Entre as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, a grandiosa cadeia montanhosa que se estende por parte de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, estão destinos perfeitos tanto para curtir o friozinho da estação mais romântica do ano, como para aproveitar a natureza. Ao todo, são cerca de 500 km de montanhas e florestas com vegetação típica da Mata Atlântica, além de rios, cachoeiras e mirantes com vistas de tirar o fôlego.

Para ajudar quem deseja desbravar a Serra da Mantiqueira, o Mag montou uma lista com 10 cidades imperdíveis na região. Confira!

Serra

Campos do Jordão: a menina dos olhos

Campos do Jordão - Serra da Mantiqueira
Querida especialmente durante o inverno, Campos do Jordão combina natureza e o charme da arquitetura

Campos do Jordão, a cerca de 180 km de São Paulo, vira point para casais e baladeiros quando as baixas temperaturas do inverno começam a apontar nos termômetros da cidade. No entanto, o destino mais visitado da Serra da Mantiqueira pode ser aproveitado o ano inteiro. No frio, a famosa Vila Capivari, com arquitetura à la Suíça, ganha ainda mais charme com bares e baladas descoladas e restaurantes que servem fondues à luz de velas e outras iguarias gastronômicas. No verão, as trilhas pelas montanhas e as visitas aos bosques de araucárias são excelentes pedidas.

Interessou? Hospede-se no Castelo Nacional Inn ou no Dan Inn Campos do Jordão. O primeiro é um verdadeiro castelo de arquitetura enxaimel e interior rústico e elegante. O segundo possui ótima localização a apenas 2 km da Vila Capivari.

São Bento do Sapucaí: sossego na Serra da Mantiqueira

São Bento do Sapucaí - Serra da Mantiqueira
Mais tranquilo quando comparado a Campos do Jordão, o destino tem a Pedra do Baú onipresente na paisagem

Situada a apenas 40 km de Campos do Jordão, a pequena São Bento do Sapucaí agrada os viajantes que preferem noites mais tranquilas. Em meio ao cenário da Serra da Mantiqueira, charmosas e românticas pousadas são convite para curtir uma viagem a dois. Os aventureiros também encontram sua dose de adrenalina em escaladas, trekking , rapel e voo livre, atividades que têm como pano de fundo o famoso complexo da Pedra do Baú. As cachoeiras do destino também valem o passeio.

Interessou? Hospede-se no Canto da Lua Chalés. A pousada está a 3 km do centro do destino. Oferece café da manhã incluso na tarifa, com ingredientes típicos, naturais e caseiros, acomodação em chalés e completa infraestrutura com piscina aquecida, sauna, redário, etc.

São Francisco Xavier: refúgio a 170 km de São Paulo

São Francisco Xavier - Serra da Mantiqueira
Os dias em São Francisco Xavier são marcados por paisagens de tirar o fôlego, | Gabriel Castaldini/CC BY-SA

São Francisco Xavier, apelidada carinhosamente de “São Xico”, é outra alternativa para os viajantes em fuga da capital paulista. Situada a apenas 170 km de São Paulo, é um destino repleto de trilhas e cachoeiras que servem de bálsamo para aliviar os estresses diários. A cidade vem se popularizando a cada ano, mas ainda preserva os ares de “esconderijo”. No centro existe uma boa e charmosa oferta gastronômica, em especial para os casais. E prepare-se para voltar de São Xico com muitas lembrancinhas da viagem. O artesanato é ponto forte da região, que abriga diversos ateliês.

