2023 está chegando! E o novo ano vem trazendo boas notícias. A primeira delas é que o cenário pós-pandemia está melhor do que nunca, tudo graças ao avanço da vacinação. Com cada vez menos restrições, 2023 é o momento certo de tirar do papel aquela tão sonhada viagem.

Outra ótima notícia é que em 2023 serão 8 feriados prolongados, considerando o Carnaval e feriados que caem às segundas, quintas e sextas. Que delícia, não é? Com tantos dias para aproveitar uma folguinha, vale a pena se planejar desde já.

Confira a lista de feriados nacionais e pontos facultativos ao longo do ano, além de dicas valiosas de destinos para cada folga de 2023.

Lista de feriados 2023

FeriadoFeriado ou ponto facultativo?DataDia da Semana
CarnavalPonto facultativo20 a 22/02Segunda e terça (e Quarta-feira de Cinzas)
PáscoaFeriado nacional09/04Domingo (emenda com a Sexta-feira da Paixão)
TiradentesFeriado nacional21/04Sexta-feira
Dia do TrabalhoFeriado nacional01/05Segunda-feira
Corpus ChristiPonto facultativo08/06Quinta-feira
Independência do BrasilFeriado nacional07/09Quinta-feira
Nossa Sra. Aparecida (Dia das Crianças)Feriado nacional12/10Quinta-feira
Dia do Servidor PúblicoPonto facultativo28/10Sábado
FinadosFeriado nacional02/11Quinta-feira
Proclamação da RepúblicaFeriado nacional15/11Quarta-feira
Consciência NegraPonto facultativo20/11Segunda-feira
NatalFeriado nacional25/12Segunda-feira (véspera de Natal, 24/12, é ponto facultativo)
RéveillonFeriado nacional01/01/2024Segunda-feira (véspera de Ano-Novo, 31/12, é ponto facultativo)

Quando caem os feriados de 2023?

Em 2023, são quatro feriados que caem na segunda ou na sexta-feira. Para quem consegue emendar com a sexta-feira, mais oportunidades: três feriados nacionais caem em quintas-feiras, então vale negociar as folgas para sexta. Somente um feriado acontece na quarta-feira, quando é mais difícil de emendar o fim de semana.

Apesar de ser um ponto facultativo, é comum que empresas emendem os dias de Carnaval, então lá vão mais cinco de descanso! Este ano, a festa mais colorida do Brasil volta a ser celebrada em fevereiro. Considerando o fim de semana, a viagem pode começar no sábado dia 19/02 e terminar só em 22/02, na quarta.

Além do Carnaval, os mais aguardados são os feriados que caem na quinta-feira, já que há possibilidade de emendar com o final de semana. São eles: Independência do Brasil, Nossa Sra. Aparecida (ou Dia das Crianças) e Finados.

Com certeza de folgar três dias, os feriados que caem na segunda e sexta-feira também são ótimas oportunidades para viajar. Em 2023, são quatro feriados: Páscoa, que começa na Sexta-feira da Paixão, Tiradentes, Dia do Trabalho e Natal.

Por fim, ainda teremos outro feriado nacional: o da Proclamação da República, que cairá numa quarta-feira. Apesar de ser no meio da semana, dá pra aproveitar! Passeios bate-volta são boas escolhas para desfrutar da folguinha. Mas para quem conseguir folgar segunda e terça ou quinta e sexta, a oportunidade é irrecusável para viajar! 

Para onde viajar nos feriados 2023?

Folgas prolongadas ou no meio da semana, com o planejamento certo é possível desfrutar de todos os feriados de 2023. E não serão poucos, viu? De janeiro a dezembro, este ano nos presenteia com 8 oportunidades para cair na estrada ou embarcar em um voo!

Feriados de 3 dias

São Roque, no interior de São Paulo

Em 2023, serão quatro feriados nacionais prolongados de 3 dias, dois na segunda-feira e dois na sexta-feira. Uma ótima dica para essas folgas é viajar dentro do próprio estado, assim é menos tempo de deslocamento e mais tempo curtindo a viagem!

Logo em abril, são dois feriados, Páscoa e Tiradentes. Nesse mês, as temperaturas estão agradáveis com a chegada do outono, mas ainda dá para curtir uma praia. No Rio de Janeiro, as médias são de 28ºC.

Aos paulistanos, o interior do estado é excelente alternativa. Chamada de “Terra do Vinho”, São Roque abriga diversas vinícolas e restaurantes com produção artesanal da bebida. Uma opção familiar é Olímpia, onde as crianças e adultos se divertem e relaxam nos parques aquáticos de águas termais. Veja mais destinos para viajar em abril.

