Com o avanço da vacinação e a flexibilização dos destinos nacionais e internacionais, 2022 será marcado por muitas viagens. Por isso, o ideal é começar a se organizar desde já para não deixar nenhuma data de fora dos planos. 

A notícia pode não ser lá das melhores: 2022 terá somente um feriado prolongado, tirando da conta as comemorações estaduais e municipais e os pontos facultativos (entre eles, o Carnaval). Mas sempre vale ficar por dentro da lista de feriados e negociar uma folga nas emendas dos que caem às terças ou quintas-feiras.

Confira a seguir a lista de feriados nacionais e pontos facultativos, além de dicas valiosas para começar a planejar suas próximas viagens com o Zarpo

Todos os feriados de 2022

FeriadoFeriado ou facultativo?DataDia da semana
CarnavalPonto facultativo28/02, 01 e 02/03Segunda e terça (e Quarta-feira de Cinzas).
PáscoaFeriado nacional15/04Sexta-feira a domingo
TiradentesFeriado nacional21/04Quinta-feira
Dia do TrabalhoFeriado nacional01/05Domingo
Corpus ChristiPonto facultativo16/06Quinta-feira
Independência do BrasilFeriado nacional 07/09Quarta-feira
Nossa Senhora AparecidaFeriado nacional12/10Quarta-feira
Dia do Servidor PublicoPonto facultativo28/10Sexta-feira
FinadosFeriado nacional02/11Quarta-feira
Proclamação da repúblicaFeriado nacional15/11Terça-feira
Consciência NegraPonto facultativo20/11Domingo
NatalFeriado nacional25/12Domingo (véspera de Natal, 24/12, é ponto facultativo)
RéveillonFeriado nacional01/01/2023Domingo (véspera de Ano-Novo, 31/12, é ponto facultativo)

Como serão os feriados em 2022? 

Em 2022, teremos três feriados nacionais na quarta-feira, um na terça-feira, um na quinta-feira e somente um na sexta-feira, que emenda com o fim de semana. Os outros três da lista (Dia do Trabalho, Natal e Réveillon) cairão no domingo. 

O Carnaval, apesar de ser um ponto facultativo, tem sempre possibilidade de emenda com a Quarta-feira de Cinzas. Contando com o fim de semana, são cinco dias para viajar!  

Já o feriado da Páscoa começa sempre na Sexta-feira da Paixão, que antecede o domingo de Páscoa. E, neste ano, é o único feriado prolongado 100% garantido. Por isso, já vale pensar qual será o destino da sua viagem em abril. 

Dois possíveis feriados que podem tornar-se prolongados são o de Tiradentes, em abril, e o da Proclamação da República, em novembro, que caem na terça e quinta-feira, respectivamente. Caso dê pra emendar, serão quatro dias disponíveis para viajar.

O restante dos feriados, que caem na quarta-feira, são mais complicados para emendar. Mas podem ser uma ótima alternativa para viagens bate-volta. Ou mesmo para pernoitar em resorts com infraestrutura de lazer e relax completa. Que tal? 

Confira uma lista de 10 destinos para curtir em 2022

Para onde viajar no feriado de 3 dias

Mergulhe em águas termais! Para 3 dias, Olímpia, famoso pelos parques aquáticos, é um ótimo destino

O único feriado nacional prolongado de 2022 é o da Páscoa, que começa no dia 15 de abril, a Sexta-feira da Paixão. Somando, então, são três dias de descanso garantidos. A melhor escolha é viajar de carro, dentro do próprio estado. Menos tempo no deslocamento, mais tempo curtindo!

Uma ótima dica é partir para destinos de águas termais. Em São Paulo, o mais clássico é Olímpia. Os parques aquáticos Thermas dos Laranjais e Hot Beach Olímpia são sinônimo de diversão e prometem fazer sucesso nas viagens em família.

Outra opção é o sul de Minas Gerais, em especial Poços de Caldas, que conta com hotéis completos, centro charmoso e histórico e diferentes opções de passeios.

Confira aqui um roteiro completo com passeios em Olímpia e saiba tudo sobre Poços de Caldas e aproveite o melhor da cidade mineira

Em Olímpia, o Wyndham Olímpia Royal Hotels garante acesso privativo ao Thermas dos Laranjais após compra do ingresso. Para curtir o parque Hot Beach, a escolha ideal é, claro, o Hot Beach Resort. O acesso é ilimitado para hóspedes! Já em Poços de Caldas, as melhores opções de hospedagem são o Thermas Resort Poços de Caldas, o Vilage Inn Poços de Caldas e o icônico Palace Hotel Poços de Caldas

Para onde viajar nos feriados de 4 ou 5 dias

Pratagy Resort, em Maceió
Carnaval combina com praia. E nesse assunto o Nordeste é especialista! Para a viagem ideal, escolha um resort

Entre as datas com perspectiva de emenda está o Carnaval que, diferente do que muitas pessoas pensam, não é um feriado nacional e sim um ponto facultativo. Contudo, é bastante comum que tenha emenda com a Quarta-feira de Cinzas e, contando com o fim de semana, são cinco dias para descansar. 

