Entre as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, cadeia montanhosa que se estende por parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, há destinos perfeitos para curtir o friozinho, aproveitar a natureza e viver dias de sossego e descanso. Ao todo, são cerca de 500 km de montanhas e florestas com vegetação típica da Mata Atlântica, além de rios, cachoeiras e mirantes com vistas de tirar o fôlego.
Nos meses de calor, as cidades são um prato cheio para ecoturismo e atividades ao ar livre. Já nos meses de inverno, a pedida é aproveitar o charme do friozinho! As temperaturas baixas têm tudo a ver com as paisagens serranas.
Seja para curtir somente um destino ou para montar um roteiro completo pela Serra da Mantiqueira, confira a seguir uma lista com as 10 cidades imperdíveis para conhecer na região, com dicas do que fazer em cada uma e sugestões de hospedagem.
Campos do Jordão, SP: a menina dos olhos
Campos do Jordão é o principal destino quando o assunto é inverno na serra paulista. Quando as baixas temperaturas do inverno começam a apontar nos termômetros, a cidade é automaticamente tomada por turistas! A cerca de 180 km de São Paulo, Campos atrai especialmente casais, mas também é uma ótima escolha para curtir com toda família. No frio, os passeios têm pausas para chocolates quentes e jantares com vinhos e fondues. Mas, mesmo nos meses mais quentes, Campos do Jordão também vale a viagem.
Visitar a Vila Capivari, centro repleto de belas construções, bares, restaurantes e chocolaterias, e também onde fica o Parque Capivari, com roda-gigante, pedalinhos e trenzinho infantil. Vale ainda conferir o Horto Florestal, ótima opção para aproveitar a natureza, e os jardins do Amantikir. Para passeios culturais, as dicas são o Museu Felícia Leirner, localizado em uma área de 35 mil m² e com obras exibidas ao ar livre, e o Palácio Boa Vista, rodeado por belos jardins e dono de quase 200 obras de arte.
Em Campos do Jordão, hospede-se no Golden Park Campos do Jordão, a 500 m do portal da cidade e a 6 km da Vila Capivari, com piscina coberta e aquecida, quadra, lago com pedalinho e playground. Outra opção é o Castelo Nacional Inn, um verdadeiro castelo a 900 m do Palácio Boa Vista, 2 km do Museu Felícia Leirner e 7 km do centro do destino. Ambos têm café da manhã incluso na tarifa.
Aproveite para conferir dicas superbacanas do que fazer em Campos de Jordão
São Bento do Sapucaí, SP: sossego na Serra da Mantiqueira
A apenas 40 km de Campos do Jordão, a pequena São Bento do Sapucaí agrada os viajantes que preferem noites mais tranquilas. Em meio ao cenário da Serra da Mantiqueira, charmosas e românticas pousadas são um convite e tanto para curtir uma viagem a dois. Os aventureiros também encontram sua dose de adrenalina em escaladas, trekking, rapel e voo livre, atividades que têm como pano de fundo o famoso complexo da Pedra do Baú.
Para estreitar ainda mais o contato com a natureza da Serra Mantiqueira, outra dica imperdível para quem ama ecoturismo são as cachoeiras do destino, alcançadas por meio de trilhas de variados níveis. Lugares como a Cachoeira do Tobogã, que conta com uma bela piscina natural, a Cachoeira do Toldi, com mais de 20 m de altura e cercada pelas belezas da Mata Atlântica, e a Cachoeira dos Amores, que faz jus ao nome e rende lindas fotos, são algumas das paradas obrigatórias para quem deseja curtir o que há de mais bonito no destino
São Francisco Xavier, SP: refúgio a 170 km de São Paulo
São Francisco Xavier, apelidada carinhosamente de “São Xico”, é outra alternativa para os viajantes em busca de um refúgio tranquilo na Serra da Mantiqueira. A apenas 170 km da capital de São Paulo, é um destino repleto de trilhas e cachoeiras que servem de escape para aliviar os estresses diários. A cidade vem se popularizando a cada ano, mas ainda preserva os ares de “esconderijo” graças a sua atmosfera mais serena ditada pelo ritmo da natureza local.
No centro do destino, existem várias opções gastronômicas repletas de charme, principalmente para curtir jantares intimistas a dois. Sem falar que o artesanato é o ponto forte da região, como peças para decoração, imagens de santos, artefatos típicos e mais. Por lá, os diversos ateliês garantem muitas lembrancinhas para levar na bagagem de volta junto de memórias especiais.
Monte Verde, MG: romance e aventura na Serra da Mantiqueira
Os fãs de adrenalina encontram na Serra da Mantiqueira uma das melhores cidades para aproveitar ao máximo: Monte Verde, em Minas Gerais. Na divisa com São Paulo, a cerca de 160 km da capital paulista e 480 km de Belo Horizonte, o destino é perfeito para explorar a natureza por meio de trilhas, passeios de quadriciclos e outra série de atividades para ninguém ficar parado.