Monte Verde: romance e aventura na Serra da Mantiqueira

Monte Verde - Serra da Mantiqueira
Charmoso, o centro de Monte Verde conta com inúmeras opções de restaurantes | Msadp06 / CC BY-SA

Se é adrenalina que procura, uma das melhores cidades da Serra da Mantiqueira é a mineira Monte Verde, na divisa com São Paulo, a cerca de 160 km da capital paulista e 480 km de Belo Horizonte. Se é romance, a cidade também é a resposta certa! O imenso e exuberante cenário da Serra da Mantiqueira rende trilhas, passeios de quadriciclos e muito mais aos que buscam por aventuras na natureza. Já no friozinho, o charmoso centro da cidade com sua arquitetura alpina e as hospedagens românticas dão o tom para os casais. No mês de julho ainda tem o Festival de Inverno, com shows e oficinas culturais, entre outras atrações.

Interessou? Hospede-se no Esquilo Hotel & Chalés ou no Hotel Meissner-Hof. Combinando luxo, estilo rústico e a atmosfera romântica, os dois hotéis têm café da manhã incluso na tarifa e localização privilegiada a poucos metros da principal rua de Monte Verde.

Gonçalves: o amor sobe a Serra da Mantiqueira

Gonçalves
Gonçalves, destino de clima romântico, é o local habitado mais alto do Brasil, com 1.750 m de altitude

Cercada por florestas de araucárias e pinheiros, Gonçalves é a queridinha dos casais em busca de um descanso regado à paixão. Situado no topo da Serra da Mantiqueira, a cerca de 220 km de São Paulo e 460 km de Belo Horizonte, a cidade mineira descortina belas cachoeiras, trilhas e mirantes na zona rural. Depois de um dia repleto de aventura na natureza, a pedida é explorar o centro do destino, cheio de lojas, cafés, restaurantes e ateliês.

Interessou? Hospede-se na Pousada Vida Verde. Repleta de charme e cercada por natureza, a hospedagem possui restaurante de gastronomia típica mineira, piscina, salão de jogos, playground, trilhas e até mesmo uma cachoeira.

Bueno Brandão: as belezas naturais de Minas Gerais

Bueno Brandão
A maioria das cachoeiras de Bueno Brandão têm fácil acesso por trilhas | Joao Carlos Medau/Flickr CC-BY

Também conhecida como Campo Místico, Bueno Brandão está localizada na parte mineira da Serra da Mantiqueira, a cerca de 170 km de São Paulo e 460 km de Belo Horizonte. A cidade atrai turistas em busca da biodiversidade da fauna e flora e dos atrativos naturais presentes na região. Seus picos montanhosos atingem até 1.700 m acima do nível do mar e abrigam trilhas ecológicas, rios, mirantes e cachoeiras de águas cristalinas. Por falar nelas, são mais de 30 quedas d’água, e a maioria tem fácil acesso por trilhas. Entre as mais famosas estão Cascavel, Machado II, Mergulho e Barbosas.

Delfim Moreira: destino para ecoturismo

Delfim Moreira
Trilhas, cachoeiras, bosques e mirantes fazem parte do roteiro por Delfim Moreira | Gabrielrvallim/CC BY-SA

Estilo de vida pacato, atmosfera tranquila e cenários naturais de tirar o fôlego formados por montanhas e cachoeiras são os grandes destaques de Delfim Moreira. A cidade, localizada no sul de Minas, fica nas Terras Altas da Mantiqueira, uma região especifica da Serra da Mantiqueira, a cerca de 240 km de São Paulo e 470 km de Belo Horizonte. A natureza é protagonista e os viajantes podem realizar passeios de ecoturismo passando por dezenas de cachoeiras, trilhas, mirantes e bosques repletos de bromélias e orquídeas. De volta à cidade, a praça principal é cercada de charmosos botequins que servem queijos e cachaças produzidas na região. Imperdível para terminar bem o dia!

Passa Quatro: além de linda, tem passeio de trem

O fascinante Trem da Serra da Mantiqueira parte de Passa Quatro | Felipe Crivelari Sanches – Friend/CC BY-SA

Prédios existentes desde o final do século XIX, ruas formadas por paralelepípedos e clima sossegado são as características que fazem de Passa Quatro, em Minas Gerais. Uma das cidades mais agradáveis da Serra da Mantiqueira fica a cerca de 240 km de São Paulo e 440 km de Belo Horizonte. Além dos seus inúmeros atrativos naturais, que atraem os amantes de esportes de aventura, a cidade é ponto de partida do Trem da Serra da Mantiqueira, que liga a Estação local, construída em 1884, à estação de Coronel Fulgêncio, percorrendo um total de 10 km. Crianças e adultos vão adorar!

