10 Cidades Imperdíveis para Conhecer na Serra da Mantiqueira

10 Cidades Imperdíveis para Conhecer na Serra da Mantiqueira

Entre as belezas naturais da Serra da Mantiqueira, a grandiosa cadeia montanhosa que se estende por parte de estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro abriga destinos perfeitos tanto para curtir o friozinho da estação mais romântica do ano, como para aproveitar as belezas naturais. Ao todo, são cerca de 500 km de montanhas e florestas com vegetação típica da Mata Atlântica e diferentes espécies da fauna e flora local. Além disso, há rios, riachos, cachoeiras e, ainda, mirantes com vistas de tirar o fôlego. Para ajudar na escolha entre as belezas da Serra, o Mag atualizou a lista que conta agora com 10 cidades imperdíveis para quem deseja fugir da agitação e curtir o refúgio em meio a natureza e lugares tranquilos.

Descubra estadas na Serra da Mantiqueira com descontos exclusivos

Penedo: um pedaço da Finlândia no Brasil

Penedo

Localizada no Rio de Janeiro, na divisa com São Paulo, a cidade de Penedo é a única de colonização finlandesa no Brasil e chama a atenção por suas belezas naturais, opções de passeios culturais e restaurantes com a boa gastronomia nacional e internacional. O município possui um clima familiar e é excelente para passeios tranquilos, com atrações como a Pequena Finlândia, que conta com lugares como a famosa Casa do Papai Noel, casinhas coloridas, jardins e lojinhas de artesanato e chocolates, as encantadoras ruas fascinam adultos e crianças. Já os mais aventureiros podem desfrutar das atividades de ecoturismo e fazer trilhas, visitar o pico do Penedinho, explorar cachoeiras como a Três Quedas e conhecer o Parque Nacional do Itatiaia.

Visconde de Mauá: aventura e tranquilidade na Serra da Mantiqueira

Visconde de MauáRosanetur/Flickr CC-BY

Conhecida principalmente pelo ecoturismo, a charmosa região de Visconde de Mauá é refúgio para visitantes de todo o Brasil. Divida em três vilas de grande estrutura turística, como a Mauá, Maringá e Maromba, o destino está a apenas 30 km de Penedo e proporciona diversas opções de ecoturismo em meio às inúmeras cachoeiras e piscinas naturais. Entre as mais famosas estão a do Escorrega, Poção da Maromba, Santa Clara e Alcantilado. E não acaba por aí, os passeios ecológicos e de aventura continuam e algumas agências locais, como a Remorini Ecoaventuras, oferecem roteiros de atividades que incluem boia-cross, rapel, escalada, trilhas e muito mais! Já na Fazenda Águas Claras, os viajantes encontram opções de cavalgadas ecológicas.  

Bueno Brandão: belezas naturais de Minas Gerais

Bueno BrandãoJoao Carlos Medau/Flickr CC-BY

Também conhecida como Campo Místico, a cidade de Bueno Brandão está localizada na parte de Minas Gerais na Serra da Mantiqueira, e atrai turistas em busca da biodiversidade da fauna e flora e atrativos naturais presentes na região. Seus picos montanhosos atingem até 1.700 m acima do nível do mar e abrigam trilhas ecológicas, rios, mirantes e cachoeiras de águas cristalinas. Por falar nelas, são mais de 30 quedas d´águas com fácil acesso por meio de trilhas. Entre as mais famosas estão Cascavel, Machado II, Mergulho e Barbosas .

Delfim Moreira: destino para ecoturismo

wiki-cachoeira-das-tias-delfim-moreira-mg-zarpoGabrielrvallim/CC BY-SA

Estilo de vida pacato, de atmosfera tranquila e grandiosas paisagens rústicas formadas por montanhas e cachoeiras, são grandes destaques que compõem a beleza de Delfim Moreira, a cidade do Sul de Minas situada nas Terras Altas da Mantiqueira, uma região especifica da Serra da Mantiqueira. Na cidade há uma praça cercada por botequins que servem queijo minas com cachaça e, na natureza encantadora ao redor, há passeios de ecoturismo com dezenas de cachoeiras, trilhas, mirantes e hotéis fazendas, boques repletos de bromélias e orquídeas.

