Sempre que alguém me fala que visitou as cidades do Nordeste do Brasil, já imagino uma paisagem linda, repleta de mar e sol, areia branca e natureza exuberante. E não é pra menos, esses destinos paradisíacos, são reais e você pode conhecer um por um. Cada cidade guarda sua própria e marcante característica, mas além ver fotos, não existe nada melhor que visitar o lugar e se encantar com as belezas naturais. Vem com a Mag – que atualizou esse artigo – e descubra mais sobre as cidade do Nordeste!
Para se hospedar com descontos especiais, faça a sua reserva com o Zarpo
As cidades do Nordeste são melhores na Bahia!

Mais conhecido e mais divertido destino do nordeste: essa é a Bahia! Colecionadora de paisagens maravilhosas, o estado não perde a fama de ser um dos queridinhos dos turistas. Na Bahia, você pode escolher entre uma viagem tranquila, agitada, requintada ou apenas, paradisíaca, é só escolher uma das cidades do nordeste baiano e arrumar as malas.

1.Morro de São Paulo – Localizado na Costa do Dendê, na Ilha de Tinharé, o Morro de São Paulo é um destino muito cobiçado por quem procura luxo e beleza natural. Com apenas 4 praias exploradas, o Morro garante tranquilidade e cenários para qualquer turista ficar babando. Porém, também coleciona restaurantes e estabelecimentos diversos para proporcionar o total conforto de seus visitantes.

2.Chapada Diamantina – Nem só de praias vive a Bahia… A Chapada Diamantina é prova disso. Localizado bem no coração do estado, a região tem uma das mais belas paisagens formadas por grutas, vales, cânions, cachoeiras e o incrível Parque Nacional da Chapada Diamantina. A Chapada não é uma cidade, e sim uma região de serras, porém, tem cidades como a de Lençóis, feita de ruazinhas com aconchegantes pousadas, restaurantes e atividades turísticas.

3.Porto Seguro – A região pela qual o Brasil começou a ser descoberto é também uma das mais alegres cidades do Nordeste. Nas areias de praias movimentadas, como a Taperapuã, o dia de mar é embalado pelos shows das animadas e famosas barracas de praia. Além da diversão à beira mar, seguindo rumo à Passarela do Álcool, restaurantes, bares, barraquinhas e lojas de artesanato garantem o agito após a despedida do sol.

4.Trancoso – Enquanto Porto Seguro é puro agito ao som de axé, em Trancoso o ritmo segue diferente. O destino é procurado por celebridades e ainda não perdeu a atmosfera hippie, desde os anos 70, quando o “pessoal paz e amor” descobriu a pequena vila. Praias tranquilas e emolduradas por coqueirais, como a Praia dos Nativos, são perfeitas para quem procura curtir o dia de mar em sofisticados clubes de praia e ao som de Djs internacionais. A noite é hora de seguir rumo ao Quadrado, onde casinhas coloniais coloridas abrigam charmosos restaurantes, bares e lojinhas.

5.Salvador – A capital da Bahia e uma das mais famosas cidades do Nordeste oferece tudo o que o estado tem de melhor. O turismo histórico fica por conta de suas 365 igrejas, muitas centenárias. A natureza marca presença no belo litoral, que, além de praias badaladas como a Stella Maris, tem ilhas paradisíacas, caso de Itaparica, a maior da Baía de Todos e Santos. A culinária baiana é muito rica em sabores e temperos, mas nos inúmeros restaurantes da capital, também é possível viajar pelas principais gastronomias do mundo.

6.Península de Maraú – Um destino baiano que ficou longe de todo o caos da civilização moderna e é perfeito para quem busca dias de descanso em contato com cenários de natureza preservada. São mais de 40 km de extensas praias praticamente intactas e quase desertas, mesmo no auge da alta temporada. Mas o verdadeiro paraíso se encontra na Praia de Taipu de Fora, que tem uma enorme piscina natural com cerca de 1 km de extensão.