Penedo: um pedaço da Finlândia no Brasil

Penedo
Em Penedo, além de passear pelas charmosas construções de influência finlandesa, vale apostar no ecoturismo

Localizada no Rio de Janeiro, na divisa com São Paulo, a cidade de Penedo é a única de colonização finlandesa no Brasil. A cerca de 180 km da Cidade Maravilhosa e a 280 km da capital paulista, ela chama a atenção por suas belezas naturais, opções de passeios culturais e restaurantes com boa gastronomia nacional e internacional. A cidade abriga passeios divertidos para fazer em família, como a Pequena Finlândia, um shopping a céu aberto com a famosa Casa do Papai Noel, casinhas coloridas, jardins e lojinhas de artesanato e chocolates. Já os mais aventureiros podem apostar no ecoturismo e fazer trilhas, visitar o pico do Penedinho, explorar cachoeiras como a Três Quedas e conhecer o Parque Nacional do Itatiaia.

Interessou? Hospede-se no Valle dos Pássaros ou no Hotel Bougainville Penedo. Aconchegantes e rústicos, os dois hotéis estão em meio à natureza e têm café da manhã incluso na tarifa. Destaque para os chalés do Hotel Bougainville: um deles possui banheira de hidromassagem e o outro conta com dois quartos.

Visconde de Mauá: aventura e tranquilidade na Serra da Mantiqueira

Visconde de Mauá
As cachoeiras e suas piscinas naturais se destacam em Visconde de Mauá | Rosanetur/Flickr CC-BY

A charmosa região de Visconde de Mauá é outro refúgio da Serra da Mantiqueira que vale a visita. Divido em três vilas de grande estrutura turística – Mauá, Maringá e Maromba – o destino também fica no Rio de Janeiro, a apenas 30 km de Penedo. Famoso por suas inúmeras cachoeiras e piscinas naturais, ele está a 200 km do Rio de Janeiro e a 300 km de São Paulo. Entre as cascatas mais conhecidas estão a do Escorrega, Poção da Maromba, Santa Clara e Alcantilado. E não acaba por aí, os passeios ecológicos e de aventura continuam! Algumas agências locais oferecem roteiros de atividades que incluem boia-cross, rapel, escalada, trilhas, cavalgadas ecológicas e muito mais!


Gostou das nossas dicas? Confira as tarifas promocionais e reserve hotéis na Serra da Mantiqueira e em outros destinos de serra do Brasil!

Autor

2 Comentários

  1. Lucas Nogueira Gonçalves Responder

    A foto associada a São Bento do Sapucaí é de minha autoria e foi recortada de forma a excluir a marca d’água com minha assinatura. Além disso, esse é o Pico dos Marins, que não fica em São Bento do Sapucaí, mas sim na divisa entre os municípios de Piquete/SP e Marmelópolis/MG. Vocês deveriam pedir autorização do autor para utilizarem a imagem. Já ouviram falar em direitos autorais?

    • Raíssa Araujo - Zarpo Magazine Responder

      Olá, Lucas

      Nós recebemos a foto do Refúgio Mantiqueira durante a nossa parceria para divulgação do hotel, entre 2014 e 2015.

      Retiramos a marca d’água, pois, em fotos de divulgação não utilizamos e porque nos foi cedida a autorização do uso da imagem. O hotel arca com a responsabilidade das imagens enviadas e acordos com fotógrafos, notificando o Zarpo caso haja alguma exceção ou regra de uso.

      Fizemos a troca da imagem no artigo.

      Tenha uma ótima semana!

Escreva um comentário