Onde se hospedar em Olímpia? O Wyndham Olímpia Resortsestá ao lado do Thermas dos Laranjais, principal parque da cidade. Sua infraestrutura de lazer também é completa, com destaque para as 11 piscinas. Outra opção é o Hot Beach Suites, com acesso ilimitado ao parque Hot Beach Olímpia. O hotel tem ainda piscina de águas quentes naturais e três opções de pensão.

Ouro Preto, em Minas Gerais

O próximo feriado da lista é o do Dia do Trabalho, em uma segunda-feira. Assim como no mês anterior, maio está na estação do outono, o que dá possibilidade de escolher entre curtir um friozinho inicial na Serra ou procurar o sol no litoral.

Ilhabela, em São Paulo, é uma excelente escolha para aproveitar em 3 dias de viagem. As temperaturas estão agradáveis, sem aquele calorão, e há menos turistas. Outra opção são destinos de Minas Gerais. Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes estão cheios de atrações turísticas! Veja mais destinos para viajar em maio.

Onde se hospedar em Ilhabela? Uma hospedagem que traduz todo o requinte do destino é o Wyndham Casa di Sirena. Além de estar na Praia do Veloso, o hotel possui prainhas internas com serviço de garçom e uma luxuosa infraestrutura de bem-estar. Charmosa e com clima familiar, a Pousada Casa da Pedra está próxima à Praia da Ilha das Cabras.

Rio de Janeiro, no Rio de Janeiro

E para fechar o ano, temos o Natal e o Réveillon – que apesar de acontecer só em 2024, os preparativos começam em 2023 -, ambos na segunda-feira. Com o verão a todo vapor, nada melhor do que curtir o litoral! Por serem datas superconcorridas, é importante se planejar com o máximo de antecedência.

Se não rolar férias coletivas, a dica é viajar pelo estado e destinos próximos. Quem procura por grandes festas, vai adorar passar a virada do ano no Rio de Janeiro. Já para fugir do agito, resorts no interior de São Paulo e Minas Gerais são boas opções. Veja mais destinos para viajar em dezembro.

Onde se hospedar no interior de São Paulo? A menos de 1h da capital, o Club Med Lake Paradise está em Mogi das Cruzes e oferece experiência All-Inclusive regada a muito lazer. Tem piscinas, quadras, atividades no lago, trapézio e o Mini Club Med! Também pertinho, o Royal Palm Plaza é um luxuoso resort em Campinas. Além de pensão completa, hóspedes aproveitam infinitas opções de lazer e bem-estar.

Carnaval tem 5 dias de festa!

Salvador, na Bahia

Cinco dias de folga! Assim é o Carnaval, que este ano está com a promessa de compensar todos os outros que passamos em casa devido à pandemia. Apesar de ser ponto facultativo, é comum que empresas e escolas emendem. Se esse for o seu caso, já está mais do que na hora de se planejar.

Para aproveitar a folia, é certo dizer que as cidades da região Nordeste são a principal escolha. Olinda e Recife, em Pernambuco, Salvador, na Bahia, e Fortaleza, no Ceará, não decepcionam quando o assunto é festa e praias ma-ra-vi-lho-sas! Em São Paulo e no Rio, os bloquinhos de rua e os desfiles das avenidas animam os foliões.

Onde se hospedar em Salvador? O Gran Hotel Stella Maris é destaque na capital baiana, e o primeiro motivo é a localização aos pés da Praia Stella Maris. A infraestrutura segue o mesmo nível, com piscinas, kids club, quadras esportivas e dois bares. Para se hospedar mais próximo ao Centro Histórico, escolha o Wish Hotel da Bahia, com duas opções de pensão e lista de comodidades que inclui piscinas, academia e SPA.

Veja como é celebrado o Carnaval em cada uma das regiões brasileiras

Poços de Caldas, em Minas Gerais

Na contramão, as cidades interioranas surgem como alternativa para quem deseja descansar. Em São Paulo, São Roque e Socorro têm muita natureza e atrativos para as famílias. Já em Minas, que tal relaxar nas águas termais de Poços de Caldas e Araxá? No Sul, as charmosas cidades de Gramado e Canela estão em baixa temporada.

Onde se hospedar no interior de Minas Gerais? Em Poços de Caldas, uma ótima opção é o Palace Hotel Poços de Caldas, inaugurado na década de 30. Outro grande destaque é a piscina, coberta no estilo romano, aquecida e com águas sulfurosas. Já na cidade de Araxá, hospede-se no Grande Hotel de Araxá! Tem piscina aquecida, quadras, playground e recreação, atividades de aventura e um completo SPA.