7.Ilhéus – Além do charme colonial herdado durante o período do ciclo de ouro do cacau, Ilhéus é uma das cidades da Bahia com o litoral mais extenso. Com esse leque de praias, todo viajante encontra a sua. Na maré alta, as ondas fortes fazem de praias como a Back Door, o reduto de surfistas. Já quando é maré baixa, as ondas dão lugar às piscinas naturais de águas cristalinas. Para badalar, a praia certa é a dos Milionários. Os banhistas que gostam de exclusividade, vão encontrar a areia mais vazia nas praias do Jairi e dos Coqueiros.
Alagoas e os encantos do “Caribe Brasileiro”

O azul e cristalino trecho de mar do estado de Alagoas reserva aos viajantes uma sucessão de belos cenários, com destinos incríveis, desde os mais urbanos e badalados, até os mais desertos e preservados.

8.Maceió – Em uma das cidades do Nordeste que exibe uma orla urbana impecável e praias de águas claras, a viagem é ideal para quem deseja curtir belas paisagens, mas nem pensa em deixar de lado conforto e boa infraestrutura durante o dia de mar. Nos 6 km de orla das praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, não faltam quiosques para petiscar. Já quem não abre mão de sossego, encontra a paz na Praia de Ipioca.

9.Maragogi – A comparação com o Caribe começou quando os viajantes descobriram os cenários incríveis de Maragogi. Com praias de águas cristalinas que exibem tons de azul não encontrado em nenhuma das cidades do Nordeste, o destino parece mesmo pertencer ao mar caribenho. A grande estrela do destino são as Galés, piscinas naturais de águas cristalinas, as maiores do Nordeste.

10.São Miguel dos Milagres – Quem prefere passar longe das mais badaladas cidades do Nordeste, e gostar de sentir-se como um naufrago, sem quase nenhum, ou nenhum, sinal de civilização por perto, vai adorar as vazias e preservadas praias de São Miguel dos Milagres. A Praia do Toque, por exemplo, é um desses paraísos isolados, que como quase todas as praias de Alagoas, tem piscinas naturais e mar cristalino.

11.Barra de São Miguel – Pequena e preservada, é uma das cidades do Nordeste que ainda não virou um point turístico badalado, mesmo abrigando a lindíssima Praia do Gunga, uma das mais famosas do litoral alagoano. Os viajantes em busca de paz agradecem e podem aproveitar sem muvucas os cenários compostos por enormes coqueirais, falésias avermelhadas, areia clara e mar multicolorido que, além de formar piscinas naturais, vai de encontro com a água doce da Lagoa do Retiro.
Os paraísos de Pernambuco

Com dois destinos muito famosos e badalados, o estado também tem algumas das mais cobiçadas cidades do Nordeste. Mas, como todo bom paraíso, tem seus segredinhos ainda pouco conhecidos.
12.Recife – A capital pernambucana é uma cidade grande com ótimas opções gastronômicas e culturais. Sua melhor e mais famosa praia é a extensa Boa Viagem, que apesar de muito frequentada, rende bons banhos de mar na piscina natural que se forma antes dos arrecifes. Urbanizada, tem muitos ambulantes, barraquinhas e um grande calçadão badalado, com quiosques, ciclovia e muito movimento.

13.Porto de Galinhas – Uma das praias mais cobiçadas de todo o Nordeste atrai muitos viajantes graças a suas famosas piscinas naturais. Na praia movimentada, a atração fica a cerca de 200 metros da costa, no mar. Em meio às águas cristalinas e esverdeadas do Oceano Atlântico, barreiras de recifes e corais formam piscinas naturais que viram aquários cheios de peixes coloridos. Para alcançar os corais, jangadas coloridas oferecem o passeio, mas se a maré estiver baixa e o banhista for bom de nado, é possível ir caminhando mar adentro.