Passa Quatro: além de linda, tem passeio de trem

flickr-passa-a-quatro-mg-zarpoRosanetur/CC-BY

Prédios existentes desde o final do século XIX, ruas formadas por paralelepípedos e clima sossegado são características que fazem de Passa Quatro, uma das cidades da Serra da Mantiqueira mais tranquilas e naturalmente bonitas. Com o forte nela é o turismo ecológico, mais explorado durante o inverno quando as temperaturas caem, tonando possível – algumas vezes – ver as formações de gelo no cume de suas montanhas e geadas nas áreas mais baixas. Atualmente, na cidade ainda existe um passeio turístico de Trem da Serra da Mantiqueira, ligando a estação local ao túnel ferroviário no alto da Serra, próximo à Garganta do Embaú que foi cenário de episódios militares durante a Revolução de 32.

Campos do Jordão: a menina dos olhos!

Campos do Jordão

O mais visitado destino da Serra da Mantiqueira vira point para casais e baladeiros quando as baixas temperaturas do inverno começam a apontar nos termômetros da cidade. A arquitetura à la Suíça e o friozinho das montanhas, ganham ainda mais charme com bares e baladas descolados e restaurantes que servem fondues à luz de velas e iguarias da gastrônoma Alemã.

Amantikir Garden

O endereço para badalar, comer bem e fazer boas compras é a famosa Vila Capivari, mas a viagem também garante bastante contato com a natureza nas trilhas do Horto Florestal e nos encantadores jardins do Amantikir Garden.

São Bento do Sapucaí: a vizinha calma!

São Bento do Sapucaí

Situada a apenas 40 km de Campos do Jordão, a pequena São Bento do Sapucaí agrada os viajantes que preferem sossego aos agitos da vizinha. Em meio aos cenários da Serra da Mantiqueira, charmosas e românticas pousadas oferecem refúgios perfeitos para descansar e curtir uma estada a dois. Apesar da vocação para destino relax, nem só de calmaria e romance é feita uma viagem a São Bento do Sapucaí.

Os aventureiros encontram muita adrenalina com atividades como escaladas, trekking, rapel e voo livre, no famoso complexo da Pedra do Baú, composto pelas pedras Bauzinho, Baú e Ana Chata. E, mesmo com frio, as cachoeiras do destino valem o passeio para apreciação ou para quem tiver coragem de encarar um cascading queda abaixo.

Gonçalves: o amor sobe a serra!

Gonçalves

Cercada por floresta de Araucárias e Pinheiros, Gonçalves é a queridinha dos casais em busca de um descanso regado a paixão. Situado no topo da Serra da Mantiqueira, a cidade mineira descortina belas cachoeiras e trilhas.

Monte Verde: aventura na Serra da Mantiqueira!

Monte Verde

Se é adrenalina que procura, uma das melhores cidades da Serra da Mantiqueira é a mineira Monte Verde. Além do charmoso estilo alpino e da gastronomia, herdados dos imigrantes europeus, o destino rende aventuras pelas trilhas da Mantiqueira, com quadriciclos, jipes e trekkings.

São Francisco Xavier: refúgio perto!

São Francisco XavierGabriel Castaldini/CC BY-SA

São Francisco Xavier, apelidada carinhosamente de “São Xico”, é outra alternativa para os viajantes em fuga da capital paulista. Situada a apenas 170 km da cidade de São Paulo, é um destino repleto de trilhas e cachoeiras que servem de balsamo para aliviar os estresses diários. Outro destaque que garante voltar de São Xico com muitas lembrancinhas da viagem, é o Circuito das Artes, formado por talentosos artistas e ótimos ateliês.

Confira as tarifas promocionais e reserve estadas na Serra da Mantiqueira



Comentários

  • A foto associada a São Bento do Sapucaí é de minha autoria e foi recortada de forma a excluir a marca d’água com minha assinatura. Além disso, esse é o Pico dos Marins, que não fica em São Bento do Sapucaí, mas sim na divisa entre os municípios de Piquete/SP e Marmelópolis/MG. Vocês deveriam pedir autorização do autor para utilizarem a imagem. Já ouviram falar em direitos autorais?

    Seu comentário
    • Olá, Lucas

      Nós recebemos a foto do Refúgio Mantiqueira durante a nossa parceria para divulgação do hotel, entre 2014 e 2015.

      Retiramos a marca d’água, pois, em fotos de divulgação não utilizamos e porque nos foi cedida a autorização do uso da imagem. O hotel arca com a responsabilidade das imagens enviadas e acordos com fotógrafos, notificando o Zarpo caso haja alguma exceção ou regra de uso.

      Fizemos a troca da imagem no artigo.

      Tenha uma ótima semana!

      Seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *