Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O trio compõe a região Sul brasileira, e oferece as mais variadas viagens, de destinos badalados para o verão até cidades charmosas que combinam com o inverno.
O Mag preparou 5 roteiros de viagem no Sul. Tem praias, uma das sete maravilhas naturais do mundo, construções em estilo enxaimel, vinícolas e muito mais!
Santa Catarina: Florianópolis + Bombinhas
Em Santa Catarina, os dias com o pé na areia prometem ser os melhores, principalmente com Florianópolis e Bombinhas no mesmo roteiro. Reserve no mínimo 4 dias para curtir a “Ilha da Magia” e sua extensão litorânea. Entre as praias mais famosas estão a Brava e de Jurerê, ao Norte. Já ao Leste estão Praia Mole e Praia da Joaquina, com dunas que chamam a atenção, tanto pelas areias douradas e reluzentes, quanto pela descida de sandboard. Ao Sul tem a Praia do Campeche e a Ilha do Campeche, de mar cristalino repleto de peixinhos.
Para admirar toda essa beleza do alto, aposte nos mirantes. Um dos mais visitados é o Mirante do Morro da Cruz, com vista que combina o mar e a cidade. O projeto Tamar também tem unidade em Florianópolis, na Praia Barra da Lagoa, com exposições e visitas guiadas. E não se esqueça da lembrancinha! Antes de finalizar a viagem, dê uma passadinha no charmoso bairro Santo Antônio de Lisboa, onde estão lojas de artesanato, ateliês, cafeterias e mais.
Do surf ao mergulho, a cerca de 80 km de Floripa, Bombinhas é considerada a capital do mergulho ecológico. Fique ao menos por 4 dias e conheça a Praia da Sepultura, com piscinas naturais, a Praia de Bombinhas, ideal para famílias, e as praias de Mariscal e de Quatro Ilhas. Já a Ilha do Arvoredo é uma reserva biológica marinha boa para praticar mergulho, além de possuir 270 hectares de Mata Atlântica e rochedos com pinturas rupestres. Visite ainda o Mirante Eco 360º, entre as praias da Conceição e da Tainha; garanta fotos panorâmicas e, na volta, arrisque uma descida de tirolesa.
Interessou? Hospede-se no Costão do Santinho Resort. Em Florianópolis, o resort é All-Inclusive, está à beira-mar e possui oito restaurantes, nove piscinas, kids’ club e mais.
Santa Catarina: Beto Carrero World + Balneário Camboriú
Um dos roteiros mais divertidos no Sul combina Penha e Balneário Camboriú. Penha entrou para a rota turística após a inauguração do maior parque multitemático da América Latina: o Beto Carrero World! Aproveite tudo em 3 dias. Nos dois primeiros curta ao máximo as mais de 60 atrações do parque, como montanhas-russas, zoológico, brinquedos aquáticos, shows temáticos, etc. No último dia, explore algumas das 19 praias do destino, entre elas a da Fortaleza e Grande, de águas agitadas, e a do Poá, praticamente deserta.
Em busca de sossego ou agitação? Independente da resposta, Balneário Camboriú é o lugar, a 38 km de Penha. Reserve no mínimo 3 dias para este destino que está entre os roteiros do Sul. O centro é a parte mais badalada, com bares, restaurantes, pubs e baladas. A Praia Central possui a orla mais movimentada da região, principalmente à noite.
Para dias tranquilos, as praias afastadas são perfeitas, como a das Laranjeiras, de mar esverdeado, e dos Amores, ideal para prática de surf. O roteiro se completa com um salto de parapente do Morro do Careca, e um dia de diversão no Parque Unipraias, com teleférico de 3.250 m de trajeto, trenó de montanha e tirolesa.
Interessou? O Zarpo tem opções de hotéis em Santa Catarina. Em Penha, fique na Pousada Vila Regina, Pousada Bougainville, Pousada Pé na Areia ou Pousada Ponta da Vigia, todas a até 4 km do Beto Carrero World. Já em Balneário, escolha entre o Reserva Praia Hotel e o Santa Inn Hotel.
Rio Grande do Sul: Gramado + Canela
No Rio Grande do Sul está um dos roteiros mais românticos do Sul: Gramado e Canela. Com heranças da colonização europeia presentes na arquitetura e na culinária, Gramado é carinhosamente chamada de “Suíça Brasileira”, não à toa. O ideal é ficar 4 dias na cidade, que reserva um lugar cativo no coração dos casais e também das famílias.