14.Fernando de Noronha – Uma das mais sensacionais cidades do Nordeste, é um arquipélago formado por 21 ilhas com paisagens simplesmente de tirar o fôlego! Sendo um pouco elitizado por causa da taxa de preservação ambiental e do ingresso necessário para entrar no Parque Nacional Marinho, o destino acabou se tornando sinônimo de exclusividade. O paraíso tem preço, mas vale cada centavo, quando o viajante se depara com os cenários da Baía do Sancho, considerada uma das mais lindas do mundo todinho.
Os segredos do Ceará

Além da famosa capital, o sempre quente estado do Ceará coleciona destinos praticamente desconhecidos pelos turistas. Os viajantes que curtem uma experiência roots e tranquila, se encantam com essas cidades do Nordeste.

15.Fortaleza – Toda capital exibe praias mais urbanizadas e bem movimentadas, então claro que no Ceará não seria diferente. No entanto, um lindo diferencial do destino, presente em grande parte do litoral cearense, são as dunas que se movem ao sabor do vento. A famosa Avenida Beira Mar com sua orla de 3 km, liga Iracema, Meireles e Macuripe, as principais praias de Fortaleza.

16.Jericoacoara – Cerca de 300 km longe da cidade grande que é a capital, existe uma vila do litoral cearense que parece ter parado no tempo. Em “Jeri”, a correria da vida moderna não tem vez, as ruas não são de asfalto, são de areia, e não têm iluminação elétrica. É a viagem certa para quem adora a combinação de simplicidade com natureza exuberante! As pousadas e restaurantes seguem o estilo rústico e, a cada pôr do sol, a vila toda para, segue para a duna mais alta, e contempla o espetáculo da natureza.

17.Beberibe – Outro destino que não encabeça as mais famosas cidades do Nordeste é tão paradisíaco, quanto é desconhecido. Beberibe reúne poucas, mas lindíssimas praias, como a Praia das Fontes e seu cenário a um passo do surreal. De um lado, o mar azulado e com ondas agitadas, do outro, imensas falésias multicoloridas, de onde brotam fontes naturais de águas doce. Escondida nas falésias e só acessível na maré baixa, há ainda uma gruta e, se não bastasse, ao caminhar pelas dunas, o viajante encontra a lagoa de Uberaba.
Os encantos do litoral potiguar

Com mais de 400 quilômetros e clima quente o ano inteiro, o litoral potiguar reserva aos seus viajantes um visual belíssimo e preservado, com paisagens de tirar o fôlego compostas por falésias, dunas, piscinas naturais, lagoas e rios.

18.Natal – Apelidada de “Cidade do Sol” a famosa capital é uma das mais quentes cidades do Nordeste. Durante todo o ano o sol está presente e as temperaturas mesmo quando é inverno, ficam em torno de 23°C. Natal abriga a famosa e movimentada Praia de Ponta Negra, que se destaca com seu mar calmo e o visual do Morro do Careca, duna de 120 metros de altura quase toda coberta por vegetação.

19.Tibau do Sul – Com praias preservadas e emolduradas por imponentes falésias coloridas, o destino do Rio Grande do Norte é um colírio para os olhos de qualquer viajante. Sua praia Tibau do Sul tem um ritmo tranquilo, perfeito para quem deseja esquecer o resto do mundo. Mas também tem a famosa Praia da Pipa, que distante apenas 8 km, tem atmosfera hippie chic e muito agito nos bares descolados.

20.São Miguel do Gostoso – Lá “onde o vento faz a curva” – literalmente -, São Miguel do Gostoso está situada bem na “esquina do continente”, onde o mapa faz uma curva a oeste. Além de ventos propícios para a prática de esportes como vela, windsurfe e kitesurf, o destino é um refúgio para quem curte sossego. Um dia de mar cercado por cenários preservados e sem ninguém, os viajantes encontram na quase deserta Praia de São José.
Encontre a sua hospedagem com descontos nas diárias nesses lindos destinos do Nordeste
4 Comentários
Pingback: Dicas de destinos para conhecer com uma viagem de carro | Zarpo
Pingback: O Seu Réveillon 2017 Com Uma Viagem Inesquecível | Zarpo
Na minha opinião Luís Correia, no Piauí deveria está na lista.
A partir da mais interessante cidade: Salvador > Natal > São Luis > João Pessoa > Fortaleza > Maceió > Parnaíba > Aracaju.