Monte Verde também é perfeita para se inspirar e se apaixonar. Por lá, os ares de romance marcam presença para os casais curtirem juntinhos uma viagem a dois, principalmente em um clima mais friozinho. O charmoso centro da cidade ostenta uma linda arquitetura e hospedagens garantem ainda mais romance. No mês de julho, dá pra combinar as baixas temperaturas com o Festival de Inverno, que recebe shows, oficinas culturais e várias outras performances!
Uma hospedagem no Esquilo Hotel & Chalés é capaz de combinar sofisticação, conforto e charme em um só lugar. Com localização privilegiada, a poucos metros da rua principal do destino, o hotel é a pedida certa para os casais em busca de estadia romântica e repleta de mimos. Lá o café da manhã está incluso na tarifa e a lista de comodidades inclui restaurante, piano bar, piscina coberta e aquecida, hidro-spa aquecida, sauna, sala de cinema, salão de jogos, academia e mais!
Gonçalves, MG: o amor sobe a Serra da Mantiqueira
Cercada por florestas de araucárias e pinheiros, Gonçalves é a queridinha dos casais em busca de descanso, tranquilidade e muito romance. A começar pela sua localização: o destino está no topo da Serra da Mantiqueira, a cerca de 220 km de São Paulo e 460 km de Belo Horizonte. Seus cartões-postais são estampados por belas cachoeiras, trilhas e mirantes, dicas de passeios imperdíveis para quem busca aventura em meio à natureza. São imperdíveis, por exemplo, a Cachoeira das 7 Quedas e a Cachoeira do Cruzeiro.
Para os viajantes com o estilo mais tranquilo, explorar o centro do destino, repleto de lojas, cafés, restaurantes e ateliês de arte vale muito a pena. O charme está por toda a parte e é bacana conferir de pertinho a praça principal, com construções coloridas nos arredores, e desfrutar da cozinha mineira pelos empórios e demais opções gastronômicas espalhadas na região.
Repleta de charme e cercada por natureza, a Pousada Cabanas no Mundo está a 2 km do centro e é ótima opção de hospedagem em Gonçalves. Perfeita para desconectar-se e com clima típico de cidadezinha do interior, a pousada tem cachoeiras com acesso particular dos hóspedes, trilhas, sauna finlandesa, redário, lago para pesca esportiva, serviço de massagem e café da manhã incluso na tarifa.
Bueno Brandão, MG: as belezas naturais de Minas
Também conhecida como Campo Místico, Bueno Brandão está localizada na parte mineira da Serra da Mantiqueira, a cerca de 170 km de São Paulo e 460 km de Belo Horizonte. A cidade atrai turistas em busca da fauna e da flora local e outros atrativos naturais presentes na região. Seus picos montanhosos atingem até 1.700 m acima do nível do mar e contam com trilhas ecológicas, rios, mirantes e cachoeiras de águas cristalinas.
Por falar nelas, são mais de 30 opções de quedas d’água, e a maioria tem fácil acesso por trilhas curtas. Algumas das mais famosas cachoeiras do destino são Cascavel, Machado II, Mergulho e Barbosas e, além de renderem cliques instagramáveis graças ao visual, garantem diversão completa para quem ama estar sempre em contato com a natureza em sua forma mais genuína.
Delfim Moreira, MG: destino perfeito para ecoturismo
Estilo de vida pacato, atmosfera tranquila e cenários naturais de tirar o fôlego formados por montanhas e cachoeiras são os grandes destaques de Delfim Moreira. A cidade, localizada no sul de Minas, fica nas Terras Altas da Mantiqueira, uma região específica da Serra da Mantiqueira localizada a cerca de 240 km de São Paulo e 470 km de Belo Horizonte.
Por lá, a natureza é protagonista e os viajantes podem realizar passeios de ecoturismo passando por dezenas de cachoeiras, trilhas, mirantes e bosques repletos de bromélias e orquídeas. Já de volta à cidade, a praça principal é cercada de charmosos barzinhos que servem queijos e cachaças produzidas na região. Imperdível para desfrutar das delícias típicas do destino e ainda levar como lembrança vários quitutes para casa!
Leia mais dicas e detalhes sobre o que fazer em Minas Gerais em um post completo
Passa Quatro, MG: para contemplar em um passeio de trem
Construções preservadas desde o século XIX, ruas formadas por paralelepípedos e clima sossegado são só algumas das características que fazem de Passa Quatro, em Minas Gerais, uma das cidades mais agradáveis da Serra da Mantiqueira. Localizado a cerca de 240 km de São Paulo e 440 km de Belo Horizonte, o destino rouba a cena com seus inúmeros atrativos naturais, chamarizes para os amantes de esportes de aventura.