Apesar da perspectiva de cair na folia estar ainda incerta, a época é perfeita para curtir altas temperaturas na praia. Os destinos do litoral nordestino são espetaculares. Além das belas praias, a gastronomia é carregada de sabor e os passeios são diversos! 

Curta o Carnaval em um hotel All-Inclusive com lazer para toda a família! Se jogue em um dos resorts do complexo Costa do Sauípe ou no Transamérica Comandatuba, ambos na Bahia, no Pratagy All-Inclusive Resort, em Maceió (AL), no Enotel Porto de Galinhas ou no Ocaporã Hotel All-Inclusive, ambos em Porto de Galinhas (PE).

Quem busca por paisagens incríveis em um destino mais ousado, pode escolher o Caribe! Com areia branquinha, mar cristalino e muito requinte, o Zarpo tem opções de resorts em Punta Cana, Cancun, Riviera Maya, San Andrés, Curaçao, Aruba e Cozumel.

Confira dicas para curtir o melhor do Caribe em uma viagem com crianças

Rio de Janeiro
Roteiros de 4 dias são super possíveis em capitais, onde o deslocamento do aeroporto-hotel costuma ser rápido

Em abril e novembro há dois feriados nacionais que podem se prolongar: o de Tiradentes, que cai em uma terça-feira, e o da Proclamação da República, que cai em uma quinta-feira. Caso dê para emendar, são quatro dias disponíveis.  

Em ambos os feriados é válido viajar dentro do próprio estado, de carro. Assim, sobra até mais tempo para curtir a hospedagem e o destino. Quem é de São Paulo tem toda a diversidade da cidade, do interior e do litoral paulista para explorar no feriadão.

Mas com quatro dias também dá pra viajar de avião! Escolha o destino considerando o tempo de deslocamento, pra evitar ficar muito tempo no carro depois do voo. Uma dica é escolher capitais, como o Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Maceió, Salvador, Fortaleza ou Natal.

Santiago, Chile
Com a emenda garantida e 4 dias livres, dá até para visitar Buenos Aries, na Argentina, e Santiago, no Chile

Ou ainda vale fazer uma visita aos países vizinhos, Argentina e Chile. O tempo de viagem também é curto, de São Paulo para Buenos Aires é menos de 3h e para Santiago é cerca de 4h. E, tanto em abril como em novembro, o clima nos países é ameno. 

Em Buenos Aires, o HTL City Baires leva vantagem por estar no centro da cidade. Já o Hotel NH Cuidad de Santiago garante fácil acesso ao centro histórico de Santiago. 

Ilhabela, São Paulo
Celebre o aniversário da capital paulista no melhor do litoral norte! Ilhabela e São Sebastião são ótimas pedidas

Quem é paulistano comemora também o aniversário de São Paulo em 25 de janeiro, que este ano cai em uma terça-feira. A possibilidade de emenda é grande, então lá vai mais uma oportunidade de curtir quatro dias de viagem. 

Uma excelente alternativa é cair nas praias do litoral norte paulista. Entre os destinos mais cobiçados pelos turistas estão São Sebastião, famoso pelas praias de Maresias, Juqueí, Toque Toque Grande e Toque Toque Pequeno, e Ilhabela, que encanta pelo quê de exclusividade, águas cristalinas e vegetação exuberante.  

Com muito requinte, exclusividade e atendimento personalizado, o Wyndham Casa di Serena é uma ótima opção de estadia em Ilhabela. Já em São Sebastião, o Hotel Maui Maresias, o Hotel Canoa e a Vila Bardot são boas opções.  

Passeios bate-volta para feriados no meio da semana

São Roque, São Paulo
Em feriados sem emenda, a programação perfeita é cair na estrada rumo às cidades no interior de São Paulo

Os outros três feriados nacionais, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados, caem na quarta-feira, dificultando a emenda com o fim de semana. Por isso, uma boa opção é apostar em passeios bate-volta, em destinos de até 2h de carro, ou mesmo pernoitar em um resort com comodidades que agradam a família toda. 

Quem sai da capital paulista, pode visitar os seguintes destinos de até 2h de distância: Atibaia, São Roque, Itu, Boituva e Holambra. As opções de passeios são quase infinitas, confira aqui ótimos roteiros nestas e em outras cidades do interior paulista

Entre as hospedagens para pernoitar no interior de São Paulo, destaca-se o Tauá Resort Atibaia e o Bourbon Atibaia Resort, ambos em Atibaia, o Hotel Villa Rossa, em São Roque, e o San Raphael Country Hotel, em Itu. Todos com excelente infraestrutura de lazer e relax, além de ótima gastronomia. 


É hora de planejar suas próximas viagens nos feriados de 2022! Escolha o destino e a hospedagem que mais combina com você e conte com o Zarpo para descontos especiais. 

Avalie esse post
Marilia Gouveia

Adora maratonar seriados, mergulhar em um bom livro e curtir festivais de música. Encontra beleza nas grandes metrópoles, mas não dispensa um final de semana na praia!

Escreva um comentário