Veja mais destinos para descansar nos dias de Carnaval

Feriados de 4 dias

Jardim Botânico de Curitiba - Paraná

Os feriados que caem quinta-feira tem grandes chances de emendar com o final de semana, garantido 4 dias de folga do trabalho. O primeiro deles é o da Independência do Brasil, em 07/09. O começo do mês de setembro continua sendo inverno, mas já com cara de primavera, estação que se inicia no dia 23.

Curitiba, capital paranaense, está a 1h de voo de São Paulo e combina cenários de cidade grande com paisagens verdes de parques e bosques. O cartão-postal do destino é o Jardim Botânico, famoso pela sua estufa de vidro, que ganha um charme todo especial na estação mais florida do ano. Veja mais destinos para viajar em setembro.

Onde se hospedar em Curitiba? Com moderno design clean e bem localizado próximo a pontos turísticos, o NH Curitiba The Five é ótima opção. Hóspedes podem aproveitar sauna, academia e SPA. Outra opção bem localizada é o Radisson Hotel Curitiba. Piscina climatizada, saunas, lobby bar, academia e SPA fazem parte das comodidades. Ambos têm café da manhã incluso.

Veja os melhores destinos internacionais para conhecer em 2023

Beach Park, no Ceará

O feriado de Nossa Sra. Aparecida (ou Dia das Crianças) é o próximo da lista, em 12/10. E em 4 dias de viagem dá para curtir muito com a criançada! Um destino que é certeza de diversão é Aquiraz, a casa do Beach Park. Além de curtir as atrações, dá para se hospedar no complexo do parque. Veja tudo sobre os hotéis e as atrações do Beach Park.

O último feriado para emendar é o de Finados, em 02/11. Novembro é mês quente e antecede as férias escolares, por isso vale investir em destinos que geralmente estão movimentados em dezembro.

No Nordeste, Maceió, no Alagoas, e Recife, em Pernambuco, presenteiam turistas com altas temperaturas e praias paradisíacas. Cidades fluminenses da Região dos Lagos, formada por Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, são outras excelentes opções para aproveitar muitas praias! Veja mais destinos para viajar em novembro.

Onde se hospedar em Maceió? Quem viaja em família vai adorar o Pratagy All-Inclusive Resort, à beira-mar. A experiência é All-Inclusive e as opções de lazer são incríveis, a começar pelo parque aquático exclusivo! Uma opção mais intimista, voltada para os casais, é o Flor De Lis Exclusive Hotel, à beira da Praia de Garça Torta. São apenas 14 apartamentos, e os hóspedes curtem piscina, lounge, serviço de praia e bar na areia.

Feriado no meio da semana

Atibaia, no interor de São Paulo

Pensa que acabou? Ainda tem mais um feriado para curtir (ou descansar) em 2023! O dia da Proclamação da República este ano cairá numa quarta-feira, e apesar de estar no meio da semana, dá para programar um passeio bate-volta!

Sendo uma data do mês de novembro, a pedida é se refrescar do calor! Destinos praianos como Santos e Guarujá estão a poucas horas de carro da capital paulista e são sinônimo de rica vegetação, águas gostosas e atrações familiares.

Outro destino para fazer um bate-volta é Atibaia, no interior de São Paulo. Conhecer a Pedra Grande, passear de teleférico, andar de pedalinho no Lago do Major e fazer um piquenique no Parque Edmundo Zanoni são os passeios mais tradicionais! Veja mais detalhes sobre esses e outros passeios em Atibaia. 

Avenida Paulista, em São Paulo

Quem é paulistano também comemora o aniversário de São Paulo em 25 de janeiro, que este ano cai em uma quarta-feira. Mais um feriado pra conta! Sendo no verão, o calor dita o tom da viagem e o litoral é escolha certeira para um bate-volta. 

Se a ideia é ficar na capital paulista, saiba que opções não vão faltar! A prefeitura de São Paulo costuma organizar programação com shows ao vivo, exposições artísticas e atividades culturais na cidade.


Inspirado para planejar suas próximas viagens? Aproveite os feriados de 2023 e viaje nas folguinhas do trabalho com o Zarpo para os melhores destinos!

5/5 - (1 avaliações)
Marilia Gouveia

Adora maratonar seriados, mergulhar em um bom livro e curtir festivais de música. Encontra beleza nas grandes metrópoles, mas não dispensa um final de semana na praia!

Escreva um comentário