhosamente chamada de “Suíça Brasileira”, não à toa. O ideal é ficar 4 dias na cidade, que reserva um lugar cativo no coração dos casais e também das famílias.

O Lago Negro é um dos pontos turísticos mais famosos. É cercado por pinheiros, colorido por hortênsias azuis e azaleias, e possui passeios de pedalinho. Vale conhecer também a Rua Coberta, repleta de cafés, bistrôs, restaurantes e lojas. Para diversão, há o Museu de Cera Dreamland, o Mini Mundo e o Snowland, primeiro parque indoor das Américas. Os chocolates, vinhos e fondues são marca registrada do destino, não deixe de provar.

Leia mais sobre Gramado no Mag

Vista geral da Cascata do Caracol, em Canela, destino entre os roteiros no Sul do país
Em Canela, a natureza exuberante é um dos destaques, em especial na Cascata do Caracol

A segunda parte do roteiro é em Canela, a 9 km de Gramado. A natureza encanta a todos que passam, principalmente no Parque Estadual do Caracol, onde está a Cascata do Caracol, com queda de cerca de 130 m. Visite ainda a Catedral de Pedra, que se ilumina ao anoitecer. Já o Mundo a Vapor, com icônica fachada, e o Parque Terra Mágica Florybal, com mais de 40 atrações, garantem a diversão. Reserve no mínimo 2 dias para este destino. 

Interessou? O Zarpo tem opções de hotéis no Rio Grande do Sul, com datas para 2021. Em Gramado, há o Hotel Alpestre, a 1 km do Lago Negro, o Prodigy Hotel Gramado e o Wish Serrano Resort, ambos a 400 m da Rua Coberta. Em Canela, hospede-se no Laghetto Vivace Canela, a 450 m da Catedral das Pedras.

Rio Grande do Sul: Porto Alegre + Bento Gonçalves

Vista geral Lago Guaíba, em Porto Alegre, destino entre os roteiros de viagem no Sul
O centro histórico de Porto Alegre, às margens do Lago Guaíba, abriga os principais pontos turísticos da cidade

Entre os roteiros do Sul, encante-se por Porto Alegre e delicie-se com os vinhos de Bento Gonçalves. Programe-se para ficar ao menos 3 dias em Porto Alegre, rica em culinária tradicional e atividades ao ar livre. Às margens do Lago Guaíba, que tem o pôr-do-sol mais lindo da cidade, é no centro histórico que está a maioria das atrações, como a Casa de Cultura Mário Quintana, a Catedral Metropolitana e a Usina do Gasômetro, um dos espaços culturais mais importantes da cidade. Para produtos típicos, como cuias, charque e erva-mate, vá ao Mercado Público de Porto Alegre.

Vinhedos em Bento Gonçalves
Cheio de vinhedos, Bento Gonçalves faz jus ao título de um dos maiores produtores de vinho do Brasil

O estado gaúcho é um dos maiores produtores de vinho do país, e Bento Gonçalves, a 120 km de Porto Alegre, se destaca nesse cenário. Harmonize a cultura local com uma – ou várias – taças de vinho em ao menos 3 dias de estadia. Em época de vindima as vinícolas locais promovem muitas atividades, como degustações e a famosa pisa da uva. Entre um gole e outro, faça os passeios clássicos do destino, como andar de Maria Fumaça até o município vizinho ou realizar o Caminho de Pedras, uma rota turística rural com construções de época, restaurantes, bistrôs e mais.

Interessou? Com datas para 2021, reserve o Laghetto Stilo Higienópolis. Em Porto Alegre, desfrute de café da manhã incluso na tarifa, bar e piscina aquecida a 6 km do centro histórico.

Paraná: Foz do Iguaçu + Paraguai

Vista geral das Cataratas do Iguaçu, destino entre os roteiros de viagem no Sul
As Cataratas do Iguaçu encantam a todos com seu volumoso conjunto de 275 quedas d’água de 82 m

Ao falar de roteiros no Sul, é inevitável pensar em Foz do Iguaçu, no Paraná, e não imaginar as Cataratas do Iguaçu! Entre as maravilhas do mundo, o conjunto de 275 quedas d’água de 82 m atrai milhões de turistas. O ecoturismo é um dos diferenciais de Foz, e para aproveitar tudo ao máximo fique pelo menos por 4 dias. No Parque Nacional, casa das cataratas, aventure-se com voo panorâmico, trilhas e rafting. Já no Parque das Aves visite diversas espécies de borboletas, répteis e aves em viveiros abertos ao público.

Veja tudo o que fazer em Foz do Iguaçu

Vista aérea da Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu e a Ciudad del Este
Ligando Brasil e Paraguai, a Ponte da Amizade leva os turistas de Foz do Iguaçu à Ciudad del Este

No último dia, atravesse a Ponte da Amizade e estenda a viagem até o Paraguai, especificamente a Ciudad Del Este. É hora das compras! Se perca nas lojas de eletrônicos, como a Mega Eletrônicos, com mais de sete mil itens em estoque, brinquedos, produtos de estética e mais. Fique atento à origem dos produtos e à cota de compras por pessoa, que não pode passar de US$ 300.

Interessou? O Zarpo tem opções de hotéis em Foz do Iguaçu, com datas para 2021. Tem o Nacional Inn Foz do Iguaçu, a 5 km das Cataratas, o Bourbon Cataratas Resort e o Mabu Thermas Resort, ambos a 12 km, e o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, a 16 km.

Veja também 5 roteiros no Nordeste para 2021


O que achou dessas dicas? Selecione seu roteiro no Sul preferido e planeje uma viagem memorável para 2021! Entre no Zarpo e confira ofertas exclusivas. 

Hellen Cerqueira

Em busca de aventuras, suas viagens são para conhecer novas culturas e experimentar comidas típicas e bebidas artesanais. Na dúvida, as praias são sempre sua escolha preferida!

Escreva um comentário