Conheça a Floresta Nacional de Passo Quatro, que conta com cerca de 340 hectares de mata nativa, além de lagos e cachoeiras, a Travessia da Serra Fina, que inclui longas trilhas de alta dificuldade, e a Cachoeira da Gomeira, alcançada em apenas 30 minutos de caminhada não muito difíceis. Além disso, a cidade é ponto de partida do Trem da Serra da Mantiqueira, que liga a Estação Local, construída em 1884, à estação de Coronel Fulgêncio, percorrendo um total de 10 km. Além de agradar a adultos e, principalmente, crianças, o trajeto permite contemplar de novas perspectivas as belezas de Passa Quatro!
Penedo, RJ: um pedaço da Finlândia no Brasil
Localizada no estado do Rio de Janeiro, na divisa com São Paulo, a cidade de Penedo é a única de colonização finlandesa no Brasil. A cerca de 180 km da Cidade Maravilhosa e a 280 km da capital paulista, ela chama a atenção por suas belezas naturais, opções de passeios culturais e restaurantes com boa gastronomia nacional e internacional.
A cidade abriga passeios para fazer em família, como a Pequena Finlândia, um shopping a céu aberto com a famosa Casa do Papai Noel, casinhas coloridas, jardins e lojinhas de artesanato e chocolates. Já os mais aventureiros podem apostar no ecoturismo e fazer diversas trilhas, visitar o Pico do Penedinho, explorar cachoeiras como a Três Quedas e conhecer o Parque Nacional do Itatiaia, cercado pelas belezas da Mata Atlântica e dono de fauna e flora surpreendentes.
Quer conhecer mais sugestões do que fazer no Rio de Janeiro? Confira nosso post
Visconde de Mauá, RJ: aventura e tranquilidade na Serra da Mantiqueira
A charmosa região de Visconde de Mauá é outro refúgio da Serra da Mantiqueira que vale super a pena visitar. Divido em três vilas com estrutura turística – Mauá, Maringá e Maromba –, o destino também fica no Rio de Janeiro, a apenas 30 km de Penedo. Famoso por suas inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, ele está a 200 km do Rio de Janeiro e a 300 km de São Paulo.
Entre as cascatas mais conhecidas estão a do Escorrega, a Poção da Maromba, a Santa Clara e o Alcantilado. E não acaba por aí! Os passeios ecológicos e de aventura são também um ponto forte no destino para quem ama atividades mais radicais, sempre em contato com a natureza preservada da Serra da Mantiqueira. Algumas agências locais oferecem roteiros de atividades que incluem boia-cross, rapel, escalada, trilhas, cavalgadas ecológicas e várias outras opções ideais para aproveitar ao máximo o que há de mais incrível na região!
Gostou das nossas dicas? Que tal conferir no Zarpo as opções de hospedagem que mais combinam com a sua viagem e já começar a planejar sua próxima ida à Serra da Mantiqueira?
6 Comentários
A foto associada a São Bento do Sapucaí é de minha autoria e foi recortada de forma a excluir a marca d’água com minha assinatura. Além disso, esse é o Pico dos Marins, que não fica em São Bento do Sapucaí, mas sim na divisa entre os municípios de Piquete/SP e Marmelópolis/MG. Vocês deveriam pedir autorização do autor para utilizarem a imagem. Já ouviram falar em direitos autorais?
Olá, Lucas
Nós recebemos a foto do Refúgio Mantiqueira durante a nossa parceria para divulgação do hotel, entre 2014 e 2015.
Retiramos a marca d’água, pois, em fotos de divulgação não utilizamos e porque nos foi cedida a autorização do uso da imagem. O hotel arca com a responsabilidade das imagens enviadas e acordos com fotógrafos, notificando o Zarpo caso haja alguma exceção ou regra de uso.
Fizemos a troca da imagem no artigo.
Tenha uma ótima semana!
Muito legal a sugestão destas cidades, ainda que não conheço todas. Achei que faltou a cidade de Caldas (MG), que possui inúmeras cachoeiras e várias possibilidades de trekking, além da caminhada até o Pico da Pedra Branca (quase 2000 de altitude).
Tenho um sítio nessa linda Serra da Mantiqueira. A Deus agradeço por esse privilégio!
Lindas paisagens, porém está faltando um detalhe que é a inclusão do Pico dos Marins e arredores, uma localidade de grande importância histórica, ecológica e turística, relacionado a cidade de Piquete.
Olá, Alberto!
Obrigada pela sugestão! Com certeza vamos incluir o Pico dos Marins e a cidade de Piquete na próxima atualização da matéria 🙂