O Lago Negro é um dos pontos turísticos mais famosos. É cercado por pinheiros, colorido por hortênsias azuis e azaleias, e possui passeios de pedalinho. Vale conhecer também a Rua Coberta, repleta de cafés, bistrôs, restaurantes e lojas. Para diversão, há o Museu de Cera Dreamland, o Mini Mundo e o Snowland, primeiro parque indoor das Américas. Os chocolates, vinhos e fondues são marca registrada do destino, não deixe de provar.
Leia mais sobre Gramado no Mag
A segunda parte do roteiro é em Canela, a 9 km de Gramado. A natureza encanta a todos que passam, principalmente no Parque Estadual do Caracol, onde está a Cascata do Caracol, com queda de cerca de 130 m. Visite ainda a Catedral de Pedra, que se ilumina ao anoitecer. Já o Mundo a Vapor, com icônica fachada, e o Parque Terra Mágica Florybal, com mais de 40 atrações, garantem a diversão. Reserve no mínimo 2 dias para este destino.
Interessou? O Zarpo tem opções de hotéis no Rio Grande do Sul. Em Gramado, há o Hotel Alpestre, a 1 km do Lago Negro, o Prodigy Hotel Gramado e o Wish Serrano Resort, ambos a 400 m da Rua Coberta. Em Canela, hospede-se no Laghetto Vivace Canela, a 450 m da Catedral das Pedras.
Rio Grande do Sul: Porto Alegre + Bento Gonçalves
Entre os roteiros do Sul, encante-se por Porto Alegre e delicie-se com os vinhos de Bento Gonçalves. Programe-se para ficar ao menos 3 dias em Porto Alegre, rica em culinária tradicional e atividades ao ar livre. Às margens do Lago Guaíba, que tem o pôr-do-sol mais lindo da cidade, é no centro histórico que está a maioria das atrações, como a Casa de Cultura Mário Quintana, a Catedral Metropolitana e a Usina do Gasômetro, um dos espaços culturais mais importantes da cidade. Para produtos típicos, como cuias, charque e erva-mate, vá ao Mercado Público de Porto Alegre.
O estado gaúcho é um dos maiores produtores de vinho do país, e Bento Gonçalves, a 120 km de Porto Alegre, se destaca nesse cenário. Harmonize a cultura local com uma – ou várias – taças de vinho em ao menos 3 dias de estadia. Em época de vindima as vinícolas locais promovem muitas atividades, como degustações e a famosa pisa da uva. Entre um gole e outro, faça os passeios clássicos do destino, como andar de Maria Fumaça até o município vizinho ou realizar o Caminho de Pedras, uma rota turística rural com construções de época, restaurantes, bistrôs e mais.
Interessou? Hospede-se no Laghetto Stilo Higienópolis. Em Porto Alegre, desfrute de café da manhã incluso na tarifa, bar e piscina aquecida a 6 km do centro histórico.
Paraná: Foz do Iguaçu + Paraguai
Ao falar de roteiros no Sul, é inevitável pensar em Foz do Iguaçu, no Paraná, e não imaginar as Cataratas do Iguaçu! Entre as maravilhas do mundo, o conjunto de 275 quedas d’água de 82 m atrai milhões de turistas. O ecoturismo é um dos diferenciais de Foz, e para aproveitar tudo ao máximo fique pelo menos por 4 dias. No Parque Nacional, casa das cataratas, aventure-se com voo panorâmico, trilhas e rafting. Já no Parque das Aves visite diversas espécies de borboletas, répteis e aves em viveiros abertos ao público.
Veja tudo o que fazer em Foz do Iguaçu
No último dia, atravesse a Ponte da Amizade e estenda a viagem até o Paraguai, especificamente a Ciudad Del Este. É hora das compras! Se perca nas lojas de eletrônicos, como a Mega Eletrônicos, com mais de sete mil itens em estoque, brinquedos, produtos de estética e mais. Fique atento à origem dos produtos e à cota de compras por pessoa, que não pode passar de US$ 300.
Interessou? O Zarpo tem opções de hotéis em Foz do Iguaçu. Tem o Nacional Inn Foz do Iguaçu, a 5 km das Cataratas, o Bourbon Cataratas Resort e o Mabu Thermas Resort, ambos a 12 km, e o Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, a 16 km.
Veja também 5 roteiros no Nordeste
O que achou dessas dicas? Selecione seu roteiro no Sul preferido e viva uma viagem memorável! Entre no Zarpo e confira ofertas exclusivas.